Buscar

Questões de Psicologia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Defina comunicação e diga qual a importância da comunicação para os profissionais de saúde. Especifique também os elementos e as variáveis do processo de comunicação.
Comunicação pode ser definida como um processo de partilha e compreensão de mensagens enviadas e recebidas, em que estas produzem algum efeito nas pessoas envolvidas, que se vão reflectir nos comportamentos futuros. Estas mensagens consistem em necessidades, experiências, ideias, pensamentos e sentimentos, sendo a comunicação um elemento básico da interacção humana.
	Qualquer que seja a especialidade da área da saúde do enfermeiro este necessita da comunicação para poder dar assistência e cuidado ao utente, é portanto, através dela que o enfermeiro vai interagir com o utente sendo algo que está presente no seu dia-a-dia.
Todo o utente tem direito ao cuidado necessário, competente e humanitário, tendo de igual modo o direito de saber o que lhe estão a fazer, o porquê e para quê. Verificando-se, deste modo, o importante valor que a comunicação possui no relacionamento enfermeiro-paciente. 
Para o desempenho da profissão de enfermagem é crucial que ao longo do curso se adquira formação a este nível, para assim, possuir um bom desempenho comunicacional a nível interpessoal, para deste modo se efectuar eficazmente a comunicação não só com o utente, mas também com a família e com as várias equipas técnicas das instituições de saúde.
Os elementos do processo de comunicação são: o emissor, que é quem emite a mensagem; a mensagem, que consiste no que é transmitido e pode ser realizada em linguagem verbal (mensagens escritas e faladas) ou não verbal (expressões corporais); os canais, que são o meios utilizados para enviar a mensagem; o receptor: que é quem recebe a mensagem; a percepção, que é o modo como se interpreta a mensagem; a resposta, que é a reacção à mensagem e o ambiente, que é o que rodeia os intervenientes.
As variáveis (factores que afectam o processo de comunicação, beneficamente ou não) do processo de comunicação são: o enfermeiro e o paciente, uma vez que o seu estado de espírito, maneira de estar, ser e pensar influenciam todo este processo; o linguajar, pois tanto o enfermeiro como o paciente devem ter um vocabulário com significação comum; o ambiente, uma vez que o estado do ambiente influencia o processo, não se resumindo apenas aos aspectos físicos mas também a tudo que rodeia o paciente; a disponibilidade, o enfermeiro deve se mostrar disposto para “servir” o seu paciente, uma vez que, disso depende o êxito deste processo e o senso de oportunidade, que se trata de perceber se o receptor está ou não pronto para ouvir aquilo que temos para lhe dizer.
Descreva as principais estratégias de comunicação terapêutica, e diga da sua importância para a enfermagem.
As estratégias de comunicação terapêutica estão associadas em três agrupamentos, nomeadamente:
Grupamento de expressão – Neste grupo existem algumas técnicas que ajudam a estimular a comunicação, ajudando o paciente a expressar melhor a sua vivência. Através dessas técnicas o enfermeiro aprende que: deve ouvir reflexivamente o seu paciente para perceber ao máximo aquilo que lhe transmite; por vezes é necessário fazer silêncio para que o paciente possa organizar as suas ideias; não deve julgar o paciente mas aceitá-lo; demonstrar interesse por aquilo que o paciente lhe diz, sentindo-se este mais confiante; usar frases abertas para que o paciente continue a falar; repetir alguma expressão dita pelo paciente, que por exemplo, não tenha percebido, mostrando, assim, que está atendo ao que lhe diz; usar linguagem clara; por vezes é necessário empregar a palavra “não” (correctamente); utilizar o humor como forma de quebrar o gelo; 
Grupamento de clarificação – Neste grupo existem técnicas que vão permitir que o enfermeiro perceba mensagens enviadas pelo paciente que não foram de todo compreendidas. O enfermeiro pode fazer com que o paciente reflita sobre acontecimentos que já se passaram, mas que são semelhantes aos do presente, de modo a que possa lidar melhor com o seu problema; pode solicitar o paciente a explicar-lhe o significado de algum termo que não conheça, entre outras técnicas;
Grupamento de validação – Neste grupo existem algumas técnicas que vão permitir validar a mensagem transmitida pelo paciente e também as informações e orientações dadas pelo enfermeiro. Aqui o enfermeiro pode repetir a mensagem do paciente, para com este corrigir essa mesma informação; pode pedir ao paciente para repetir o que ele disse para ver se compreendeu a sua mensagem e ainda pode resumir o conteúdo da interacção para, de um modo geral, perceber se aquilo que captou está correcto e de acordo com o que o paciente expressou.
	O enfermeiro deve de adquirir competências neste âmbito para que o seu profissionalismo seja o mais correcto possível. A comunicação é um acto essencial no decorrer da vida profissional do enfermeiro, pois é na interacção enfº/utente que os cuidados de saúde se concretizam. Tendo este que ter a capacidade de compreender que cada paciente é único e, que por isso, os seus cuidados devem ser individualizados.

Outros materiais