Buscar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308449815)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"O que está em jogo, os historiadores explicam, é o fato de se identificar outros agentes sociais, que não os privilegiados tradicionalmente, como atores principais da sua própria história e, em decorrência, do devir histórico: as classes dominadas, os setores trabalhadores e os despossuídos da sociedade brasileira." (Nadai, Elza) "Todo ensino tende a ser uma abertura e convida a conhecer ainda mais. É universalista e, por essa razão, transcende a função de conferir identidade. Contribui para situar cada um de nós relativamente aos demais." (...) (André, Yves) De acordo com o texto defina o papel dos líderes educacionais nos dias de hoje.
		
	
Resposta: O papel dos lideres educacionais nos diasde hoje e de incentivar, instigar o desenvolvimento do conhecimento fazendo assimilação do conhecimento previo do aluno e formar um conhecimento completo com as novas informações, não mais sendo a unica fonte de saber. Mas tambem formar seres com capacidade moral, etica, respeitar a diferenças,oferecer uma educação de qualidade ao alunos, respeitando as diferenças e individualidade de cada um.-
	
Gabarito: O aluno deverá se basear no texto para estabelecer o papel dos líderes educacionais nos dias de hoje.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308387950)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: No período colonial educação era ofereida pela igreja catolica, onde o interesse era manter a ordem, conquistar terras,manter fieis para não ter perda financeira, também não era oferecida aos negros, no entanto não tinha objetivo de transformar vidas, de formar um futuro melhor. Por isso não pode ser aplicada no período colonial.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308368374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As aulas régias consistiram num dos modelos iniciais de educação no Reino de Portugal. O Brasil contou com esta política que foi instalada pelo Marquês de Pombal em 1759. Podemos afirmar que as Aulas Régias se caracterizavam por:
		
	
	Gerenciamento e execução pela iniciativa privada colonial em todo o território nacional.
	 
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica em todo o território nacional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308368570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A construção da memória histórica da educação brasileira é importante uma vez que:
		
	
	Toda a produção historiográfica depende de sua compreensão.
	
	Relaciona-se apenas ao ensino da história no cotidiano de sala de aula.
	 
	Está ligada à preservação da memória da educação brasileira.
	
	É matéria presente nos currículos de ensino fundamental I e II das escolas do Brasil.
	
	É fundamental para a elaboração de manuais didáticos para universitários.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308587622)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Unifesp, 2009) Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à:
		
	
	Tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América.
	
	Descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais.
	 
	Perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África.
	
	Intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
	 
	Disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308368573)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	V, V, F, V, F
	
	V, V, V, V,V
	
	V, F, F, V, V
	 
	V, V, V, V, F
	
	F, F, V, V, F
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308368577)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O predomínio da educação jesuíta no Brasil foi quase absoluto até quando o Marquês de Pombal expulsou todos os padres da Companhia de Jesus de Portugal e de suas colônias. No lugar dos colégios da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, cada uma delas constituindo uma unidade, autônoma e isolada.
 
Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.
		
	
	Este momento caracteriza-se pelo aumento das escolas técnicas e superiores no Brasil a fim de atender a deficiência deixada pela educação jesuítica.
	
	Os professores eram geralmente de alto nível e bem preparados, embora mal pagos, característica muito semelhante ao magistério dos jesuítas, cujo preparo chegava ao requinte.
	
	Havia a existência de um currículo, no sentido de um conjunto de estudos ordenados e hierarquizados que tinha como finalidade atender a diversos níveis de especialização.
	 
	No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
	
	Embora não fosse permitida a impressão de livros no Brasil, devido a sua condição de colônia era fácil obter livros vindos do estrangeiro o que facilitava o ensino nas escolas secundárias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308368579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma escola que reunisse na mesma sala meninos e meninas com um ensino de viés laico e que respeitasse o desenvolvimento psico-biológico dos alunos. Articulação entre o ensino e a sociedade em seu momento histórico, o Estado oferecendo a educação nos diversos níveis. Com estas e outras propostas, em 1932 são lançadas as bases para uma educação mais adequada ao povo brasileiro. Estas ideias e posições não foram bem recebidas, contudo seus entusiastas seguiram e contribuíram para demarcar o campo educacional no Brasil e o distinguir dos demais. É correto aferir e indicar que:
		
	
	Estas ideias foram fruto de um movimento social surgido dos operários fiéis a Vargas, que implementou através de leis federais novas regras para educação.Esta foi uma luta realizada pelos comunistas, que contaram com o apoio de Vargas e assim lançaram seu manifesto da educação comunista, conquistando, sobretudo as grandes cidades.
	
	A ala progressista da Igreja Católica reformou o pensamento e difundiu por todo território estes ideais conquistando a sociedade civil provocando mudanças estruturais na educação.
	
	Uma aliança entre patões e trabalhadores levou a tencionar o governo a realizar mudanças na educação, tendo sido a Carta do Rio, o documento definitivo para detonar as mudanças.
	 
	Estas ideias são propostas dos Pioneiros da Educação Nova sendo declaradas no Manifesto dos Pioneiros, que angariou simpatias em vários setores sociais efetivando mudanças na educação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308368592)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I  Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos.
São corretas APENAS as características
		
	 
	I e II
	
	II, III e IV
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308409647)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a educação durante o Primeiro Reinado, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Apenas os negros que trabalhavam nas cidades poderiam frequentar as escolas liberais estabelecidas pelo governo
	
	Em 1823 foi estabelecido o método de ensino mútuo onde um aluno treinado poderia ensinar a um grupo de até 10 alunos.
	
	A Constituição de 1824 é a primeira a trazer a idéia de um sistema nacional de educação
	
	O decreto de 1826 instituiu 4 graus de instrução: pedagogias, liceus, ginásios e academias.
	
	O art. 179 da Constituição de 1824 estabelecia a educação gratuita para todos.

Outros materiais