Buscar

Analise_Textual_ Avaliação AV1 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0465_AV_1» ANÁLISE TEXTUAL
	�
	 1a Questão (Ref.: 201401528838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto IDEOLOGIA NA LINGUAGEM de Leandro Konder e assinale a opção correta:
"A história das palavras nos proporciona um riquíssimo material de reflexão a respeito da história das nossas sociedades, em geral. Os movimentos da linguagem ocultam, mas ao mesmo tempo revelam os movimentos dos desejos, dos medos, dos preconceitos e dos conhecimentos dos seres humanos. No uso quotidiano, não temos tempo para fixar nos termos que utilizamos toda a atenção que eles merecem. Quando, porém, nos empenhamos em reconstituir o caminho que eles percorreram, notamos que eles têm mais a dizer do que costumamos supor (...)".
No trecho "Os movimentos da linguagem ocultam, MAS ao mesmo tempo, revelam os movimentos dos desejos, dos medos,dos preconceitos e dos conhecimentos dos seres humanos"(1° parágrafo), a palavra MAS destacada em letra maiúscula:
	
	
	tem sentido CONCLUSIVO e pode ser substituída por LOGO.
	 
	tem sentido ADVERSATIVO e pode ser substituída por ENTRETANTO.
	
	tem sentido ADITIVO e pode ser substituída por NEM.
	
	tem sentido EXPLICATIVO e pode ser substituída por POIS.
	
	tem sentido EXPLICATIVO e pode ser substituída por PORQUE.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201401519201)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se por tópico frasal:
	
	
	a explanação do tema do parágrafo.
	
	a conclusão do parágrafo.
	
	o desfecho do parágrafo.
	
	o desenvolvimento do parágrafo.
	 
	a ideia central do parágrafo.
	�
	 3a Questão (Ref.: 201401526296)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia, atentamente, o que está registrado na tela 6 da aula 1: "Mesmo quando buscamos dar sentido aos fatos, ponderamos a nossa maneira de falar, com base nas situações em que somos colocados (as)." A citação NÃO menciona como fator relevante no processo de elaboração da mensagem:
	
	
	O contexto em que se realiza a comunicação.
	
	A forma como essa mensagem será elaborada.
	 
	A avaliação da maneira como expressar os fatos.
	 
	A utilização de recursos audiovisuais.
	
	O planejamento do discurso a ser enunciado.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201401524162)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
"Era uma vez um nobre que se casou pela segunda vez com uma mulher que tinha um temperamento terrível, era orgulhosa, vaidosa e arrogante. Tinha duas filhas tão orgulhosas e de mau gênio quanto a mãe. O nobre, por sua vez tinha uma linda filha que era a própria doçura e bondade. Cinderela era seu nome, ela herdara a beleza deslumbrante e o temperamento gentil de sua mãe.
Logo após o casamento a madrasta pôs a mostra o seu mau gênio. Detestava as qualidades da enteada, que faziam suas filhas parecerem ainda mais detestáveis.
(...)."
(Cinderela)
Quando falamos em tipologia textual e gênero textual lembramos que ambas as classificações se dão no mesmo texto. Vejamos o texto acima sobre as duas óticas.
	
	
	injuntivo quanto a sua tipologia e poema quanto ao gênero.
	
	dissertativo quanto a sua tipologia e conto de fadas quanto ao gênero.
	
	descritivo quanto a sua tipologia e romance quanto ao gênero.
	
	argumentativo quanto a sua tipologia e romance quanto ao gênero.
	 
	narrativo quanto a sua tipologia e conto de fadas quanto ao gênero.
	�
	 5a Questão (Ref.: 201401300420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001):
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21)
Agora, leia a piada a seguir.
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
Com base nas  leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada.
II-                             As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III-                          A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 
Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações:
	
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	�
	 6a Questão (Ref.: 201401518853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Chamamos de variação linguística:
	
	 
	Os diversos contextos em que a língua se acomoda ;
	
	Somente os falares regionais
	
	Somente as variações individuais
	
	Apenas as variações de escrita
	
	O contexto escrito.
	�
	 7a Questão (Ref.: 201401529585)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	Leia o texto a seguir!
Havia uma passeata de trabalhadores em greve que passava na frente do meu escritório quando desci para almoçar. Distraído, tentei passar no meio da pequena multidão que gritava palavras de ordem. De repente, uma bomba explodiu a alguns metros de mim e o quebra-quebra começou. Um cavalo irrompeu sobre as pessoas. Sim, um cavalo! Sobre ele, um Policial Militar que brandia um cassetete de madeira. Apavorado, me defendi e tentei voltar para o prédio, mas fui agarrado por outro PM. Tentei me soltar dele, mas fui subjugado à força e levado para o outro lado da rua, onde estavam os carros da polícia. Fui taxado de vândalo sem ter nada com o episódio, por um raciocínio perverso e apressado dos despreparados policiais que acompanhavam a manifestação. (Jota Moreira, in: Café com coisa, Blog do Moreira, www.cafecomcoisas.com.br/blogdomoreira)
Pela leitura atenta do texto, percebe-se que o narrador foi preso porque os policiais desenvolveram um tipo de raciocínio que, nessa história, mostrou-se equivocado.
a)       Qual o tipo de raciocínio feito pelos policiais: indutivo ou dedutivo?
b)       Justifique sua resposta:
	
Resposta: Dedutivo Devido o narrador esta no local, e os policiais não tinham como saber quem participada ou não da passeata.
	
Gabarito: a) O raciocínio foi o dedutivo. b) Os policiais partiram do geral para o particular ao considerarem TODOS os que estavam na rua participantes da manifestação.
	�
	 8a Questão (Ref.: 201401529668)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção em que a relação de oposição pode ser estabelecida entre as orações:
	
	
	Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa.
	
	Você se preparou dedicadamente. Será bem-sucedido.
	
	Estudamos com afinco. Conseguimos boa nota.
	 
	O Brasil é um país rico. A maior parte de seu povo é pobre.
	
	Devolva-me o livro. Estou precisando dele.
	�
	 9a Questão (Ref.: 201401470203)
	Pontos: 0,2  / 1,5
	Entendemos por textualidade o conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como texto, propriamente dito, e não um amontoado de palavras, ou seja, o que constrói conexões e coerências dentro do texto. A seguir há segmentos de texto separados por pontos. Retire os pontos e utilize os elementos coesivos adequados à relação de sentido entre as ideias, reunindo os segmentos num só período: Saí de casa hoje de manhã muito cedo. Estava chovendo. O ônibus custou a chegar. Eu fiquei todo molhado. Apanhei um resfriado.Resposta: Saí de casa hoje muito cedo o ônibus custou a chegar, fiquei todo molhado estava chovendo, apanhei um resfriado.
	
Gabarito: Saí de casa hoje de manhã muito cedo, estava chovendo e o ônibus custou a chegar, como fiquei todo molhado, apanhei um resfriado.
	�
	 10a Questão (Ref.: 201401527717)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia os dois fragmentos a seguir, extraídos do mesmo noticiário, e responda o que se pede:
a) "Uma reportagem especial desta edição nasceu do susto causado pela fotografia feita no Rio de Janeiro de um adolescente negro, nu, preso a um poste pelo pescoço por uma trava de bicicleta.
b) "A imagem do adolescente oferecia um enigma. Ou o Brasil não avançara tanto, ou a foto era montada. Duas realidades tão contrastantes não poderiam coexistir. O choque foi constatar que, sim, tudo era real naquela cena, tão desumana que já causara repulsa em meados do século XIX [...]. A barbárie do século XIX, revivida em pleno século XXI nos fez refletir sobre a realidade urbana brasileira atual. Aqui as atrocidades se repetem, mas cada novo episódio de crueldade extrema, em vez de aumentar a indignação, tem impacto decrescente sobre a opinião pública." (Revista Veja, fevereiro de 2014, p.11).
Quanto à tipologia textual, os textos são respectivamente, de forma predominante:
	
	 
	descritivo e dissertativo
	
	dissertativo e narrativo
	
	injuntivo e argumentativo
	
	argumentativo e descritivo
	
	narrativo e descritivo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes