Buscar

balancetes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Contabilidade II
*
Balancetes e Apuração do Resultado
Através de um exemplo bastante simplificado, demonstrar-se-á, como se procede para a Apuração do Resultado DRE e o Balanço Patrimonial.
Exemplo: Com base nos seguintes dados elabore as partidas de diário (ignorar históricos para simplificar), transporte os valores para os razonetes “T”, apure o resultado com base no inventário permanente, elabore a DRE e o Novo Balanço Patrimonial.
 
*
 
Balanço patrimonial em 31/12/20x1:
*
No decorrer do período ocorreram os seguintes fatos:
a - Recebimento de clientes no valor de 3.000
b - Pago aluguel da loja no valor de 1.000
c - Compra de mercadorias (10 unidades/1.000 cada) para revenda no valor de 10.000 a vista
d - Venda de Mercadorias (10 unidades) a prazo no valor de 30.000
 
Dados Adicionais
ICMS – 17% na compra e na venda
PIS – 1,65% na compra e na venda
COFINS – 7,6% na compra e na venda
*
Lançamentos:
a) 
C - Clientes
D – Caixa 3.000
 
b)
D – Despesa com aluguel
C – Caixa 1.000
 
c)
D - Mercadorias Estoque 7.375
D – ICMS a recuperar 1.700
D – PIS a recuperar 165
D – Cofins a recuperar 760
C – Caixa 10.000
 
*
d)
D – Clientes 
C – Vendas 30.000
D – Desp. ICMS s/ Venda
C – ICMS a recolher 	5.100
 
D – Desp. PIS s/ Venda
C – PIS a recolher 	 495
 
D – Desp. Cofins s/ venda
C – Cofins a recolher 2.280 
 
D – CMV
C – Mercadorias em estoque 7.375
 
*
Transferência dos valores para os razonetes:
*
 
*
Lançamentos de ajustes:
e) Apuração do ICMS: 
D – ICMS a recolher
C – ICMS a recuperar 1.700
 
f) Apuração do PIS e Cofins: 
D – PIS recolher
C – PIS recuperar 165
 
D – Cofins a recolher
C – Cofins a recuperar 760
*
Apuração do Resultado do Exercício
	Deve-se abrir a conta Apuração do Resultado do Exercício (ARE) e encerrar as contas de receita e de despesa. Vide Razonetes.
 Partidas de diário para as contas de despesa:
 
D – ARE 16.250
C – Desp. PIS s/ Venda 495
C – Desp. ICMS s/ Venda 5.100
C – Desp. de Aluguel 1.000
C – CMV 7.375
C – Desp. c/ Cofins 2.280  
*
h) Partidas de diário para as contas de receita:
 
D – Vendas
C – ARE 30.000
*
 Transfere-se o saldo da conta ARE para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados:
 
D – ARE
C – Lucros ou Prej. Acum. 13.750
*
Demonstração do Resultado do Exercício - DRE
 A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12 meses).
*
Demonstração Dedutiva
 
 A Demonstração do Resultado do Exercício é expressada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
 
 A Demonstração do Resultado do Exercício, exigida por lei, fornece maiores minúcias para a tomada de decisão: grupos de despesas, vários tipos de lucro, destaque dos impostos, etc... . 
*
Receita Bruta
 	 A Receita Bruta é o total vendido no período analisado. Nela estão inclusos os impostos sobre vendas (os quais pertencem ao governo) e dela não foram subtraídos as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos ocorridos no período).
 	Feitas as citadas exclusões ou ajustes, ou seja, deduzidos da receita bruta os impostos, devoluções e abatimentos sobre vendas, obtém-se a RECEITA LÍQUIDA.
*
Custos das Mercadoria Vendidas
 	O Custo das Mercadorias vendidas consiste no preço pago pela empresa para a aquisição/transformação dos produtos/serviços comercializados em determinado período.
*
Lucro Bruto
 	Lucro Bruto consiste na diferença entre as Vendas Líquidas e o Custo das Mercadorias Vendidas. Não leva em conta, ainda, outras despesas. Desta forma, subtrai-se da Receita Líquida o custo da mercadoria (ou do produto ou serviço prestado) colocada à disposição do consumidor, desprezando-se as despesas administrativas, financeiras e de vendas, por enquanto.
*
Despesas Operacionais
 	As despesas operacionais são todas aquelas referentes a atividade fim da empresa, como administrativas, de vendas e financeiras. As despesas operacionais são as necessários para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Enfim, são todas as despesas que contribuem para a manutenção da atividade operacional da empresa.
*
 
Lucro Operacional
 	O Lucro Operacional é obtido através da diferença entre o Lucro Bruto e as despesas operacionais, tal como prevista na legislação comercial do país, quais sejam:
A -) Despesas com Vendas;
B -) Despesas Administrativas;
C-)Despesas Financeiras (deduzidas das receitas financeiras);
 
*
Despesas / Receitas Não-Operacionais
 	As receitas e despesas não relacionadas diretamente com as atividades para as quais a empresa foi constituída são classificadas como não operacionais. Exemplo de despesas/receitas não operacional é o ganho/perda de capital, decorrente de venda de itens do Ativo Permanente.
*
Lucro Antes do IRPJ
 	O Lucro antes do IRPJ é calculado através da diferença entre o Lucro Operacional e as despesas/receitas não operacionais. 
Lucro Após IRPJ
 	Obtido o Lucro Antes do IRPJ (e da Contribuição Social), dele se deduzem duas parcelas para se chegar ao Lucro Após o IRPJ (e da Contribuição Social).:
A -) A despesa com o Imposto de Renda Pessoas Jurídicas (IRPJ);
B -) A despesa com a Contribuição Social.
*
Distribuição e Participação no Lucro
 	Após a obtenção do Lucro Após o IRPJ e a Contribuição Social, faz-se a dedução dos seguintes itens (se previstos no Estatuto Social), para se chegar ao Lucro ou Prejuízo Líquido do exercício:
*
A -) Participação de Debêntures – As companhias podem solicitar empréstimos ao público em geral pagando juros periódicos e concedendo amortizações regulares. Para tanto, emitirão títulos a Longo Prazo com garantias: São as debêntures. 
B -) Participação de Empregados e Administradores – É um complemento à remuneração de empregados e administradores. Normalmente, é definido no estatuto ou contrato social um percentual sobre o lucro.
 
*
C -) Participações de Partes Beneficiárias – Normalmente, são concedidas às pessoas que tiverem atuação relevante nos destinos da sociedade (tais como fundadores, reestruturadores, etc...). São títulos negociáveis, sem valor nominal, que a Cia pode criar a qualquer tempo. Os titulares desses títulos têm direito a participação (prevista em estatutos) nos lucros anuais (não dedutível para efeito de imposto de renda).
D -) Contribuições para Instituições ou Fundos de Assistência ou Previdência de Empregados – São as doações às constituições de fundações com a finalidade de assistir seu quadro de funcionários, às previdências particulares, no sentido de complementar a aposentadoria, etc..., que, definidas em estatutos, serão calculadas e deduzidas como participação nos lucros anuais (não dedutível para efeito de imposto de renda).
*
Lucro Líquido
 	O Lucro Líquido do Exercício é a diferença entre o Lucro Após o IRPJ e a distribuição e participação no lucro. Consiste no valor que efetivamente sobra para a empresa para remunerar seus acionistas.
 	 
Assim, no nosso exemplo, temos:
 
*
*
Após a elaboração da DRE, apura-se o Balanço Patrimonial, verificando os saldos apurados nos razonetes e transcrevendo-os para o balanço.
*
Balanço Patrimonial
*
Segundo a equipe de professores da FEA USP (1998, p. 132) o balanço é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação. Ele encerra a sequencia dos procedimentos contábeis, apresentando de forma ordenada os três elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
	O Balanço Patrimonial, permitirá as pessoas interessadas conhecer a situação patrimonial da empresa e as variações ocorridas durante certo período de tempo.
Considerando o nosso exemplo, o Balanço Patrimonial da empresa X, esta assim apresentado:
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais