Buscar

gestão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201605179454
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A experiência na adoção do conceito de Responsabilidade Social tem contribuído fortemente para mostrar que as empresas têm melhorado a sua imagem institucional junto aos consumidores. A que se refere isto?
		
	
	Ter uma boa imagem corporativa, significa que a empresa terá acesso a juros mais baixo praticados pelo governo.
	
	Para as empresas que resolvem serem mais ética na condução de seus negócios, a RSC é um fator-chave que não traz quase nenhum benefício.
	
	Adotar a RSC significa que as empresas para explorarem os trabalhadores de uma maneira que eles não desconfiam.
	 
	Quando as empresas passam a adotar a RSC, os resultados obtidos atingem um universo de agentes sociais muito mais vasto do que os dos acionistas, trazendo a relação com a comunidade e o meio ambiente.
	
	Significa que as empresas estão investindo em modelos organizacionais que estimulam a participação dos colaboradores nos processo de tomada de decisão.
	
	 
	Ref.: 201605733446
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Usina Caixa d'Água aboliu, há mais de 30 anos, o emprego de mão de obra infantil em sua força de trabalho. Por essa conduta, ganhou um selo de "empresa amiga da criança", concedido por importante organização não governamental do país. Utilizando esta certificação, passou a se apresentar como empresa socialmente responsável em suas campanhas de comunicação. Sob o prisma da responsabilidade social, conclui-se que essa atitude:
		
	 
	resume perfeitamente a abordagem, sobre o tema, relacionada aos stakeholders.
	
	carece de legitimidade por tratar o tema de forma reducionista e benevolente.
	
	representa uma propaganda exagerada e enganosa configurada como ilegal.
	 
	está em sintonia com os princípios da ética nos negócios e na governança corporativa.
	
	comprova o fato de que toda certificação desse tipo torna a empresa ética e cidadã.
	
	 
	Ref.: 201605179451
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a acirrada competição decorrente de um mundo em rápida transformação, força as empresas a investirem forte em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), buscando inovações que gerem diferenciais competitivos nos seus mercados. Qual a contribuição da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para isto?
		
	
	As empresas que se tornam mais éticas na defesa de seus negócios, transferem sua base de produção para países que exploram a mão de obra e pagam baixos salários, como é o caso da China.
	
	As empresas descobriram que com a adoção da RSC, é menor o comprometimento de todos com os compromissos firmados para serem mais competitivas.
	
	As empresas que adotaram a RSC se tornam mais eficientes organizacionalmente, permitindo que possam dispensar trabalhadores, reduzindo custos e aumentando o lucro.
	 
	As empresas enxergam na adoção da RSC, uma fonte de estratégia inovadora, que contribui para promover a elevação dos lucros e impulsionar o seu crescimento.
	
	As empresas investem mais em P&D para aumentarem o seu nível de automação industrial e não precisarem tanto da mão de obra dos trabalhadores, que ficam doentes, faltam e entram em greve.
	
	 
	Ref.: 201605179456
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um das características principais no processo de construção da decisão de forma coletiva, é que ela precisa ser baseada num requisito que implica o comprometimento de todos os stakeholders, no atingimento dos resultados que se pretende chegar. Que processo precisa ser desenvolvido no grupo, para que aja sucesso nesta empreitada?
		
	 
	A construção de espaços baseados no diálogo permanente, onde todos constroem juntos a decisão que deve ser baseada no coletivo.
	
	A construção de espaços de negociação, onde os parceiros falam que vão denunciar a empresa, movendo várias ações, se ela não quiser indenizá-los por não ouvir o que eles estão sugerindo que seja feito.
	
	A construção de espaços onde o diálogo ocorra e a empresa decida que a partir de agora, somente acata os que os demais atores falam e decidam.
	
	A construção de espaços de negociação, onde os stakeholders emitem as suas opiniões e a empresa com seus advogados analisam se devem considerar ou não estas opiniões.
	
	A construção de formas de convivência baseada na força de mobilização dos stakeholders, perante a opinião pública via imprensa.
	
	 
	Ref.: 201605179080
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual o entendimento que você tem do conceito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
		
	
	é a empresa ser percebida como um agente transformador da sociedade.
	
	é a empresa se organizar e se estruturar visando melhorar a sua imagem corporativa.
	
	é a empresa começar a adotar mecanismos que a torna percebida como mais socialmente responsável pelo governo e pelos bancos que querem emprestar dinheiro para elas.
	 
	é a empresa conciliar estratégias que garantam o lucro e, ao mesmo tempo, gerem melhoria do bem estar entre os stakeholders.
	
	é a empresa melhorar seus canais de comunicação que visa aumentar a eficiência dos novos atores e, por consequência incrementar o luco.
	
	 
	Ref.: 201605179449
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O primeiro estudioso a apresentar, de forma explícita e detalhada, a Teoria dos Stakeholders, foi R. Edward Freeman, professor de administração de negócios da Darden School da Universidade de Virgínia. Qual foi a base de sua argumentação?
		
	
	Ele argumenta que quando as empresas contemplam os parceiros, favorece a construção de relacionamentos de longo prazo e o lucro cresce rapidamente, pois tudo mundo passa a comprar mais os seus produtos.
	
	Ele argumenta que o processo de decisão fica muito melhor quando a empresa se fecha em si e não perde muito tempo dialogando com os vários parceiros.
	
	Ele argumenta que se as empresas não passarem a adotar a cooperação e o diálogo ao invés da imposição e decisão unilateral, elas vão perder mercado, os seus executivos demitidos e os trabalhadores serão nomeados, por terem mais experiência com essa agenda.
	
	Ele argumenta que as relações nas empresas estam se tornando mais complexas e, portanto, as empresas precisam ouvir a comunidade, devendo, inclusive a nomear um diretor de comunidade para a diretoria executiva.
	 
	Ele argumenta que, na tomada de decisão sobre alocação de recursos organizacionais, devem ser considerados os efeitos que essa alocação causará sobre os grupos de interesse que se relacionam com a organização, sejam grupos na própria organização ou exteriores a ela.
	
	 
	Ref.: 201605179137
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Ao longo das últimas décadas, o aparato institucional das políticas sociais pode ser caracterizado, em todos os níveis de poder, como um somatório desarticulado de instituições responsáveis por políticas setoriais extremamente segmentadas, que sobrepõem clientelas e competências, e pulverizam e desperdiçam os recursos, provenientes de uma diversidade desordenada de fontes". Qual das afirmativas abaixo, melhor traduz o quadro que foi dito?
		
	
	redunda num aparelho que prima pelo ineficiência na gestão e de baixo padrão de controle, de forma a favorecer o desvio de recursos, que é o que mais os políticos gostam e querem.
	
	se traduz em mecanismos super eficientes, onde o estado nas suas esferas, altamente preparado no seu planejamento e gestão, oferece serviços de alta qualidade para a população.
	 
	redunda num sistema de proteção social altamente centralizado na esfera federal, ineficiente e iníquo, regido por um conjunto confuso e ambíguo de regulamentos e regras.
	
	se caracteriza com uma estrutura que tenta se modernizar, mais interesses de grupos estrangeiros agempara que tudo fique na mesma.
	
	aparece com sistemas de gestão todo informatizado, onde o governo e demais entes públicos, podem enxergar o cidadão com um cadastro único, onde não importa que lugar ele esteja, seu prontuário estará sempre a mãos do médico que estiver atendendo.
	
	 
	Ref.: 201605735931
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para gerenciar a capacidade e a responsabilidade social da empresa, a organização precisa interagir com seus diferentes públicos interessados, os stakeholders, ou seja, pessoas, grupos de pessoas ou organizações que, de alguma maneira, possam influenciar ou ser influenciados pelas ações da organização. A gestão dos stakeholders considera os principais interessados e as questões específicas relevantes para cada um deles: a empresa, os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores e as entidades públicas. Nesse contexto, constata-se que a gestão das(os): Marque opção CERTA que atende ao tema proposto:
		
	
	questões dos fornecedores inclui as licenças de trabalho, os códigos corporativos e as doações sociais.
	
	acionistas inclui as reclamações, a segurança do produto, os programas de saúde e de assistência e os planos de carreira.
	 
	questões públicas inclui a saúde e a segurança pública, a conservação da energia, as questões ambientais, as doações sociais e as relações com a comunidade.
	
	questões dos clientes inclui as demissões e dispensas temporárias, as licenças de trabalho e os planos de carreira.
	
	clientes inclui o desempenho econômico, a missão ou o propósito da organização, o ambiente competitivo e os códigos corporativos.

Outros materiais