Buscar

gestão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201605179085
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quais as duas palavras considerada chaves para definir Gestão Social?
		
	 
	ética e negociação.
	 
	diálogo e entendimento.
	
	convencimento e transparência.
	
	diálogo e negociação.
	
	negociação e decisão.
	
	 
	Ref.: 201605179101
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿Por essa razão que a GESTÃO SOCIAL tem sido mais associada à gestão de políticas sociais ou até ambientais, pois no espaço de elaboração e aplicação destas políticas há necessidade de discussão pelas várias instâncias representativas , o que por si, amplia e legitima como coisa pública¿. Qual a opção abaixo que melhor expressa o que resultado que se pretende atingir?
		
	
	é favorecer uma forma dos políticas buscarem dar maior legitimidade as suas representações, bastante abaladas pelos casos de corrupção.
	 
	é favorecer o espaço democrático de discussão, exigindo, na prática, que os atores do processo se apresentem e ajudam a construir o processo de legitimação.
	
	é favorecer a construção de espaços coletivos de discussão, onde no final o governo dá a cartada final.
	
	é favorecer o intercâmbio de ideias que permite dar legitimidade sem dar poder de decisão.
	 
	é favorecer o governo em seu processo de melhorar a sua imagem perante a opinião pública, que está muito desgastada pela inoperância e ineficiência de gestão.
	
	 
	Ref.: 201605179087
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A expressão Gestão Social tem sido usada de modo corrente nos últimos anos, servindo para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais. Entre eles se destacam:
		
	 
	Associações, ONGs e empresas comprometidas com o social e o ambiental.
	
	Fundações, empresas que desenvolvem projetos sociais e iniciativas do governo.
	 
	ONGs, associações, fundações e, também, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado.
	
	Governo, institutos, templos religiosos, associações e ONGs.
	
	ONGs, institutos, autarquias.
	
	 
	Ref.: 201605229326
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Gestão Social pode ser entendida como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável. Assim, assinale a resposta incorreta:
		
	
	A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas.
	
	A Gestão Social deve ser um processo gerencial dialógico, onde a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação.
	
	O tema gestão social tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos para acentuar a importância das questões sociais para os sistemas-governos (primeiro setor).
	 
	Sendo um processo gerencial dialógico, na Gestão Social a autoridade decisória é centralizada entre os participantes da ação.
	
	É importante para um Gestor Social ter conhecimento do novo conceito de cidadania deliberativa, que pressupõe que a legitimidade das decisões deve ser baseada no pluralismo e na igualdade participativa.
	
	 
	Ref.: 201605179097
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com exemplo da prática da Gestão Social, pode-se destacar o processo de implantação de determinado projeto que é de interesse público e proposto pelo poder público, mas que tem que passar pelas audiências públicas. Qual a razão para isto?
		
	 
	esse rito é um exemplo de construção de canais democráticos e de participação coletiva para que o projeto tenha a necessária legitimidade.
	
	essa prática é necessária pois garante para os políticos espaços onde eles exercem o seu poder de representação e de legimitidade.
	
	é onde o governo procura atuar, visando dar legimitidade aos seus desejos em favorecer determinada região, retribuindo o apoio dado nas votações no Congresso Nacional.
	
	é a maneira como o Supremo Tribunal Federal pede que o Governo, enquanto Poder Executivo, se conduza para prestar conta a sociedade.
	
	é a maneira que o Ministério Público Federal exige que o processo se conduza, para que as pessoas possam opinar sobre os projetos.
	
	 
	Ref.: 201605179457
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os autores em seus estudos, procuram definir a Gestão Social como uma práxis onde se adotada, conduz a maior legimitidade e comprometimento de todos com a decisão que levará a adoção de estratégias, que encurtam o caminho para a geração de maior bem estar social. Dessa forma, como esse conceito evolui em relação aos conceitos tradicionais?
		
	
	É sendo estimulado pelos programas do governo, que atento a essa questão resolveu estabelecer várias leis para as empresas passarem a se orientar, se elas não cumprirem têm que pagar multa.
	
	É com o apoio dos bancos que ao emprestarem dinheiro, obrigam as empresas a se adequarem a essa nova realidade que mais benefícios trará à sociedade.
	 
	É pensar além da gestão de políticas públicas, elaborando novas articulações que não se restringe à esfera público-governamental, mas envolve o setor privado e a sociedade em geral.
	
	É o entendimento de que para que as coisas comecem a dar certo, é necessário que as empresas nomeiem um diretor de Relações com a comunidade, escolhido na própria comunidade.
	
	É pelo fato da atual realidade de negócios estar mais complexas, por isto, a comunidade internacional tem pressionado o Brasil a se adequar, senão o país será prejudicado por atrair menos investidores estrangeiros.
	
	 
	Ref.: 201605179455
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual a proposta do novo modelo baseado na Gestão Social que avança em relação às proposições da Gestão Empresarial tradicional?
		
	 
	Substituir a gestão tecnoburocrática e monológica , por um gerenciamento mais participativo e dialógico, fundado no diálogo permanente capaz de gerar maior benefício para todos.
	
	Substituir as formas de gestão com pouca participação dos stakeholders com outras que formam colegiados para que todos os envolvidos participem das decisões das empresas, opinando em todos os assuntos.
	
	Substituir os modelos de gestão baseados na ¿empresa fala e os demais escutam¿, por outros baseados na gestão social onde ¿os parceiros falam, decidem e a empresa cumpre¿.
	
	Substituir a forma de gestão empresarial tradicional por modernas técnicas de gestão baseadas em multimídia e com muita participação de computadores para ajudar nas decisões.
	
	Substituir a gestão baseada no diálogo pela forma baseada na hierarquia que é mais rápida e objetiva para tomar decisões.
	
	 
	Ref.: 201605179089
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Por que o processo de implementação da Gestão Social requer uma aprendizagem conjunta, democrática, participativa e contínua dos grupos sociais, na construção de um espaço de relação social e criação de vínculos de relacionamento institucional?
		
	 
	para que possam se pronunciar sobre a concepção e monitoramento da execução das políticas públicas, para que os benefícios sejam efetivos para todos.
	
	para que possam ganhar legitimidade perante às instâncias superiores do poder judiciário.
	
	para que a imprensa dê cobertura e repercussão ao episódio, trazendo benefícios políticos de imagem
	
	para que possam receber sinal verde do Ministério Público, que aprecia a participação de todos nos processos de decisão.
	
	para que quem está conduzindo o processo, tenha o seu reconhecimento público.

Outros materiais