Buscar

Direito Familia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito de Família
O casamento para constituíção é o civil e união estável, na qual a união estável encontramos o homesexual. Os demais, são entidades familiares. A unica entidade familiar abrigada pela CF é a concubina, onde as pessoas não podem casar-se novamente, é o caso da viuva que tem filhos dela com o falecido e tem fihos apenas do falecido que ainda não houve a partilha da herança e enquanto não resolver, se esta, estiver uma relação, sera concubinato.
O art. 226, da CF instituiu três espécies de entidades familiares pelo numerus clausus( porque é um rol restrito, só tem nele, não cabendo mais alem dos taxativos por causa da hierarquização entre elas.): Através dessas classes, tem-se duas teses antagônicas: 
I- Primazia do casamento, contendo-se no (paragrafo 3, 226, cc) representando a desigualdade dos demais tipos com relação ao casamento; Ela limita a união estável, restringindo-o de alguns direitos do civil, o que o torna completamente infraconstitucional, pois a tutela constitucional aunião estável pelo princípio da igualdade, não podendo o legislador infraconstitucional restringir determinados direitos para dar a outros.
II- Igualdade entre as três formas admitidas pela CF, casamento civil, união estável e concubinato. Essa segunda teses é da igualdade das entidades em detrimento ao próprio príncipio da igualdade pelo pluralismo constitucional dado as essas entidades, bem como o príncipio da liberdade de escolha em razão do principio da dignidade da pessoa humana, pois cada um pela CF é livre de escolhas, e por isso, cada um é livre para formar a família que melhor lhe identificar sem que ninguem, como o legislador diga qual o "mais aadequadro­­­­­­­­­­­­­­­­­­­".
 As demais entidades de família estão implícitas no âmbito de abangência do conceito indeterminado de família indicado no caput. 
A proteção da família é mediata.

Outros materiais