Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308596587)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual das alternativas abaixo mostra os fatores que propiciaram uma nova perspectiva de trabalho e de vida para os servos, que aos poucos se desvincularam da servidão e caminharam para as cidades, contribuindo para aumentar a categoria de trabalhador urbano e livre?
		
	 
	O surgimento das cidades e o fortalecimento do comércio.
	 
	O surgimento do comércio e da indústria.
	
	O surgimento dos espaços urbanos e a cultura de mercado.
	
	O surgimento do comércio e o crescimento das indústrias.
	
	O surgimento das cidades e o advento das indústrias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308596596)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Keynes, há somente uma saída para a estagnação da economia e da crise, a intervenção estatal. Um bom exemplo de intervenção estatal foi o New Deal, uma conjunto de políticas implantado pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, buscando a recuperação da economia americana devido a crise de 1929. Assinale a opção que envolve as medidas adotadas.
		
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de bolsas de estudo para reciclagem de operários desempregados e a criação de seguro-desemprego.
	 
	O investimento maciço em obras privadas, a concessão de empréstimos aos microempresários que é o segmento que mais emprega e a criação de seguro-desemprego.
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de recursos com taxas de juros mais baratas para estimular os investimentos e a criação de bolsas de estudo para jovens carentes.
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos empresários industriais e a criação de um seguro-bancário.
	 
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas e a criação de um seguro-desemprego.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308474462)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Leia a citação: "[...] paralelamente à redução quantitativa do operariado industrial tradicional dá-se uma alteração qualitativa na forma de ser do trabalho, que de um lado impulsiona para uma maior qualificação do trabalho e, de outro, para uma maior desqualificação" (ANTUNES, 1999, p. 47).
Tomando como referência o trecho citado, explique a reestruturação produtiva do capital iniciada no final do século passado e seus impactos na formação/educação dos trabalhadores.
		
	
Resposta: Fica de um lado os operarios multifuncionais, que tinham grande capacidade de realizar diversas funções e do outro os funcionarios capacitados para a mao de obra. Assim a educação serviu para diferenciar qual função esse trabalhador iria exercer.
	
Gabarito: A introdução de novas tecnologias no campo da produção não só reduziu o número de empregos formais como passou a exigir novos tipos de trabalhadores. De um lado trabalhadores capazes de executar diferentes etapas do processo produtivo, ou seja, trabalhadores multifuncionais. De outro, em menor quantidade, trabalhadores mais escolarizados capazes de criar, de administrar e gerenciar diferentes faces da produção, uma mão de obra mais intelectualizada e qualificada, os chamados trabalhadores centrais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308596593)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina foi posta em prática a democracia não era uma realidade. O liberalismo enquanto uma teoria política e econômica prega a liberdade, a divisão dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - o Estado de direito regido por uma constituição. Além disse, o liberalismo econômico clássico preconiza:
		
	
	A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção do estado, e a defesa da esfera pública não-estatal.
	
	A autorregulamentação da indústria nascente e a defesa do setor de serviços.
	
	A autorregulamentação do comércio e a privatização das empresas estatais.
	
	A autorregulamentação das relações de trabalho e o incentivo à criação de organizações não-governamentais.
	 
	A autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal, e a defesa da propriedade privada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308578871)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"A teoria do capital humano faz do elemento determinado (educação), o elemento determinante (da renda), invertendo a lógica da análise crítica sobre a relação escola/sociedade e reafirmando a visão liberal da escola" (FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1984, p.51). Tomando por referência a afirmação de Frigotto, explique o caráter circular da teoria do capital humano, demonstrando como esta teoria inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade.
		
	
Resposta: A teoria do capital humano diz que quanto mais investimento e educação sera melhor a renda do trabalho, ou seja tera um bom emprego com uma boa remuneração, mas se esqueceram que a educaçao publica era de ma qualidade entao consequentemente não tera um bom emprego. Gerando assim um circulo que cada vez mais leva a desigualdade social. Esse circulo era de melhor educação melhor emprego, mas para se ter uma educação de qualidade era necessario ter um emprego de qualidade .
	
Gabarito: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) a demonstração da circularidade da teoria do Capital Humano (60% da pontuação) O aluno deve demonstrar que existe uma análise circular. Sob a ótica do capital humano a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização é posta pela teoria do capital humano como determinante da renda. Mas por sua vez, o acesso à escola, a permanência nela e o desempenho escolar são determinados fundamentalmente pela renda dos indivíduos e outros indicadores que descrevem a situação econômica familiar. b) a demonstração de que a teoria do Capital Humano inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. (40% da pontuação). De acordo com o pensamento crítico, a sociedade determina a educação, uma vez que a educação é uma prática socialmente determinada. Em conseqüência, o acesso à escola, o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). A teoria do Capital Humano afirma exatamente o oposto: que são os níveis de educação que determinam a renda. A teoria do Capital Humano diz que pessoas com mais educação têm mais renda POR CAUSA da maior escolaridade. Segundo o pensamento crítico, o que ocorre é o contrário: os sujeitos têm mais escolaridade porque têm melhores condições econômicas, sociais e culturais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308596604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Neoliberalismo pode ser apontado como a estratégia de gestão do capital a partir de uma nova divisão internacional do trabalho, baseado no processo de fragmentação e de insegurança do trabalho (trabalho temporário, terceirizado e em tempo parcial), bem como de aprofundamento da desigualdade e da exclusão social. Ao mesmo tempo, a circulação de mercadorias e a mundialização da produção se ampliam progressivamente, a partir do acirramento do processo de internacionalização do capital. O neoliberalismo é marcado por um processo que se caracteriza pela supremacia:
		
	
	do capital comercial sobre os outros setores da economia, exigindo reformas estruturais na forma das empresas agirem.
	
	do capital agrícola sobre os outros setores da economia, exigindo a adoção de estruturas mais competitivas.
	
	do capital industrial sobre os outros setores da economia, exigindo reformas nas empresas para a geração de diferenciais competitivos.
	 
	do capital financeiro sobre os outros setores da economia, exigindo reformas estruturais no Estado.
	
	do capital humano sobre os outros setores da economia, exigindoo uso fontes renováveis de energia.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308465896)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Prolongamento do mais-trabalho corresponderia à redução do trabalho necessário, ou seja, uma parte do tempo de trabalho que o trabalhador até agora utilizava de fato, para si mesmo, transforma-se em tempo de trabalho para o capitalista. O que teria mudado não seria a jornada de trabalho, mas a sua divisão em trabalho necessário e mais-trabalho. (Karl Marx. O Capital, Vol. 1, Livro 1, 1980, p. 250). A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
		
	
	Trabalho Complexo.
	
	Acumulação Primitiva.
	 
	Mais-Valia Relativa.
	 
	Mais-Valia Absoluta.
	
	Trabalho Abstrato.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308507866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No processo histórico de socialização, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo, com o trabalho assalariado. No sistema de acumulação capitalista em que vivemos, o trabalhador não tem a posse dos meios de produção que um dia lhe pertenceram. Assim, estes recursos estão apartados dos trabalhadores. Na sociedade capitalista, onde a forma mercantil exerce uma influência decisiva sobre todas as manifestações da vida, os homens perdem o domínio sobre suas atividades. Esta realidade acima descrita é que explica a seguinte dimensão do trabalho humano:
		
	
	libertação
	
	emancipação
	
	psicológica
	 
	alienação
	
	ontológica
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308468876)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho humano, quando qualificado por meio da educação é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Ou seja: a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Esta definição se aplica as teses da(o):
		
	
	Escola única
	
	Estado de Bem-estar social.
	
	Educação compensatória
	
	Fordismo/Taylorismo
	 
	Teoria do capital humano.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308507855)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para os defensores da sociedade do conhecimento, a economia baseada em conhecimento desloca o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais, para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em:
		
	 
	tecnologia e conhecimento
	 
	capital e trabalho
	
	máquinas e equipamentos de base metal-mecânica
	
	juros e renda
	
	matéria-prima e mão de obra

Outros materiais