Buscar

gestão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Que fatores têm contribuído para que as empresas busquem maior transparência na sua atividade empresarial e econômica?
		
	 
	os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e de comunicação (TICs).
	
	a competição das empresas globais e a velocidade das inovações tecnológicas.
	
	investidores mais precavidos e necessidade de maior transparência das informações.
	
	a concorrência globalizada e a alta burocracia do governo.
	 
	consumidores mais conscientes e o aquecimento global.
	
	 
	Ref.: 201605179051
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
		
	
	é o conjunto de atores que se juntam no sindicato e nas associações de classe, e pressionam as empresas a aderirem a essas entidades sob pena de serem por elas retaliadas.
	
	é o conjunto de parceiros que colocam dinheiro na empresa e, portanto, querem dividir o lucro.
	
	é o conjunto de trabalhadores que se reúnem nos sindicatos e resolvem pressionar as empresa para que elas aumentem os seus salários via participação nos lucros.
	 
	é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade.
	
	é o conjunto de bancos que se reúnem e formam uma associação para emprestar dinheiro as empresas, e elas podem pagar, também, com os lucros auferidos.
	
	 
	Ref.: 201605179059
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Cada vez mais as empresas estão inseridas em um ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade. Que nova concepção está orientando as companhias?
		
	 
	a adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que surgiu por conta dos objetivos e valores sociais que vinham da pressão dos stakeholders.
	
	a adoção decorreu da pressão insuportável dos sindicatos que querendo o melhor para os seus filiados, adotou todas as formas de pressão para atingir esse objetivo.
	
	a adoção decorre da pressão dos governos, que começaram a ameaçar a fechar as empresas que não adotassem a RSC na condução de seus negócios.
	
	a adoção da RSC surgiu pela necessidade das empresas buscarem formas de financiamento mais baratas e as empresas que adotassem a RSC teriam menores custos.
	
	a adoção pela empresa da RSC conferiu as empresas um selo que iam nos rótulos de seus produtos e, dessa forma, os consumidores compravam mais produtos dessa empresa do que as que não tinham adotado a RSC.
	
	 
	Ref.: 201605179441
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A segunda grande crise do sistema capitalista ocorreu em 2008, com o estouro da ¿bolha imobiliária¿ no mercado americano e que foi a responsável pela crise das economias de vários países da zona do Euro, entre eles: a Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, Chipre. Baseado nisto, como o novo conceito de Gestão Social contribui para solução dessa crise?
		
	 
	Porque contribui para a maximização do bem estar social, ela tem maior capacidade de comprometer se não todos, pelo menos a maioria, num programa de ajuste baseado na eficiência coletiva.
	
	Porque contribui para que o governo exerça o seu poder que deve ser menos cooperação e mais coação.
	
	Porque contribui para que os cidadãos exercitem o processo da cidadania deliberativa e o governo (re)aprenda a fazer política pública.
	
	Porque contribui para que o aprendizado do processo de gestão baseado diálogo permanente e construção de soluções individuais.
	
	Porque contribui para a geração de maior nível de confiança entre os agentes e, dessa forma, gerar maior estímulo das empresas em maximizar os seus lucros.
	
	 
	Ref.: 201605179067
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Como Peter Druker, considerado um dos pilares do estudo da administração, vê a empresa na sociedade pós-capitalista?
		
	
	a de que as empresas para se manterem competitivas precisam gerar o máximo lucro usando a estratégia que combina maior retorno com menor risco.
	 
	a de que as empresas devem assumir as responsabilidades vai além da obrigação com os acionistas e passa também incluir outros grupos constituídos na sociedade.
	
	a de que as empresas adotem as tecnologias com maior nível de automação, de forma a trabalharem com o mínimo de mão de obra, visando elevar ao máximo os indicadores de produtividade.
	
	a de que as empresas precisam assumir responsabilidades com os clientes e trabalhadores, sendo que os primeiros são a sua razão de ser e o segundo, melhorar a relação mais máquinas, menos trabalhadores.
	
	a de que as empresas para buscar a maximização do retorno para os seus acionistas, precisam estarem focadas nos seus processos organizacionais e modelos de gestão.
	
	 
	Ref.: 201605179442
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As empresas estão sendo pressionadas para melhorar o padrão de tratabilidade dos resíduos gerados em seus processos de produção. De maneira crescente, os cidadãos e as diversas entidades coletivas têm gerado formas de pressão. O conceito e aplicação da Gestão Social, constitui um bom caminho para a empresa melhorar a sua imagem corporativa diante das cobranças dos stakeholders?
		
	 
	Sim, pois permite as companhias responderem com maior eficiência, na medida que vão implementar as ações considerando as prioridades definidas pela ordem de pressão dos stakeholders.
	
	Sim, a sociedade tem um papel fundamental em pressionar as empresas para que elas sejam as mais eficientes do mundo e distribuía o lucro com os trabalhadores.
	
	Sim, pois os stakeholders gostam de montar uma estratégia com partidos de esquerda, para pressionar de forma agressiva as multinacionais que operam no país.
	
	Sim, os consumidores estão mais atentos quanto à importância do seu papel no processo de adequação das empresas as práticas mais eficientes e geradoras do máximo lucro, ainda que não sejam tão sustentáveis em suas práticas.
	
	Sim, pois os trabalhadores que trabalham em empresas que não adotam práticas sustentáveis no tratamento de seus resíduos, encaminham a denúncia ao Ministério Público e, depois, movem uma ação por insalubridade.
	
	 
	Ref.: 201605179437
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A idéia de que as atividades empresariais afetam, com suas práticas de negócios, um número maior de interessados, ficou evidenciada com a repercussão dos efeitos da Grande Depressão Americana dos anos 30, considerada a primeira crise econômica do sistema capitalista. Qual foi o motivo?
		
	
	Pelo fato da empresa estar focado na maximização do bem estar dos trabalhadores, já nesta época, por isto que as empresas americanas estão entre as maiores e melhores do mundo.
	 
	Pelo fato da empresa não querer se comprometer com assuntos que não delas, o seu foco dever ser sempre o lucro.
	
	Pelo fato da empresa buscar maior eficiência na aplicação de processos que são mais capital intensivo do que trabalho intensivo.
	
	Pelo fato da empresa querer ser competitiva e com isto, não perde tempo olhando para as questões sociais, já que é objeto do governo fazer isto.
	 
	Pelo fato da empresa ter uma visão microeconômica, baseada na busca do máximo lucro, enquanto a solução da crise exige uma visão macroeconômica, baseada no esforço de todos para superação.
	
	 
	Ref.: 201605733374
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre responsabilidade social corporativa. Marque a definição correta.
		
	
	A razão de ser da empresa.
	
	A relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.
	
	O conjunto das partes comuns das diversas estratégias em relação ao assunto deque se trata.
	 
	A obrigação que uma organização tem de agir tanto para servir aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
	
	A otimização dos recursos disponíveis para obter melhores resultados para a empresa.

Outros materiais