Buscar

CASO SEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO N 6
Caso 1
 
Analise a seguinte afirmativa: 
Ainda que o imperador D. Pedro II entendesse que a questão da emancipação dos escravos no Brasil devesse ser tratada com a cautela necessária no que se referisse aos interesses da agricultura e do instituto da propriedade, a lei do Ventre Livre e a Lei Áurea propunham em seus textos a extinção definitiva e imediata do trabalho escravo, sem que se fizesse qualquer referência a possíveis indenizações que pudessem vir a ser concedidas aos proprietários de escravos pela emancipação dos mesmos.  Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.
Errada, a Lei do Ventre Livre não propunha em seus textos a extinção definitiva e nem imediata dos escravos,os filhos das escravas quando completava oito anos, os senhores de suas mães, optavam em receber do Estado uma indenização ou utilizavam do serviço do menor até ele completasse vinte um anos de idade. 
Primeira questão objetiva: 
No que se refere a alguns dos principais dispositivos da Lei dos Sexagenários (lei 3.270 de 28/09/1885), é CORRETO afirmar que:
A- O objetivo fundamental desta lei era promover a imediata emancipação de todos os escravos nascidos a partir da data desua edição e de todos os escravos do sexo feminino que, nesta data, tivessem 60 anos ou mais de 60 anos.
B - O processo de emancipação dos escravos, segundo o texto desta lei, incorreria em pagamento de indenização, por parte dos proprietários, ao governo Imperial, a título de recomposição do patrimônio da Coroa, privada, ao longo de muito tempo, da devida arrecadação do tributo que incidia sobre a posse de cada trabalhador escravo.
C- A emancipação dos escravos com idade compreendida entre 60 e 65 anos, segundo esta lei, somente ocorreria após a realização de leilão público em que a venda destes escravos serviria para cobrir os custos de suas alforrias.
D- Era permitida a remissão dos serviços devidos pelos escravos com idade entre 60 e 65 anos, mediante o pagamento de valor que não excedesse a metade do valor arbitrado para os escravos da classe de 55 a 60 anos de idade, de acordo com a tabela existente nesta lei que fixava os valores dos escravos segundo faixas de idade.
E - Todos os escravos libertos por força dos dispositivos desta lei receberiam uma indenização destinada a aquisição de terras, dispositivo este que se destinava a promover a formação de uma classede agricultores libertos voltados para a produção de alimentos destinados ao abastecimento das grandes cidades brasileiras. 
Resposta correta D
Segunda questão objetiva:
Com relação a reforma eleitoral de 1881, podemos afirmar que:
I Ela se constituiu no primeiro dispositivo legal eleitoral brasileiro que autorizou o voto dos analfabetos.
II A participação nas eleições para o Parlamento, segundo tal reforma, era obrigatória para todos os brasileiros maiores de 18 anos, sendo que o voto feminino era facultativo.
III? Critérios mais rígidos para a comprovação de renda por parte dos eleitores foram implantados, o que contribuiu para um significativo incremento da participação eleitoral, ampliando-se assim o acesso a cidadania política formal.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ouERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a 
que melhor reflete o resultado de sua análise:
A. As afirmativas I e II estão CORRETAS.
B. As afirmativas II e III estão ERRADAS.
C. As afirmativas I e III estão CORRETAS.
D. Somente a afirmativa I está ERRADA.
E. Somente a afirmativa II está CORRETA.
Resposta correta D -

Outros materiais