Buscar

FICHAMENTO CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM Gestão Empresarial
Fichamento de Estudo de Caso
Nome do aluno (a):
Trabalho da disciplina Contabilidade,
 Tutor: Prof. CLAUDIA BASILIO
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso :
Cafés Monte Bianco
Contabilidade
REFERÊNCIA:
A empresa Cafés Monte Bianco, locada em Milão, era a produtora e distribuidora de cafés Premium. Os cafés da empresa distribuídos em toda a Europa tinham a reputação de serem os melhores. 
A empresa foi fundada por Mario Salvetti no início do século. A Família Salvetti era proprietária da mesma há mais de 80 anos. A cada ano, Giocomo passava dois meses viajando ao redor do mundo visitando plantações de Cafés, aprendendo a respeito de grãos e mantendo contatos com produtores de cafés . Giocomo, pretendendo superar o sucesso do avô desejava aumenta agressivamente o negócio. Ao longo dos 5 anos , ele expandiu a capacidade da em presa através da construção de novas instalações. 
Giocomo S alvetti, presidente do Café Monte Bianco, convocou uma reunião para delinear o futuro da empresa. A produção de cafés com marcas próprias de supermercados italianos salvou a empresa de uma crise a 3 anos , mais Giocomo tinha dúvidas de se a empresa deveria continuar investindo neste mercado. 
“Nós estamos prestes a tomar uma decisão que pode afetar o futuro da nossa 
No ano de 2000 um importante fator para o su cesso foi a produção de mar casas próprias para duas grandes importantes cadeias de supermercados na Itália. Muitos Varejistas abordaram a Mont e Bianco com pedidos de fornecimento de café a ser distribuído sob as respectivas de marcas próprias. 
Carla Salvetti, prima de Giocomo, argumentou fortemente para uma transição completa para m arcas próprias. Com o argumento de que marcas próprias já havia m salvado a empresa uma vez na ultima recessão enquanto a demanda de cafés Premium quase havia se extinguido. 
Por outro lado o, Roberto Bianchi argumentou que cafés Premium eram a essência da emp resa, ele acreditava que direcionar toda a produção da empresa para marcas próprias seria uma traição a missão do fundador da empresa. 
Apesar de Giocomo simpatizar com o ponto de vista de ambos os lados ele se encontrava frustrado e confuso, pois ele precisava de mais fatos sobre lucratividade das estratégias de marcas próprias, estava bastante relutante em mudar a direção estratégica da sua empresa O diretor financeiro em uma reunião informa que a projeção é de que até o final do ano a empresa estaria usando todo seu limite de crédito. Isso devido aos varejistas de marcas próprias exigirem um prazo maior de pagamento.
 
Giocomo visivelmente chateado encerra a reunião informando que os executivos elaborassem um plano financeiro para 2001, considerando a capacidade adicional de produção de 1.800.000 kg de café e a produção apenas de marcas próprias . 
�

Outros materiais