Buscar

Dificuldade de aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dificuldade de aprendizagem!
 Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de 
Quando o professor passa a observar as aulas, com isto procura entender onde/quando o aluno apresenta dificuldade no aprendizado, ele já faz uma diferença enorme na vida daquele aluno! 
O trabalho do professor em sala de aula deve partir da compreensão, de como os alunos aprendem e qual é a melhor forma de ensiná-los. Ele deve oferecer todas as oportunidades possíveis para que nos espaços educacionais em que o ensino acontece, o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e a reinventar o conhecimento livremente. Assim, ele pode trazer para a sala de aula, os conteúdos advindos de sua própria experiência, segundo seus desejos, necessidades e capacidades, ocorrendo a partir desses conteúdos o exercício da atividade cognitiva.
 Além disso, quando o professor observa o percurso de vida escolar dos alunos ele da à importância necessária ao que ele já aprendeu ate ali. Ele deve dar atenção também à organização na sequencia de suas aulas, procurando encadeamentos lógicos, selecionando materiais estimulantes e adequados ao assunto a ser ensinado. Ao escolher estratégias de ensino que despertem a motivação ou quando reorganizam as formas de exploração para assegurar a construção do conhecimento, ele está procurando facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos.
 Enfim, o aluno com dificuldade de aprendizagem pode surpreender a todos se a ele for dado à atenção e oportunidade necessária para que possa acreditar em si próprio, e assim, conseguir mostras a sua capacidade de serem tão capazes quanto os outros que não tem dificuldade nenhuma.

Outros materiais