Buscar

RESUMO QUIROPRAXIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO QUIROPRAXIA
A Quiropraxia é uma especialidade própria da Fisioterapia, desde 23 de maio de 2001, onde, através da Resolução no. 220, o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a reconheceu como especialidade.
Os conceitos da Fisioterapia são existentes desde a era de Hipócrates. Desde a antiguidade os gregos consideram o movimento um elemento vital para a saúde e o bem-estar. Atualmente, a Fisioterapia é definida como uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano, incluindo as disciplinas comportamentais e sociais. O procedimento terapêutico mais comum aplicado pelo Fisioterapeuta especialista em Quiropraxia é conhecido como “manipulação vertebral”, também chamado de “ajustamento quiropráxico”. 
O objetivo da manipulação é restaurar a mobilidade articular pela aplicação manual de uma força, direção e velocidade controlada na articulação que se tornou hipomóvel, devido a uma lesão tecidual. As lesões teciduais podem ser provocadas desde um trauma, em um único episódio, até a elevação inadequada de um objeto pesado, ou esforços repetitivos, ou, má postura, ou sentar-se numa posição inadequada por um período de tempo extenso. Em todos estes casos, os tecidos sofrem mudanças físicas e químicas que podem gerar dor, inflamação e diminuição da função. Manipulação, ou ajustamento da articulação afetada, restaura a mobilidade, diminuindo a tensão tecidual, levando ao alívio da dor e equilíbrio do tônus muscular, permitindo que o tecido se auto-cure.
O Cuidado quiropráxico é utilizado com mais freqüência nas queixas neuromúsculoesqueléticas, incluindo, mas não limitado a, dores nas costas, dor cervical, enxaquecas, dores nas articulações dos braços e das pernas, e, embora cientificamente não comprovada, alguns relatos clínicos indicam para alterações sistêmicas. 
O ajuste quiropráxico raramente causa disconforto. No entanto, os pacientes pode experimentar alguma dor leve ou contínua após o tratamento (como acontece em algumas formas de exercício), que geralmente se resolve dentro de 12 a 48 horas.

Outros materiais