Buscar

AP1 Linguistica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: LINGUÍSTICA II
Coordenador: Eduardo Kenedy
Tutor a distância: Karine Vieira
Tutores presenciais: Yasmin Chaves da Silva (Piraí)
Giselda Bandoli (Itaperuna)
Sammy Dias (Paracambi-Nova Iguaçu)
Eliana Tavares (São Francisco)
AP 1 - 2013/ 2
Aluno(a): _______________________________________________________
Polo: _______________________________ Matrícula ____________________
Nota: _______________
Instruções:
Trabalhe com calma, reflita antes de responder. Controle o tempo, faça um rascunho, leia o que escreveu e, quando achar que sua resposta está suficientemente fundamentada, passe a limpo. Esta prova NÃO tem como objetivo verificar se você decorou conceitos e/ou definições, antes é ela uma oportunidade de você demonstrar sua forma de reflexão em relação às questões abordadas ao longo das aulas e das leituras de nosso curso.
Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. Não escreva em tópicos. Escreva um texto coerente e coeso, em registro linguístico compatível com o trabalho acadêmico formal. 
Faça a prova em silêncio. A interpretação dos enunciados é parte da avaliação.
�
QUESTÃO 1 (2,0 pontos)
Analise os textos abaixo, que fazem considerações sobre a aquisição da linguagem.
�
Texto I
“A mente humana desempenha um papel fundamental na aquisição da linguagem. Com efeito, as propriedades centrais da linguagem são determinadas por princípios e estruturas mentais de conteúdo especificamente lingüístico, as quais funcionam como uma espécie de planta arquitetônica no processo de aquisição, dirigindo o desenvolvimento lingüístico num sentido predeterminado. Essas estruturas mentais pertencem exclusivamente à espécie humana e são geneticamente determinadas, ou seja, radicam na organização biológica da espécie.”
Texto II
“Cada criança que nasce num grupo adquire hábitos de fala e de resposta já nos primeiros anos de vida. Sob estimulação variada, a criança produz e repete sons vocais. Suponha-se que ela produza um ruído como do. As vibrações sonoras atingem os ouvidos da criança enquanto ela repete os movimentos. O resultado é a formação de um hábito. (...) Alguém, por exemplo a mãe, produz na presença da criança um som que se assemelha a seu balbucio. Por exemplo, ela diz doll (boneca). Quando esses sons chegam aos ouvidos da criança, seu hábito entra em jogo e ela produz a sílaba do balbucio mais próximo, do.”.
�
Pergunta
Qual dos textos é típico de um behaviorista e qual é típico de um gerativista? Justifique sua resposta com passagens do texto.
O texto I apresenta ideias compatíveis com a perspectiva gerativista da aquisição da linguagem enquanto que o texto II traduz uma postura behaviorista ou comportamentalista. A relevância do papel da mente na aquisição e o fato de existir princípios e estruturas especificamente linguísticas, próprias da espécie humana e geneticamente determinadas, são pontos centrais na visão gerativista (refletida no texto I). A linguagem caracterizada como um conjunto de hábitos verbais e a aquisição caracterizada em termos de imitação e repetição (seguindo o esquema estímulo-reforço-resposta), são ideias típicas do pensamento behaviorista retratado no texto II. 
�
QUESTÃO 2 (2,0 pontos)
Casos reais de aquisição anormal da linguagem.
Genie foi isolada do convívio social dos 20 meses de idade até os 13 anos. Nesse período, não foi exposta a nenhuma língua-E. Quando voltou a ter contato com seres humanos, começou a aprender inglês. Genie apresentou bom desenvolvimento de habilidades lexicais e semântico-pragmáticas, mas não alcançou uma competência sintática, morfológica e fonológica normal. Veja umas frases de Genie: “Applesauce buy store” (tradução: "Suco de maçã comprar loja”), dita para expressar o pedido “Buy applesauce at the store” (tradução: “Compre suco de maçã na loja”); “Man motorcycle have” (tradução: “Homem motocicleta ter”), dita para expressar a descrição “That man has a motorcycle” (tradução: “Aquele homem tem uma motocicleta”).
Chelsea iniciou a aquisição do inglês por volta dos 30 anos de idade. Ela era deficiente auditiva e passou, então, a ser oralizada e alfabetizada. Após anos de contato com o inglês, sua produção linguística apresentava estruturas morfossintáticas anômalas. Vejamos exemplos de frases de Chelsea. “Orange Tim car in” (tradução: “Laranja Tim carro em”), dita para expressar “There is an orange in Tim’s car” (tradução: “Há uma laranja no carro de Tim”); “Breakfast eating girl” (tradução: “Café da manhã comendo menina”), dita para expressar “The girl is eating breakfast” (tradução: “A menina está comendo o café da manhã”). Chelsea, no entanto, apresentava uma competência lexical e pragmática normal.
Antony foi uma criança acometida da síndrome do autismo. Seus enunciados eram deficientes do ponto de vista pragmático. Sua sintaxe, sua morfologia e sua fonologia, porém, eram normalmente elaboradas. Eis uma frase de Antony: “I got two sisters. I got David and Vicky and Margareth” (tradução “Tenho duas irmãs. Tenho o David, a Vicky e a Margareth”).
Pergunta:
O que casos como os de Genie e Chelsea representam para a hipótese do período crítico da aquisição da linguagem? O que o caso de Antony, por oposição aos de Genie e Chelsea, representam para a hipótese da modularidade da gramática?
Segundo a hipótese do período crítico, existiria uma etapa “crítica” ou sensível para a aquisição da linguagem e que estaria vinculado aos processos de lateralização cerebral. Durante esse período, que encerra aproximadamente no início da puberdade, a criança precisa estar ter suficiente contato com uma língua-E para adquirir uma língua de forma completa. Nos casos de Genie e Chelsea (que começaram a aprender o inglês já na puberdade ou ainda após dela), a falta de input suficiente pode explicar as deficiências apresentadas. Como vimos, ambas apresentavam bom desenvolvimento nos módulos lexical, semântico e pragmático junto com um comprometimento sério na fonologia, morfologia e sintaxe o que sugere que são esses os aspectos que, crucialmente, precisam se desenvolver até a finalização do período crítico.
O caso de Antony por sua vez, traz evidência compatível com a hipótese da mudularidade da gramática. A fala de Antony indica que enquanto os módulos fonológico, morfológico e sintático parecem funcionar com normalidade, a semântica e a pragmática apresentam problemas. O fato de encontrarmos casos de deficiências cognitivas seletivas (apenas um ou outro aspecto afetado) dentro do módulo da linguagem pode ser tomado como indicativo de a linguagem se organiza de forma modular.
QUESTÃO 3 (2,0 pontos)
Caso real de aquisição normal da linguagem.
Emilia é um bebê que tem mãe norte-americana e pai argentino. Eles residem no Brasil, a mãe fala com a filha em inglês, o pai só fala com a menina em espanhol e na creche todo mundo fala português. Os pais estão preocupados com o fato de a filha ter de aprender tudo de três línguas. Será que o processo vai ser muito custoso para o bebê? – eles se perguntam.
Pergunta:
O que você diria aos pais da Emilia, levando em conta a ideia de Princípios e Parâmetros da linguística gerativista?
Segundo a Teoria de Princípios e Parâmetros, a Gramática Universal (GU, concebida como o estágio inicial da aquisição da linguagem) está composta por dois conjuntos de informações, os Princípios e os Parâmetros. Os Princípios são responsáveis pelas semelhanças que as línguas compartilham entre si; já os Parâmetros estão vinculados às possíveis diferenças entre as línguas naturais. De acordo com essa perspectiva, a tarefa de uma criança adquirindo uma ou mais línguas, seria fixar ou determinar os valores específicos dos parâmetros. Nesse sentido,poderíamos dizer para os pais da Emilia ficarem tranquilos, já que a partir do contato com as diversas línguas-E do seu ambiente, ela será capaz de fixar os parâmetros relevantes para a gramática de cada uma dessas línguas (português, espanhol e inglês). É possível que ela precise de um pouco mais de tempo que uma criança monolíngue já que certamente tem mais informação para ser analisada, mas de um modo geral, ela deve se sair bem no processo. 
QUESTÃO 4 (1,0 pontos)
No ano de 2008, o linguista norte-americano Daniel Everett (da Universidade de Illinois) alegou ter descoberto uma língua humana totalmente diferente das até então estudadas pelas ciências da linguagem. Segundo Everett, o Pirahã – língua falada pela comunidade indígena homônima, que vive na floresta amazônica brasileira – não possuiria estruturas sintáticas complexas como a coordenação e a subordinação, não possuiria numerais e só permitiria referência a acontecimentos presentes no momento da comunicação, nunca a eventos passados, futuros ou hipotéticos. 
Pergunta
Qual é a propriedade fundamental de uma Língua-I que Everett afirma não existir no Pirahã? Justifique sua resposta. 
O linguista Daniel Everett tem questionado a universalidade da recursividade / criatividade, considerada como uma das características fundamentais das línguas humanas. A recursividade sintática está relacionada com a possibilidade de uma operação computacional ser acionada um número ilimitado de vezes, permitindo assim a construção de estruturas complexas. Segundo Everett, o Pirahã não apresentaria essa propriedade. Entretanto, vários outros linguistas têm questionado as afirmações de Everett e fornecido análises alternativas para as supostas estruturas “simples” e não recursivas do Pirahã.
QUESTÃO 5 (1,5 pontos)
Descreva a estrutura argumental e a grade temática dos seguintes predicadores.
Agradar (satisfazer, fazer agrado)
Agradar seleciona três argumentos (quem faz o agrado, quem recebe o agrado e o próprio agrado) – Papéis temáticos: agente, benefactivo e tema OU instrumento. Exemplo: João agradou a mãe com um buquê de flores.
Esse mesmo predicador pode aparecer também em configurações diferentes como por exemplo: A sobremesa agradou a todos (um único argumento com o papel de tema). 
Leal (ter fidelidade a)
Leal seleciona dois argumentos (quem é leal e o objeto da lealdade) – Papéis temáticos: experienciador e tema. Exemplo: Eu sou leal a meu time.
Pagamento (atividade de pagar algo)
Pagamento seleciona um argumento (o que é pago) – Papel temático: tema. Exemplo: O pagamento da mensalidade está atrasado. 
Sob (localização espacial)
Sob seleciona um único argumento – Papel temático: locativo. Exemplo: A criança brincava sob o olhar atento da mãe. Sob pode também aparecer em configurações com dois argumentos: O livro está sob a mesa (tema-locativo)
QUESTÃO 6 (1,5 pontos)
Diferencie verbos transitivos, verbos inacusativos e verbos inergativos com base nos itens V abaixo. Justifique suas escolhas.
O marinheiro abandonou o navio subitamente.
Abandonar é um verbo transitivo que seleciona dois argumentos: interno e externo. Na sentença (a), o argumento externo recebe o papel temático de agente e o argumento interno o papel de locativo.
Uma bela menina sentou do meu lado durante a palestra.
Sentar é um verbo inergativo que seleciona apenas um argumento externo que recebe o papel temático de agente. 
Alguns problemas aconteceram durante o show do Sepultura.
Acontecer é um verbo inacusativo que seleciona apenas um argumento interno que recebe o papel temático de tema.
� PAGE �3�

Outros materiais