Buscar

Educação: Função da escola e papel do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308410162)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Fundamentado na perspectiva tecnicista da educação, responda: a) Qual a função da escola? b) Qual o papel do professor?
		
	
Resposta: Na perspectiva tecnicista a função da escola e dos professores é de formar o aluno para o trabalho, formar um trabalhador eficiente,educar para futuro,possibilitando estes aluno a aprender sobre regras. respeito mutuo, trabalhar em equipe, ter foco em suas atividades.
	
Gabarito: a)Modelar o comportamento humano através de técnicas específicas; Manter a ordem social e preparar para o mercado de trabalho; b) É o técnico, tutor que aplica um conjunto de meios que garantem a eficiência do ensino, controlando o resultado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308390536)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dados os seguintes objetivos: "elaborar duas frases, aplicando a regra do uso da vírgula, consultando a gramática", "No período de cinco minutos escrever o presente do indicativo do verbo cantar", "Após uma hora de estudo definir quatro classes gramaticais". Considera-se como exemplo de objetivos:
		
	 
	operacionais
	
	gerais
	
	críticos
	 
	abstratos
	
	amplos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308374281)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o professor desmitifica os fatos e questiona junto ao aluno a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos sujeitos educativos analise seu conteúdo e produza cultura, podemos dizer que o professor fundamenta suas ações na abordagem:
		
	
	humanista
	
	escolanovista
	
	cognitivista
	 
	sociocultural
	
	tradicional
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308381223)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como:
		
	
	Manifesto dos Pioneiros da Escola Libertadora;
	
	Manifesto dos Primeiros Educadores da Educação Nova;
	
	Documento de Manifestação dos Novos Educadores;
	 
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
	
	Documento de Manifesto dos Educadores da Escola Libertadora.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308405420)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(TJPE, 209). Segundo CANDAU (1983), "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão". (p. 12) Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
		
	
	A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
	
	É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
	 
	A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
	
	A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
	
	O objeto de estudo da didática mudou.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308430363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de aprendizagem deve ser oferecido pela escola a partir do estímulo e desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Qual das ações produz o fracasso escolar?
		
	 
	Formação do aluno que pensa individualmente sem criticidade;
	
	Avaliação formativa do aluno e não somente registro de notas obtidas através de provas e testes.
	
	O comprometimento com a ação pedagógica direcionada ao aluno;
	
	O favorecimento do acesso do educando a informação e formação crítica;
	
	O trabalho em grupo desenvolvido por professores e alunos, valorizando a socialização e aproveitamento de habilidades individuais;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308523837)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na concepção de Pais (2008, p. 16-17): há jovens negros ou ciganos que entram numa escola ideologicamente orientada pelo princípio da igualdade de oportunidades, mas, na realidade, eles são muitas vezes tratados como diferentes quando deveriam ser tratados como iguais. É o que acontece ao serem olhados de lado, sendo desse modo estigmatizados, Outras vezes, esses jovens gostariam de ser compreendidos na sua diferença, mas acabam por ser tratados como iguais. É o que acontece quando não há uma mínima preocupação com as suas carências econômicas ou afetivas. Quando as diferenças que fazem de cada aluno um ser humano não são levadas em linha de conta ou sempre que, por razões não justificadas ou de simples presunção, se é tido como igual mas olhado como diferente, pode surgir entre quem é alvo de discriminação ou abandono um sentimento de solidão expresso em revolta. Esse sentimento de revolta poderá surgir, potencialmente, entre alunos que:
		
	
	não pretendem que suas realidades sejam retratadas no universo escolar
	
	não apresentam resistência frente aos padrões
	
	desejam ser como os colegas de nível sócio econômico mais alto
	
	têm como objetivo mudar hábitos e costumes
	 
	não reconhecem a escola como sua
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308598634)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Nesse sentido, responder sobre o conceito de educação não é tarefa fácil, pois:
		
	
	envolve o processo de aprendizagem que ocorre no espaço de sala de aula
	 
	é determinado pelas instâncias superiores, tais como no Ministério da Educação
	
	reflete exclusivamente o saber da prática docente
	
	há apenas um conceito único que deverá ser aprendido pelos professores
	 
	depende da concepção de sociedade que o professor desenvolve ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308397889)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A relação professor-aluno-conhecimento, no processo pedagógico, é influenciada por diversos fatores sociais e culturais presentes na escola, estendendo-se para além da escola, uma vez que fatores presentes na sociedade repercutem de forma direta na ação educativa. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se deve considerar que
		
	 
	a formação profissional do professor se caracteriza por ser um profissional que apenas ensina aos alunos aquilo que ele controla, sem intervenções e para a qual ele tem respostas
	
	no exercício dessa relação com a comunicação, professor e alunos dialogam confrontando dialeticamente o saber da prática e da teoria, buscando uma nova resposta
	
	a escola tem vida própria com ritmos e ritos, linguagem, crenças e valores, seu regime próprio de produzir e gerir conhecimentos e significações
	
	a relação estabelecida pelo professor ao ensinar leva o aluno a alterar, modificar e transformar atitudes, ideias, habilidades e comportamentos
	
	as características culturais e pessoais dos alunos influenciam diretamente sua relação com o conhecimento
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308389481)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A postura do professor em relação à avaliação escolar revela uma concepção pedagógica. Explique como se dá a prática do professor, no ato da avaliação, quando ele se fudamenta na perspectivatradicional de ensino.
		
	
Resposta: Na perspectiva tradicional de ensino a avaliação se da por meio de notas, classificações feitas por uma prova,trabalho, classificar o aluno pela pontuação alcançada por ele e por seu comportamento durante as aulas, os alunos são avaliados de forma geral e não individualizada, como se todos aprendessem da mesma forma e devem ser avaliados de maneira geral, não respeitando a individualidade do aluno.
	
Gabarito: O professor enfatiza resultados em detrimento do processo de aprendizagem, determina previamente o corpo de conhecimentos para que o aluno reproduza na prova, padronizando as respostas, formatando-as, classifica e hierarquiza os alunos em sala de aula, punindo com notas negativas aqueles que erram a resposta porque não as apresentaram dentro dos padrões, ou seja, estão fora do esperado (padrão de resposta ideal) e recompensando aqueles que se enquadram dentro do sistema, apresentando domínio das ciências, ou seja, domínio cognitivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes