Buscar

governo eletronico

Prévia do material em texto

Ref.: 201605175929
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da frase abaixo: A garantia do acesso a informações públicas é importante no sentido de criar instrumentos de ____________________ do governo e, com isso, aumentar a transparência e diminuir a corrupção, elevar a qualidade da administração pública, assegurar direitos individuais e coletivos, como o direito à verdade, o que promove o __________________econômico, social e humano e, consequentemente, fortalece a democracia.
		
	 
	publicidade, crescimento
	 
	accountability, desenvolvimento
	
	transparência, crescimento
	
	transparência, domínio
	
	publicidade, domínio
	
	 
	Ref.: 201605179150
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Preencha as lacunas do texto abaixo: O Portal da Transparência é uma iniciativa que contribuiu para o estabelecimento da cultura da ____________________ no Brasil. Depois da Lei de responsabilidade Fiscal, a criação deste instrumento foi um importante _______________ das políticas de transparência governamental no Brasil.
		
	
	educação, marco
	 
	transparência, accountability
	
	transferência, passo
	 
	transparência, marco
	
	visão global, passo
	
	 
	Ref.: 201605175931
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A abrangência do direito de acesso deve ser ampla, com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos. Qual o princípio que acabamos de definir:
		
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	Limitação das exceções.
	 
	Procedimentos que facilitem o acesso.
	
	Obrigação de publicar.
	 
	Máxima divulgação.
	
	 
	Ref.: 201605268773
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O acesso à informação de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, EXCETO:
		
	 
	informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa.
	
	informação primária, íntegra, autêntica e atualizada.
	
	informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado.
	
	orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada.
	
	informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.
	
	 
	Ref.: 201605178898
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as sentenças abaixo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas: ¿Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras¿. Este é um tratado internacional das Leis de Acesso a Informação e estes seriam alguns princípios: I. Máxima divulgação. II. Moderação dos custos. III. Promoção de um governo aberto.
		
	
	Somente a sentença III está correta.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	Somente a sentença I está correta.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201605177730
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Deve-se definir claramente o que pode ser considerado exceção, isto é, é preciso que fique bem explicado quais informações não poderão ser abertas ao conhecimento público e os motivos desta interdição. Obedecendo o mesmo raciocínio, não se deve ter uma quantidade grande de informações protegidas pelo sigilo. Estamos falando de qual principio das leis de acesso a informação:
		
	
	Facilitação ao acesso.
	 
	Limitação das exceções.
	
	Máxima divulgação.
	
	Moderação de custos.
	
	Obrigação de publicar.
	
	 
	Ref.: 201605699851
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para os efeitos da Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18/11/2011), o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação, considera-se:
		
	
	gestão de acervos.
	 
	tratamento da informação.
	 
	gestão da informação.
	
	gestão de documentos.
	
	tratamento do conhecimento.
	
	 
	Ref.: 201605175930
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei 12.527 de 18 de Novembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Qual dos itens abaixo seria um dos princípios da lei de acesso as informações:
		
	
	O custo sempre será um impedimento caso o cidadão não possa pagar.
	
	Haverão procedimentos que dificultarão ao acesso.
	
	Não é necessária a máxima divulgação para alcançar todos os cidadãos.
	
	Os órgãos governamentais não devem promover a abertura do governo.
	 
	Haverá Limitação das exceções.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes