Buscar

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
	A palavra comunicação vem do Latim “communicare” e significa tornar comum compartilhar. Portanto o ato da comunicação implica na troca de informações entre sujeitos ou objetos utilizando símbolos como suporte. Descreva a comunicação utilizando os conceitos da Semiótica.
Utilizando os conceitos da Semiótica, temos que o ato de comunicação é a materialização de pensamentos e sentimentos em signos (sinais) conhecidos por todas as partes envolvidas.
	Conceito de comunicação.
Comunicação é o ato de promover a troca de informações por meio da utilização de representações comuns aos interlocutores.
	O que vem a ser o termo Signo (Sinais)?
Signo é qualquer representação para que uma ideia seja compreendida em sua transmissão. Utilizar a escrita da palavra “cadeira”, por exemplo, remete rapidamente o receptor à ideia de uma cadeira. 
	Defina Semiótica (Semiologia)
É a teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (linguísticas ou não), enfatizando esp. a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram, ou seja, como o ser humano interpreta as representações que recebe.
	Como os Signos podem ser representados?
O signo pode ser representado como sinais (representações que despertam uma ação), ícones (representações visuais), índices (representações indicativas) ou símbolos (representações com caráter emocional).
	Quais os elementos fundamentais para o processo de comunicação?
Emissor (Codificação), mensagem, Canal (meio de transmissão da mensagem) Código (conjunto de signos utilizados para construção da mensagem), Receptor (decodificador), feedback (resposta).
	O que é um Ruído numa comunicação?
É tudo o que pode interferir negativamente no fluxo de informações, desviando o foco da mensagem, prejudicando a codificação ou a decodificação. Barulhos, pessoas alheias ao processo de comunicação interferindo na mensagem transmitida e poluição visual são exemplos de ruídos. 
	Quais são as 3 esferas operacionais e estratégicas da comunicação organizacional?
A Comunicação Organizacional pode ser dividida em três esferas operacionais e estratégicas: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing).
	Quais os tipos de linguagem?
INFORMAL - A linguagem popular ou coloquial, Linguagem vulgar, Linguagem regional. FORMAL - A linguagem culta ou padrão. É aquela que segue e obedece, às normas gramaticais.
	O que são Stekholders?
São os diferentes públicos de uma organização, como os acionistas, os fornecedores, os parceiros, as entidades de classe, os representantes de órgãos governamentais, os clientes, os funcionários, a comunidade e a sociedade em geral.
	Ao traçar um apanhado histórico que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa, no entanto do ponto de vista do que se convencionou chamar relações públicas o que podemos considerar como marco?
Podemos considerar como marco a contratação de um escritor, no sec. XVIII, para traçar estratégias de comunicação para a emancipação dos EUA.
	Por qual motivo as organizações devem manter uma comunicação bem estruturada?
A comunicação nas organizações, devem ser bem estruturadas para evitar ruídos e fofocas, pois onde não há transparência na comunicação oficial a comunicação informal opera, a comunicação bem estruturada faz com que a organização possa se comunicar de maneira coesa com todos os stakholders.
	Quais as 3 formas de produção e suas principais características?
Artesanal – sistema doméstico de fabricação o qual evoluiu para oficinas caseiras com uso de ferramentas rudimentares. Industrial – Industrialização uso de ferramentas mecânicas nas oficinas e na agricultura, uso do carvão e ferro emprego do vapor como forma de energia. Desenvolvimento industrial. Uso do aço e da eletricidade, surgimento do motor elétrico e uso de derivados de petróleo para geração de energia.
	De que forma, por exemplo, a tão falada crise econômica mundial – e a brasileira – afeta a comunicação interna e externa das empresas?
O processo de comunicação nas empresas pode enfrentar sérios problemas com ruídos vindo do ambiente interno e externo os quais podem comprometer os objetivos e resultados da empresa. Se a empresa ignorar as mudanças ocorridas no ambiente em que atuam e separar a comunicação do processo de mudanças, poderá ter a credibilidade e sua imagem afetada. Para obter sucesso uma comunicação bem estruturada deve atuar em todo o processo, principalmente deixando toda a organização informada sobre o novo quadro que se está instalando.
	Segundo Kunsch, (1986), a comunicação humana ocorre em quatro diferentes níveis: intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico. Em cada um destes níveis, a mensagem tende a provocar diferentes impactos, reações e/ou resultados. Descreva os impactos em cada um dos níveis citados. 
No nível Intrapessoal é o impacto da comunicação no interior de cada indivíduo, “É o estudo do que se passa dentro do indivíduo enquanto este adquire, processa e consome informações”. No nível Interpessoal, é aquele que ocorre na interação entre as pessoas, analisa-se “a comunicação entre os indivíduos, como as pessoas se afetam mutuamente e, assim, se regulam e se controlam uns aos outros”. No nível Organizacional é o mais explicitamente ligado ao meio corporativo, analisa-se como as pessoas de uma organização ficam ligadas por causa de sua comunicação, formando uma rede que as une, entre si e ao ambiente. No nível Tecnológico. É aquele que pressupõe a utilização de meios externos para que se dê o processo comunicacional. “O centro da atenção recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos, nos programas formais para produzir, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações”.
	O que se devemos considerar para que o processo de comunicação se dê de maneira satisfatória?
Precisamos considerar todas as etapas da comunicação, a adequação do código entre o emissor e o receptor, a ambientação da mensagem e a análise dos níveis em que ocorre a comunicação (intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico).
	Quais são os tipos de barreiras da comunicação organizacional?
Barreira Mecânica ou Física - Quando a interferência é provocada por elementos externos, como aparelhos de transmissão, equipamentos inadequados ou ruídos do ambiente, temos este tipo de barreira. Barreira Pessoal ou Fisiológicas - Ocorre quando a pessoa tem dificuldade de se comunicar por causa de algum problema de ordem física ou fisiológica, provocado por causas genéticas ou por acidentes. Barreira Semântica Quando há o uso inadequado da linguagem, emissor e receptor devem partilhar do mesmo código para que haja comunicação de forma efetiva. Barreiras Psicológicas - quando preconceitos e prejulgamentos prejudicam a comunicação. Preconceitos raciais, de classe social, orientação sexual e de ordem religiosa costumam provocar prejuízos ao processo de comunicação. Além de outras barreiras específicas da Comunicação Organizacional Barreiras pessoais - quando pessoas prejudicam, de forma deliberada ou não, o processo de comunicação. Há pessoas que travam a fluência da comunicação, criando segredos, impondo obstáculos, dificultando a interação com os colegas. Barreiras administrativo-burocráticas - Há empresas excessivamente burocráticas e que, por causa desse excesso, provocam interrupções, bloqueios ou atrasos em seus processos comunicacionais. Barreira por Excesso de informações - pode levar as pessoas a terem dificuldade para estabelecer prioridades. Barreira por Falta de Informações - Onde não há transparência na comunicação, proliferam-se os canais informais, pois as pessoas tendem a buscar informações para o seu dia a dia nos chamados canais extraoficiais. Informações incompletas- Dados incompletos,
fragmentados ou mesmo deturpados, com informações sonegadas ou omitidas podem provocar danos importantes a uma empresa.
	Quais as mudanças que a Globalização trouxe no cenário atual das empresas?
A globalização trouxe inúmeras mudanças na forma de se gerir negócios. Hoje em dia, empresas podem não ter sua unidade de produção concentrada em lugares específicos, por exemplo. É comum que cada item de um produto seja desenvolvido em uma localidade, por motivos de competitividade.
	Se por um lado, A globalização representa grandes oportunidades para empresas que têm condições de atuar de forma global, por outro, pode também ser uma grande ameaça às empresas que não têm condições ou que não estejam preparadas para a nova realidade. Para Lamas, o fenômeno é irreversível. O lado cruel da globalização é que ela favorece ainda mais os países mais desenvolvidos, pois eles têm tecnologias mais avançadas e maior estabilidade econômica do que os chamados emergentes. Quais as principais características da globalização segundo Lamas? 
O desenvolvimento tecnológico faz do mundo uma aldeia global; o foco está no conhecimento, e não mais nas matérias-primas básicas; os mercados tendem a se expandir gradativamente; a busca incessante pela melhora da produção ao menor custo possível, em âmbito mundial. 
	Com a globalização o maior desafio em países menos desenvolvidos é criar alternativas para a integração das potências econômicas emergentes. Diante deste cenário quais as vantagens de uma empresa de pequeno porte?
Para empresas de pequeno porte as vantagens são, maior flexibilidade na gestão e a possibilidade de ser mais ágil do que as gigantes internacionais são oportunidades visíveis no mundo globalizado. Com o desenvolvimento tecnológico e o crescente processo de inclusão digital, as empresas individuais e as de pequeno porte passam a ter força e voz, podendo até mesmo fazer frente às grandes corporações.
	Quais são os níveis hierárquicos de uma organização descreva cada uma delas
Nível operacional, nível de gerência, nível estratégico.
	Descreva as atribuições do nível operacional.
Nível Operacional – é o executor de todas as tarefas, lida com a técnica, é o encarregado de fazer a transformação dos recursos em produtos, neste nível estão os técnicos que planejam transformam e controlam os recursos por meio de processos.
	Descreva as atribuições do nível estratégico.
Nível Estratégico, são definidas as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes
	Descreva as atribuições do nível de gerência.
Tem como atribuição integrar outros níveis hierárquicos. Traduzir estratégias em objetivos operacionais e lidar com problemas do ambiente operacional, transformando-os em decisões executivas,
	A – Qual a principal função de um sistema gerencial de RH
Consiste em fornecer subsídios ao gestor de pessoas de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão de contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, preparação e emissão de folha de pagamento de pessoal, controle e mapeamento de competências e habilidades.
	Dentre as filosofas do “pensamento enxuto” destaca-se o termo valor, que possui qual significado
O ponto de partida do pensamento enxuto só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente ele não deseja. (Menos é mais).
	Nas regras de comunicação Formal e Informal descreva alguns de seus conceitos:
Comunicação Formal, estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações, seguem normas e procedimentos bem definidos previstos, estruturados e documentados nas políticas das organizações, ex. envio de relatórios de um projeto pelo gestor aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura do projeto em conformidade com a política de comunicação da organização. – Comunicação informal, são iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação, são informações trocadas em ambientes interativos, como por exemplo, salas de chat online, fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento
	O Que é globalização? 
A globalização é um fenômeno irreversível, pois é fruto do desenvolvimento tecnológico que transpões fronteiras e de movimentos econômico de interação entre países, é especialmente benéfica para os países em desenvolvimento, pois facilita transações de exportação e importação.
	Quais são as 9 formas de comunicação dentro de uma organização? Relacione-as com suas atribuições.
Comunicação Institucional, de Produto, interna, financeira, ambiental, de crise, Relações com comunidade local, Relações Governamentais, Relação com os media.
	Com o que se ocupa a comunicação institucional?
Comunicação Institucional – se ocupa em construir uma boa imagem e reputação de numa companhia aos públicos externos e internos da organização – o profissional responsável por esta comunicação quase sempre possui formação em comunicação Social geralmente é um Relações Públicas ou Jornalista.
	Com o que se ocupa a comunicação de produto?
Comunicação de produto não ocorre somente por meio de publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como assessoria de imprensa, que irá divulgar as novidades junto a imprensa, e redes sociais que promovem a interação direta ao público sem intermediários.
	Com o que se ocupa a comunicação de Financeira?
Comunicação financeira estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
	Com o que se ocupa a comunicação de Crise?
Comunicação de Crise trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
	Com o que se ocupa a comunicação Ambiental?
Comunicação ambiental trabalha tendo o cuidado de agir de forma ambientalmente correta, minimizando danos ao ecossistema. Todavia, mais do que isso, suas estratégias de comunicação devem também prever ações de preservação e cuidados com o meio ambiente. As ações de comunicação deverão sensibilizar os diferentes públicos para a importância das ações ambientais.
	Com o que se ocupa a relação Governamental?
Comunicação governamental trabalha com uma forma de se estabelecer um relacionamento saudável com essas instituições. Frise-se que o estabelecimento deste bom relacionamento nada tem a ver com a busca por qualquer tipo de favorecimento ou práticas ilícitas. Pelo contrário, é uma maneira de se estreitar relações para evitar ruídos e eventuais problemas.
	Com o que se ocupa a comunicação Local?
Comunicação Local trabalha empreendo esforços importantes para desenvolver bom relacionamento com a comunidade em que está inserida. Programas de envolvimento da comunidade ajudam a fortalecer a boa reputação da organização. Além de promover a integração da comunidade com a organização, uma boa comunicação e interação com a localidade é uma forma de neutralizar eventuais barreiras.
	Com o que se ocupa a relação com os media?
As relações com os veículos de comunicação e seus profissionais servem não apenas para a divulgação de produtos, mas também para o estreitamento de uma relação na criação de uma interação de confiança. Dentro das organizações, o elo com os veículos é o profissional de Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa, mas todo o staff (gerências técnicas e cargos de direção) precisam estar preparados para o contato com
a mídia.
	A comunicação entre as pessoas pode apresentar dificuldade com ruído o que interfere e impacta diretamente no processo de comunicação. As Habilidades de transmissão e de escuta podem contribuir para a melhoria da comunicação. Quais Os fatores que fazem parte da comunicação organizacional?
R – Escuta Ativa, Empatia, Reflexão e Feedback
	Quais são as regras que podem facilitar o processo de feedback?
Ser Objetivo, fazer julgamento Claro e objetivo sobre o ocorrido e ser oportuno, dar feedback logo após a ação ocorrer, falar da ação e não da pessoa, ser descritivo e não avaliativo, não fazer julgamentos.
	Cite algumas características de grupos e equipes.
Equipe –Objetivo de trabalho compartilhado, unidades de trabalho autônomas e semiautônomas, responsabilidade compartilhada pelos resultados globais. Grupo – esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, unidades de trabalho dependentes.
	Quais são os cinco objetivos de um sistema de Informação organizacional?
Sustentabilidade do negócio, excelência operacional, melhores decisões, novos produtos e serviços e Relacionamento com o Cliente.
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilometro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise e que este índice é maior para veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros, João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos para alcançar um equilíbrio.
	Com relação aos cinco objetivos de um sistema de informação gerencial qual é o principal objetivo evidenciado por João?
No cenário descrito João deseja atingir excelência operacional pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
	Descreva as principais atribuições de um Planejador estratégico.
O planejador estratégico deve ter foco na equipe além de uma visão do todo (visão sistêmica) e detalhada, deve conhecer a realidade e tendências de mercado para a realização do plano de comunicação, necessita desenvolver pesquisas, ter pensamentos criativos, boa comunicação e entendimento sobre os objetivos da organização, pois é ele quem alinha os planos da organização com as suas estratégias.
	Qual as características de uma redação técnica
A redação técnica deve ter precisão de vocabulário e ser objetiva, sem metáforas, figuras poéticas ou figuras de linguagem.
	Descreva os quatro momentos da evolução do SI (sistemas de informação)
Primeira geração, os SI tinham foco em automação de processos operacionais e processamento de dados em especial na área financeira e engenharia, na segunda geração, o surgimento dos computadores pessoais, foram inseridos no contexto das organizações, a terceira geração ficou marcada pelo surgimento das redes de dados coorporativos, além do rápido desenvolvimento de peças de hardware, software e telecomunicações. E finalmente a quarta geração fomentada pelo advento da interne que trouxe a integração dos SI e estes deixaram de ser restritos aos servidores coorporativos, podendo ser acessados de qualquer lugar por meio da internet.
	O que um líder deve fazer para manter uma equipe coesa?
O líder deve ter capacidade de mobilizar as pessoas por meio de sua credibilidade e de sua capacidade de inovar. Ele deve se aproximar de sua equipe, entende-la e saber conduzi-la, conhecer as suas necessidades e ter consciência que precisa estar em constante desenvolvimento.
	Como deve ser o processo de feedback de uma organização.
O processo de feedback deve ser bem planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer os objetivos que eles podem causar em nos profissionais, um feedback bem planejado pode garantir assertividade, objetividade e aplicabilidade, evitando apenas ser um instrumento de fofocas e comentários irrelevantes.
	Qual o Poder de um boato?
Ruídos podem desviar o foco da mensagem principal e provocar distorções importantes no conteúdo a ser repassado. Uma palavra mal colocada ou mal compreendida, uma intenção que não seja bem explicada ou mesmo boatos, exageros e omissões, podem provocar danos irreversíveis no fluxo de trabalho de uma organização
	Explique o processo de transformação da sociedade influenciada pela tecnologia 
A transformação da sociedade se deu devido a necessidade de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, e busca constante de informações e conhecimento, com os avanços tecnológicos, o volume das informações que recebemos é crescente e imensurável e se dão de forma acelerada e para manter este ritmo as tecnologias tendem a se tornar cada vez mais sofisticadas e a obsolescência é cada vez mais rápida, também provocando um consumo acentuado.
	Descreva os itens obrigatórios de uma procuração.
Os itens obrigatórios que uma procuração deve conter são a identificação e profissão de outorgante e outorgado, a especificação dos poderes delegados entre eles, a finalidade e o prazo de validade do documento. Após o texto explicativo contendo essas informações, deve conter local, data e assinatura do outorgante (aquele que está cedendo poderes)
	Alguns elementos impulsionam mudanças nas organizações, elementos estes utilizados pela alta gerência para a tomada de decisões. Identifique quais são estes elementos.
As 3 situações propulsoras de mudança em que a alta gerência deve levar em consideração ao tomar decisões são: ameaças externas – fatores que afetam a sobrevivência da empresa, Oportunidades externas – relacionam-se a oportunidades em novos segmentos. Rapidez de resposta - são reações da empresa às demandas do mercado.
	Qual a Importância da comunicação organizacional para a gestão de uma organização?
É fundamental para o bom funcionamento da empresa, com uma comunicação bem estruturada ela ganha credibilidade, precisão e agilidade nas informações, os seus colaboradores obtém conhecimento da organização e sensação de pertencimento, possibilita o melhor desempenho e descoberta de talentos e minimização de efeitos negativos em crises.
A empresa ganha credibilidade, quanto mais forte a credibilidade interna mais forte será sua imagem externa, Precisão e agilidade na informação: quanto mais estruturada for a comunicação interna, mais claros serão seus processos. Conhecimento da organização: quando conhecem bem a organização em que estão inseridas, as pessoas tendem a tomá-la como sua. Sensação de pertencimento: o ser humano necessita sentir-se parte de um contexto. Destaque a profissionais: a comunicação interna permite conhecer melhor o desempenho e os talentos das pessoas. 
Troca de informações: a comunicação interna bem estruturada fomenta a interação entre as pessoas, facilita a troca de informações e ameniza eventuais efeitos nocivos de críticas e feedbacks negativos. 
Minimização de efeitos em crises: quanto mais a equipe estiver bem informada sobre o andamento da organização, de suas crises e dificuldades, mais poderá ajudar a contornar a situação e vencer os obstáculos. 
Clima organizacional positivo: a comunicação interna facilita a interação entre as pessoas, não apenas pelos canais formais. 
	Como o gestor deve se comunicar com suas equipes?
O Gestor deve comunicar-se com clareza, estimular a produtividade do time, inspirar o grupo e, ainda, promover um bom relacionamento entre todos os membros. Ele deve saber ouvir, ser transparente e objetivo, motivar e encorajar, dar e aceitar feedbacks, e jamais ser comparativo expor pessoas e apontar culpados.
	Como a empresa deve estruturar seu endomarketing?
Bekin (1995) aponta que o plano de endomarketing deve se desenvolver em três etapas: programa, gerenciamento e execução, buscando o maior comprometimento do público interno. O endomarketing deve deixar sua equipe interna bem integrada
e informada sobre as ações da empresa, deve contratar, treinar e motivar os funcionários para que esses possam atender bem aos seus clientes pois quanto mais comprometida estiver a equipe, melhores os resultados que ela tenderá a gerar. É por meio do endomarketing que os empregados perceberão a importância do cliente.
	Como as estratégias de comunicação interferem na imagem organizacional?
Elas interferem diretamente na reputação e credibilidade da organização, uma comunicação bem estruturada não permitirá que ruídos interfiram na imagem da organização principalmente em momentos de crise, fará com que seus colaboradores mantenham o foco e garantam que a organização atinja o objetivo a comunicação na organização está diretamente ligada ao sucesso ou a ruína da empresa.
	Como as pequenas empresas com suas limitações devem estruturar sua comunicação?
Como na maioria dos casos não há condições de se montar um departamento de comunicação nem de se contratar empresas terceirizadas, a comunicação é feita diretamente entre os gestores e os liderados, e também entre os gestores e o público externo. - Os gestores devem motivar as pessoas e criar maior compromisso de cada um, fortalecendo os laços internos. Incentivar a comunicação como uma via de mão dupla, é fundamental manter a equipe bem informada para estar “focada, atenta e, consequentemente, empenhadas quanto aos objetivos da organização, possibilitando resultados cada vez mais positivos”. Referente ao público externo todo material gráfico o precisa ser feito com muito cuidado, sem erros, com informações precisas e chamativas para causar uma boa impressão ao público externo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes