Buscar

APOL 5 COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E SIG

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre técnicas para otimizar reuniões:
Para que as reuniões sejam mais efetivas, é necessário encontrar formas de promover o engajamento da equipe, de tornar as pessoas participativas e de se conseguir, de fato, resolver problemas e tomar decisões importantes nesses encontros, que são, sim, necessários ao bom andamento dos trabalhos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às características das reuniões efetivas.
( ) Reuniões efetivas são aquelas em que as chefias transmitem orientações e os liderados as absorvem, caso seja necessário questionar, isso deve ser feito em particular.
( ) Para que as reuniões sejam efetivas, é necessário que haja previsão de início e término, uma pauta definida, abertura para interações e respeito a quem está falando.
( ) Uma reunião efetiva é aquela em que as pessoas têm clareza do horário de início, mas o horário de término pode não estar claro, em razão da quantidade de trabalho a ser desenvolvido.
( ) As pessoas devem ser incentivadas a se pronunciarem durante as reuniões.
 
Assinale a alternativa correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	V,V,F,F.
	
	B
	F,F,V,V.
	
	C
	V,F,V,V
	
	D
	V,F,V,F.
	
	E
	F,V,F,V.
Você acertou!
A segunda e a quarta afirmativas estão corretas. É importante que as reuniões efetivas obedeçam uma pauta (início e término) e o incentivo à participação nas reuniões pelos presentes deve ser natural. A primeira e a terceira afirmativas estão incorretas, pois as reuniões não devem primar pela transmissão unilateral de informações, mas também deve haver previsão de espaço para que as equipes se pronunciem com liberdade e sejam respeitadas. A previsão de horário para início e fim de uma reunião é uma forma de demonstrar respeito ao colaborador, que precisou deixar seu trabalho cotidiano para participar da reunião (Aula 06, Tema 5, p 30 - 31).
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Dentro das empresas contemporâneas é comum a utilização dos mais variados tipos de sistemas: sistemas de controles da produção; sistemas de gestão da qualidade; sistemas de gestão ambiental; sistemas financeiros; sistemas de recursos humanos; sistemas integrados de gestão ou ERP’s; dentre outros. Cada um destes tipos de sistemas possui características e funções específicas, como é o caso dos ERP’s. Além de suas particularidades, os ERP’s foram divididos em duas gerações: Primeira e Segunda Gerações. O ERP da segunda geração ficou conhecido como ERP2.
Neste sentido, e com base nos conteúdos vistos em aula e no material didático, assinale a alternativa que apresenta a principal característica de um ERP2:
Nota: 0.0
	
	A
	Seu caráter integrador e multidepartamental.
	
	B
	A integração e centralização dos dados internos da empresa.
	
	C
	Planejamento das necessidades de materiais.
	
	D
	Auxiliar gestores no processo de tomada de decisão.
	
	E
	Integração com o ambiente externo.
Justificativa: A resposta correta, conforme apontado por Eleutério (2015, p. 144), é a letra ‘e’, que diz que a principal característica do ERP2 é a integração com o ambiente externo, em função da incorporação de módulos de CRM, SCM e do e-commerce. Assim, além de dados internos da empresa, dados do seu ambiente externo passarão a integrar os módulos e banco de dados do ERP2.
As alternativas ‘a’, ‘b’ e ‘d’ se relacionam com os sistemas de informação de modo geral, por isso não se enquadram como resposta à essa pergunta. Já a alternativa ‘c’ está relacionada com os SIG para gestão da produção.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Uma renomada empresa prestadora de serviços considera que a gestão tempo é uma das principais ferramentas para se aumentar a produtividade. Com o objetivo de utilizar o tempo a favor da empresa, os gestores realizaram uma reunião para levantar as principais sugestões a respeito dos mecanismos de otimização do trabalho e melhor aproveitamento do tempo. O intuito é adotá-los nas rotinas administrativas da empresa para atingir melhores resultados, receitas e níveis de satisfação junto aos clientes.
Avalie as afirmações a seguir no que se refere às sugestões levantadas na reunião a respeito da gestão do tempo na empresa:
I – Resolver todos os problemas da empresa, inclusive os que não são da competência do profissional, pois todas as atividades da empresa são consideradas prioritárias.
II – Estabelecer metas e prazos para o atingimento de resultados, podendo gratificar a equipe quando os resultados forem alcançados.
III - Incentivar a procrastinação, ou seja, todos os profissionais devem cumprir as suas obrigações para atendimento das solicitações dentro do prazo combinado com o cliente.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “B”. Através da compreensão do conteúdo do tema 03 da rota da aula 06 (intervalo entre as páginas 19 até 26) observa-se que:
I – CORRETA - Quando há um planejamento das atividades, incluindo a definição das metas e prazos, é possível desenvolver as atividades em um ritmo necessário para se atingir os objetivos propostos. Reconhecer o trabalho da equipe poderá motivá-la a superar metas e melhorar o tempo na execução dos processos.
II – INCORRETA: Um dos principais pontos da administração do tempo nas organizações é saber estabelecer prioridades, separando o que é urgente, emergente, importante e cotidiano. O profissional deve saber delegar e não se sobrecarregar de tarefas que não sejam de sua competência.
III – A procrastinação deve ser evitada, pois significa o adiantamento de obrigações que devem ser cumpridas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os tipos de sistemas de informação para manufatura, apresentadas na coluna da esquerda:
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	4 1 2 3
	
	B
	3 1 4 2
	
	C
	2 1 3 4
Você acertou!
Resposta Correta: Alternativa “C”. Os Sistemas de Informação de Manufatura são usados para planejar, monitorar e controlar as compras, os estoques e o fluxo de materiais e produtos, tendo os seguintes subsistemas: Projeto e Engenharia (possibilita aos projetistas realizar a prototipagem virtual, ou seja, a construção de modelos em computador que simulam a forma e o comportamento físico dos produtos); Planejamento e escalonamento da produção (trata de destinar, controlar e otimizar o trabalho e as cargas de trabalho em um processo produtivo); Controle de processos (automatizam um processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção durante o processo de manufatura); e Gestão da Qualidade (auxílio no gerenciamento dos aspectos relativos à qualidade, como por exemplo, o controle de qualidade, a otimização de processos, a rastreabilidade, o monitoramento de lotes, a análise de falhas e a conformidade aos padrões) (Aula 06, Tema 3).
	
	D
	4 3 1 2
	
	E
	2 1 4 3
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Líderes autênticos são capazes de transmitir e receber críticas de forma humilde e profissional. Bond e Oliveira (2012) afirmam que a realização de feedback entre os profissionais é promovida em diversas empresas na atual conjuntura, visando colaborar no desenvolvimento das estratégias de melhoria de desempenhodas equipes.
FONTE: BOND, M. T.; OLIVEIRA, M. Conhecendo as técnicas secretariais. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Coleção Manual do Profissional de Secretariado, v.2).
Considerando o feedback nas organizações como um processo de troca de críticas positivas entre as pessoas para o aprimoramento pessoal e profissional, pode-se afirmar:
I) O processo de feedback deve ser planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer o objetivo do seu uso e os efeitos que ele pode causar nos profissionais.
II) As atividades diárias realizadas pelos colaboradores e consideradas satisfatórias pelos gestores não apresentam a necessidade de feedback, ou seja, não precisam de correções.
III) O foco da ferramenta feedback nas organizações está na promoção de um debate extremo entre líder e liderado para ver quem tem razão nas tarefas solicitadas e realizadas.
Estão corretas apenas as afirmações:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “A”. Através da compreensão do conteúdo do tema 02 da rota da aula 05 (intervalo de páginas – 12 até 19) observa-se que:
I - CORRETA. Um processo de feedback bem planejado pode garantir a assertividade, objetividade e aplicabilidade, evitando ser apenas um instrumento de fofocas e comentários irrelevantes.
II - INCORRETA. Recomenda-se que por meio do uso da ferramenta de feedback nas organizações possa-se apontar os aspectos que precisam ser melhorados no desempenho profissional mas também tecer elogios quando o trabalho é bem realizado.
III – INCORRETA: O feedback não pode promover o conflito entre profissionais e não se fundamenta na disputa pelo poder mas sim numa cultura positiva de se atingir o melhor desempenho dos profissionais nas organizações.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.

Outros materiais