Buscar

CASOS CLíNICOS - Inseticidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE 
	ICBS - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
	Curso: BIOMEDICINA
	Turma: 
	Valor: 2,0
	Nota:
	Professor: LUIS CARLOS ARÃO
	Avaliação: AAA2
	Disciplina: TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
	Data: 
	Aluno (a):
	RA:
Caso clínico 1:
E.G.S., três anos de idade e sua Mãe M.L.L., vinte e quatro anos de idade, foram admitidas no Hospital Regional em Brasília, apresentando sintomas clínicos de intoxicação, tais como sudorese intensa, náuseas, vômitos, salivação intensa, palidez cutânea, lacrimejamento, cólicas abdominais, visão embaçada, diarreia, cãibras hipotensão, cefaleia, fraqueza muscular e dispneia. A mãe relatou que começaram a passar mal depois de terem ingerido achocolatado, por volta das 9:30 horas, na sua própria residência. Conta, ainda, que a referida substância ingerida foi endereçada e deixada propositalmente na sua casa em uma sacola plástica junto com outras guloseimas. 
Após serem examinadas, foi colhido material biológico (urina e sangue) de ambas as vítimas e prescrito procedimento de lavagem gástrica seguida de carvão ativado e infusão de soro fisiológico. 
O material biológico colhido foi encaminhado para o Laboratório de Toxicologia Forense do Instituto de Polícia Científica, localizado nesta mesma cidade. No material acima mencionado, destinado à análise toxicológica, foram aplicados processos extratores específicos seguidos de pesquisa para identificação de: medicamentos (barbitúricos, benzodiazepínicos, compostos fenotiazínicos e anfetaminas), cocaína, estricnina, inseticidas (organoclorado organofosforado e carbamato). As análises identificaram a presença da substância Aldicarb, agente tóxico da classe dos carbamatos, presente no material biológico de ambas as pacientes.
Com base nos seus conhecimentos sobre este grupo de substâncias, responda:
a)- Por que as pacientes apresentaram os sintomas descritos no caso, baseando-se no mecanismo de ação da substância envolvida na intoxicação?
b)- Qual seria o antídoto indicado para o caso clínico, com o intuito de impedir especificamente a ação do agente tóxico?
c)- Considerando as amostras colhidas, quais são os biomarcadores pesquisados na urina e no sangue das vítimas? E como era esperado os resultados desses marcadores?

Outros materiais

Outros materiais