Buscar

ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	201605001198
	 
	Ref.: 201605244349
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que:
		
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	
	Ela promove o fim do protecionismo.
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livre concorrência.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.
	 
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	
	 
	Ref.: 201605907773
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A partir do texto abaixo, assinale a alternativa CORRETA:
 Extrema direita cristã dos EUA celebra ataque que matou 49 em Orlando: 'Deus enviou o atirador'
O ataque à boate LGBT Pulse que matou 49 pessoas e feriu mais de 50 na madrugada do último domingo (12/06/2016) foi comemorado por uma parcela de cristãos de extrema direita dos Estados Unidos. Pastores discursaram sobre o maior massacre causado por um único atirador na história dos EUA e disseram que a tragédia foi uma obra divina para eliminar "pecadores" e que "Deus enviou o atirador" para tirar suas vidas. O pastor Roger Jimenez, da igreja batista da Verdade, de Sacramento, recebeu aplausos após dizer que achava ótimo o ataque que matou "50 sodomitas". "Então você está triste pelos 50 sodomitas que foram mortos hoje? Não... Eu acho ótimo. Eu acho que isso ajuda a sociedade. Eu acho que Orlando e a Flórida está um pouco mais segura esta noite", disse o pastor.
		
	
	O aprendizado sobre diferentes visões de mundo torna a cultura do outro aceitável e respeitável, como no texto.
	
	Temos um exemplo de critérios de julgamento das culturas diferentes valorizando a tolerância e a compreensão dos valores.
	
	Trata-se de um exemplo de humanização das relações sociais, em que culturas diferentes convivem democraticamente.
	
	O texto relata a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as culturas.
	 
	O texto é um exemplo recente de etnocentrismo e segregação cultural, ou seja, a tentativa de gerar distanciamento ou mesmo eliminação de grupos considerados indesejados.
	
	 
	Ref.: 201605705201
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(ENEM 2011) TEXTO I A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. (GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. (Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010). Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por
		
	
	propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
	 
	fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
	
	orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
	
	apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
	
	promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.
	
	 
	Ref.: 201605011340
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem.
Com base no texto, assinale a única opção correta:
		
	
	A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar.
	
	A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada.
	
	A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população.
	 
	A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação.
	
	A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes.
	
	 
	Ref.: 201605019290
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	II, III e IV.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
	 
	I e IV
	
	I e II.
	
	 
	Ref.: 201605271763
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza;
	 
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo;
	
	 
	Ref.: 201605236199
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Se considerarmos as diversas maneiras pelas quais a globalização incorpora diferentes nações, e diferentes setores dentro de cada nação, sua relação com as culturas locais e regionais não pode ser pensada como se aquela procurasse homogeneizá-las. Muitas diferenças nacionais persistem com:
		
	
	O racionalismo da economia.
	
	Imperialismo da economia
	 
	A transnacionalização da economia.
	 
	O regionalismo da econômia.
	
	Exploração econômica.
	
	 
	Ref.: 201605010494
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto e responda a questão proposta (adaptada do ENADE 2005). A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização sãoquestões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados. (Radar Social, IPEA, 2005 - com adaptações). A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, analise os itens que se seguem.
I. A favelização revela uma forte desigualdade social no país.
II. A favelização é consequência da incapacidade natural de alguns indivíduos se adapatarem à vida urbana.
III. A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
		
	
	Apenas o item I está correto.
	 
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.

Outros materiais