Buscar

Historiografia Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professor:
	ANA PAULA SAMPAIO CALDEIRA
FERNANDA MATTOS DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,2        Nota de Partic.: 2        Data: 11/03/2014 16:09:48
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201201936632)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A correta leitura sobre a sociedade brasileira, presente na literatura do IHGB, está presente em qual das afirmações a seguir:
	
	 
	Os indígenas apareciam representados em cenários românticos, já a realeza surgia como um governo acima de qualquer instituição e a escravidão era literalmente esquecida.
	
	Para representar o caráter nacional brasileiro, o Instituto não apiava o desenvolvimento de obras de traziam a idéia de continuidade com o passado português.
	
	Apenas negros e brasncos eram representados como camadas importantes da sociedade brasileira, os indíos por sua condição de selvagens, para a época, foram esquecidos.
	
	A sociedade brasileira era representada a partir de seu caráter miscigenador.
	
	O indígena é descrito como herói e responsável pela expansão e desenvolvimento do país.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201201936643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a obra de Gilberto Freyre, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	Freyre ressaltou a importância do índio e do negro para a formação da sociedade brasileira.
	
	Em sua obra Freyre inaugura o mito da domocracia racial brasileira.
	 
	A obra de Gilberto Freire foi muito bem aceita pela elite de sua época.
	
	O autor além de tratar da importância do negro para a formação social brasileira ressaltou o papel do índio nesse processo explicando a origem do nosso hábito de dormir em redes, de se pintar, de tomar banho diariamente, bem como a valorização das ervas, da cor vermelha e dos remédios caseiros.
	
	Na obra Casa-Grande & Senzala o autor escreveu sobre a presença do negro em diversas facetas da nossa cultura, como na música, na dança, no vocabulário e etc.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201201947838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Gilberto Freyre foi o grande idealizador do modus vivendi dos grupos dominantes no Brasil colonial.O livro Casa grande e senzala, clássico de nossa historiografia, permanece como um dos mais completos indicadores de caminhos a serem escolhidos por pesquisadores atuais, no que se refere a historia social da colônia ou, melhor dizendo, da história do cotidiano e da vida privada no período colonial."
FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em movimento. RJ: Nova Fronteira, 1998. P. 45
Um dos muitos méritos do livro clássico de Gilberto Freyre foi ter elencado uma série de fontes necessárias para os estudiosos do período colonial brasileiro. Entretanto, uma importante fonte, hoje largamente utilizada pelos historiadores, não foi citada por Freyre. Estamos falando:
	
	
	Processos matrimoniais
	
	Inventários
	
	Registros paroquiais
	 
	Processos judiciais
	
	Testamentos
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201201952873)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro tornou-se um centro de estudos e de pesquisas, proporcionando a D. Pedro II seu projeto de desenvolver uma política nacional para o país com um nítido "caráter brasileiro".
Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor explica essa frase:
	
	
	O Instituto mantinha não mantinha contato com associações e outras instituições estrangeiras, pois estava preocupado apenas com os assuntos de interesse nacional.
	
	O Instituto era fechado apenas a manifestações políticas não tendo relação com o desenvolvimento de uma cultura nacional.
	
	Desde a sua criação o Instituto coletava e arquivava documentos de interesse aos estudos da fauna e da flora brasileira.
	
	A fundação do Instituto possuía apenas caráter cultural não se relacionando à política da época.
	 
	Entre nomes e fatos existia um sentido político de sustentação da Monarquia brasileira e da formação de uma identidade nacional.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201201936665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antropólogo por formação, Gilberto Freyre desenvolve seus primeiros estudos ainda na década de 1920, época em que o ambiente intelectual brasileiro passava por várias transformações. Sobre a obra desse autor marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	Para Gilberto Freyre as diferenças entre os grupos sociais tinham uma origem cultural e não biológica.
	
	Pode ser notada no texto de Freyre a preocupação em rebater as explicações de cunho biologizante racistas que possuiam muito destaque nesse momento.
	
	Durante o período em que morou na Europa, Freyre sofreu muita influência da antropologia,
	
	Casa Grande e Senzala, sua principal obra é a primeira que assume a importância do negro na formação do nosso ¿modo de ser¿.
	 
	Freyre não incorpora em suas obras ainda algumas inovações trazidas pelo grupo da Revista do Annales, tais como a interdisciplinaridade e a variedade no uso da documentação.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201201952893)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a partir de 1930 há uma intensa inovação historiografia, pois surgem estudos que procuram em nosso passado colonial elementos para explicar a conjuntura e as características que regiam o país naquele momento. Sobre o desenvolvimento desses estudos é INCORRETO afirmar que:
	
	 
	Destacavam-se as obras voltadas ao estudo das relações entre a história e a geografia a fim de se estabelecer as fronteiras do território brasileiro. Dentre os principais historiadores desse período pode-se citar Von Martius.
	
	Interagiam com teorias sociológicas e historiográficas vigentes na Europa.
	
	Disciplinas como a História, Sociologia, Geografia e Economia irão complementar-se na obra dos autores com o intuito de buscar interpretações mais completas sobre a realidade nacional.
	
	As análises a respeito da realidade do país produzidas estarão abertas a interdisciplinaridade.
	
	Caio Prado Junior é um exemplo de historiador que a partir desse período surge com o intuito de fazer uma análise do período colonial e as implicações deste no momento nacional no qual estava inserido.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201201993514)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o fragmento abaixo: "A nossa história, dividindo-se em antiga e moderna, deve ser ainda subdividida em vários ramos e épocas, cujo conhecimento se torne de maior interesse aos sábios investigadores da marcha da nossa civilização." (BARBOSA, Januário da Cunha. Discurso no ato de estatuir-se o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Livros de fontes de historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010. p.23.)
As palavras de Januário da Cunha Barbosa, um dos fundadores do IHGB, demonstram claramente que as bases teórico-filosóficas do projeto historiográfico proposto pelo referido instituto era:
	
	
	a teologia cristã, que defendia a vinda do Messias como forma de redenção da história.
	 
	O topos ciceroaniano ¿magistra vitae¿, que apresentava a história como um princípio pedagógico para o presente e para o futuro.
	
	Uma combinação entre o topos ciceroniano ¿magistra vitae¿ e a filosofia iluminista da história.
	
	A filosofia iluminista que apresentava a história como um processo teleológico.
	 
	Uma combinação entre o positivismo francês e o historicismo alemão.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201201957356)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A obra de Gilberto Freyre é considerada um marco para a historiografia brasileira. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que não possui relação com a obra deste autor:
	
	
	Seus livros sofreram duras críticas de uma elite que não aceitou suas concepções a cerca da miscigenação.
	
	Um de seus principais e mais polêmicos livros foi Casa Grande e Senzala por sua abordagem culturalista.
	
	Sua obra sofreu grande influência da antropologia cultural.Foi um escritor adepto a intersciplinaridade.
	 
	O autor possuía uma historiografia tradicional e objetiva, baseada em fatos e datas.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201201957205)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Por que estudamos historiografia, aliás o que é historiografia? Discuta o que é historiografia e sua importância no estudo de história.
	
	
Resposta: Historiografia é o estudo da História. Sua importância é grande, pois ela ajuda a entender o passado e como este está diretamente ligado aos processos do presente, ressaltando os elemento atuais que precisam ser modificados e não perpetuados.
	
Gabarito: O aluno deve sublinhar que a história é escrita de formas diferentes ao longo do tempo, e o conhecimento da própria disciplina quando olha para si ganha uma capacidade diferente.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201201993676)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com o viajante francês Auguste de Saint-Hilaire, que passou pelo Brasil na primeira metade do século XIX, havia um país chamado Brasil, mas não havia brasileiros. De que forma a criação do IHGB contribuiu para a construção de uma identidade nacional?
	
	
Resposta: O IHGB ajudou a formar uma identidade nacional, um sentimento nacionalista que até então não existia nesta jovem Nação. Coletou documentos, analisou-os e catalogou-os, ajudando a construir um passado que colaborasse e explicasse como poderíamos ser incluídos no contexto internacional e o que poderíamos ofecer para o mundo. Destacou elementos naturalista e romantizou a figura indígena, que era fundamental para a formação de uma história brasileira.
	
Gabarito: O aluno deve tratar sobre a valorização do instituto na produção de trabalhos que explicassem a origem da formação brasileira. è interessante que o discente contextualize também a criação do instituto a partir das "necessidades" do Segundo Reinado.

Outros materiais