Buscar

APOL 4 COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E SIG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
A abrangência de um Sistema de Informação se refere à sua capacidade de atender diferentes áreas funcionais da organização. Quanto maior for a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema. De acordo com esse critério, os SIs podem ser classificados em três categorias (ELEUTÉRIO, 2015, p.96).
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (do inglês Supply Chain Management – SCM) auxilia na integração dos controles de estoque de empresas que atuam em canais de distribuição específicos tais como o fornecimento de matérias primas para montadoras de automóveis ou equipamentos eletroeletrônicos.
Quanto à abrangência, podemos afirmar que este tipo de sistema de informação (SCM) é caracterizado como:
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema integrado
	
	B
	Sistema departamental
	
	C
	Sistema interdepartamental
	
	D
	Sistema funcionais
	
	E
	Sistema interorganizacional
Você acertou!
Alternativa “E”. O SCM é um sistema do tipo interorganizacional. Esses sistemas têm como finalidade integrar as informações de várias empresas, movendo as informações além das fronteiras de uma organização. Eles são especialmente úteis em situações onde há uma forte relação entre um grupo de empresas, o que é o caso do SCM (Aula 05, p. 7).
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo que trata da evolução dos sistemas de informação, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as gerações dessa evolução, apresentadas na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012).
http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9m4gx1IRG6UB7QE3sP/tzGc/8NBov9AFVImGa0Jx7cEvrGipoKLR7VDUs1t3FTmwjdD37k5d5uofOSkaGOrcyksRQGsN42A3mIB6Aso5AwHe
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 1 4 3
	
	B
	2 4 1 3
	
	C
	3 1 4 2
	
	D
	2 3 4 1
Você acertou!
Alternativa “D”. A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online (Aula 05, pg. 24).
	
	E
	3 4 1 2
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, a qual aborda sobre o profissional de planejamento:
Nas agências de Publicidade, o profissional de planejamento é conhecido como Planner. É ele quem fornece ideias a outras áreas da agência, especialmente com a área de criação, que é a responsável pela execução das ideias para as campanhas. Mas é importante salientar que eles não criam, mas dão subsídios para o setor de criação. É um profissional que deve estar constantemente muito bem informado, pois faz pesquisas o tempo todo, analisa o mercado e o comportamento do consumidor.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao profissional de planejamento (planner ou planejador):
( ) O profissional de planejamento deve trabalhar isolado de outras áreas para ter maior concentração.
( ) O profissional de planejamento elabora cronogramas, prevê prazos e ações a serem executadas com vistas a um objetivo maior.
( ) O planejador é alguém que precisa estar totalmente focado em seu departamento, independente do que a empresa esteja enfrentando em outros departamentos.
( ) O planejador é um profissional que deve gerir sua equipe e ter a consciência de que seu trabalho irá afetar também outros departamentos da organização.
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	F,V,V,V
	
	B
	V,V,F,F.
	
	C
	F,F,V,V.
	
	D
	V,F,F,V.
	
	E
	F,V,F,V.
Você acertou!
A segunda e a última afirmativas são verdadeiras. O planejador deve ter consciência que o resultado do seu trabalho afeta diretamente outros profissionais da mesma organização, além do mais, responsabilidades como elaboração de cronogramas, previsão de prazos entre outras ações, fazem parte do seu cotidiano. A primeira e a terceira afirmativas são falsas, pois o profissional de planejamento não tem como trabalhar isolado, pois seu trabalho afeta e é afetado o tempo todo por várias outras áreas da organização (Aula 05, Tema 3).
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os processos organizacionais, independentemente do nível hierárquico onde ocorrem, são, geralmente, acompanhados para fins de controle e correção dentro das empresas. Para tanto, alguns sistemas de informações são utilizados diariamente nas organizações, com as mais variadas finalidades, por gestores de todos os níveis hierárquicos.
Com relação aos sistemas de informações utilizados dentro das empresas contemporâneas, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados na modelagem de dados e informações para apoiar gestores e profissionais no processo de tomada de decisão.
(  ) O estudo dos sistemas de apoio à decisão (SAD) tem mais de 40 anos, iniciando-se na década de 1970 com o surgimento dos primeiros SAD.
(  ) Os SAE – sistemas de apoio aos executivos – são softwares destinados a suprir executivos com informações úteis para a gestão estratégica das organizações.
(  ) Os sistemas integrados de gestão, também conhecidos como ERP’s, são sistemas que integram as informações de todas as áreas funcionais de uma empresa.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V; V; F; F;
	
	B
	V; F; F; F;
	
	C
	V; V; V; V;
	
	D
	F; V; V; V;
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 100), os SPT têm como função “registrar os dados referentes às atividades básicas e rotineiras de uma empresa”, portanto a afirmativa I está errada. As demais afirmativas estão corretas, conforme conteúdo do material didático (ELEUTÉRIO, 2015, p. 114-118).
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) dentro das empresas são utilizados em vários momentos e com finalidades distintas de acordo com a empresa, com o tipo do sistema e com o nível hierárquico onde estão sendo utilizados. Como resultados, os SIG proporcionam maior facilidade e agilidade na obtenção de dados, maior clareza nos processos decisórios, informações de qualidade, dentre outros resultados. Neste sentido, um dos elementos essenciais produzidos pelos SIG é o Relatório Gerencial, que são resumos estruturados de dados e informações necessárias ao processo decisório.
A partir do exposto e com base no material didático, leia as asserções a seguir e analise a relação entre elas.
I. Relatórios de exceção são aqueles gerados a partir da solicitação de usuários quando surgem situações operacionais específicas que necessitam ser analisadas.
Porque
II. O propósito de um relatório gerencial reside em sua capacidade de atribuir significado aos dados da organização sob uma ótica de gestão.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	
	B
	A assertiva
I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 107), “o propósito de um relatório gerencial reside, portanto, em sua capacidade de atribuir significado aos dados sob a ótica da gestão”. Desta forma, a assertiva II é verdadeira. Por outro lado, a assertiva I está incorreta, uma vez que os relatórios sob demanda são aqueles “gerados por solicitação do usuário, quando surge alguma situação operacional específica que necessita ser analisada” e não os relatórios de exceção, que são “aqueles gerados automaticamente pelo sistema para alertar os gestores sobre situações anormais que podem exigir algum tipo de intervenção” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 107).
	
	C
	As assertivas I e II são falsas;
	
	D
	As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais