Buscar

Avaliação praticas de RH I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0533_AV_201301150101 » PRÁTICAS DE RH I
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	JOSE GONCALVES CRUZ
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 6,5 Nota de Partic.: 2 Data: 11/06/2014 15:03:36
	
	1a Questão (Ref.: 201301230831)
	3a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos:0,5 / 1,5
	Sabe-se que todas as empresas necessitam atualizar seus processos com certa frequência para manter sua competitividade através da melhoria do seu produto/serviço oferecido. Argumente sobre a importancia das estratégias de treinamento paras as organizações relacionando com o rápido avanço tecnológico. 
		
	
Resposta: A estratégia de treinamento deve ser algo contínuo após o levantamento das necessidades de treinamento - LNT, projeto e programação de treinamento,execução do treinamento, e avaliação do resultados de treinamento. Hoje a empresa está bem no mercado é necessário o uso do avanço tecnológico, pois através dele o crescimento da organização fica algo vidente. Sem as quatro etapas de treinamento e sem a tecnologia a empresa não teria como competir hoje no mercado de trabalho.
	
Gabarito: O aluno deverá apontar as características do processo de treinamento, tais como: metodos de aplicação, vantagens e desvantagens, relacionando a necessidade do treinamento causada, dentre outras coisas, pelo avanço tecnológico e a rapidez com que as tecnologias se tornam obsoletas.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201301378098)
	8a sem.: formação Especifica
	Pontos:1,0 / 1,5
	Tudo que é feito dentro de uma empresa deve ser previamente planejado e estruturado. Não é diferente com o processo de treinamento de funcionários, sendo assim, descreva as etapas de um processo de treinamento exemplificando-as com um caso criado por você.
		
	
Resposta: Primeiro seria feito um levantamento das necessidades de treinamento - LNT,após, projeto e programação de treinamento,onde seria feito, optaria em fazer dentro da organização para diminuir custo, e de fácil acesso, contratariamos um instrutor para dar o treinamento, quantidade de funcionários para o treinamento optaríamos em levar 10 funcionários, levantamento dos gastos com instrutor, café da manha, almoço, lanche da tarde e após a execução do treinamento como seria feito o instrutor prepararia as apostilas, dinâmicas em grupo e avaliação de resultados do treinamento após um semana elaborariamos um questionario para os funcionários responderem e após isto os gestores iriam verificar se houve alguma mudança dentro da organização, na função de cada funcionários.
	
Gabarito: As etapas de um processo de treinamento são: levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas, desenho do programa de treinamento, aplicação do programa de treinamento e avaliação dos resultados do treinamento. O aluno deverá criar um exemplo para descrever essas etapas.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301370026)
	1a sem.: Gestão de Pessoas
	Pontos:0,5 / 0,5
	A gestão de pessoas baseia-se em três aspectos fundamentais. As pessoas como seres humanos; como atividades inteligentes de recursos organizacionais e: 
		
	
	Como empregados individuais. 
	
	Como parceiros da organização. 
	
	Como mão-de-obra fundamentais.
	
	Não possuem interesse na organização
	
	Como gerentes
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301208174)
	2a sem.: Visão sistêmica do Treinamento e Desenvolvimento
	Pontos:0,5 / 0,5
	Quando consideramos que o Setor de TD (A) tem funcionários (B) e que faz parte da Gerência de RH (C), podemos dizer que: ¿A¿ é parte de ¿C¿ e o todo de ¿B¿.A teoria quevsustenta essa afirmativa é a teoria:
		
	
	Comtemporânea
	
	Clássica
	
	Sistêmica
	
	Relações humanas
	
	Tradicional
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301208208)
	3a sem.: A Gestão do Conhecimento
	Pontos:0,5 / 0,5
	Após entrevista com o gerente de um setor, você constata que um projeto será desenvolvido dentro de três meses em parceria com uma multinacional inglesa, onde os funcionários necessitarão de competências nas áreas da biologia e genética. No entanto, para iniciar os contatos atuais com este parceiro os funcionários necessitam ter fluência no inglês, o que não possuem. Como analista de TD você organiza um treinamento em biologia e genética e outro de conversação em inglês. Considerando a situação acima, a única opção que apresenta as categorias de treinamento desses cursos é:
		
	
	Preventivo e aperfeiçoamento
	
	Corretivo e aperfeiçoamento
	
	Formação e aperfeiçoamento
	
	Preventivo e corretivo
	
	Aperfeiçoamento e corretivo
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301370033)
	4a sem.: Gestão de Pessoas
	Pontos:0,5 / 0,5
	A gestão de pessoas deve contribuir para que os funcionários busquem o equilíbrio entre desenvolvimento de carreira e de vida pessoal, levando em conta que os indivíduos possuem necessidades pessoais distintas que exigem atenção. PORQUE A área de gestão de pessoas pode promover, por exemplo, horário e local de trabalho flexíveis, academia de ginástica, salas de descompressão, creche no local de trabalho, licenças remuneradas ou sabáticas. A esse respeito, conclui-se que:
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301349146)
	5a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos:0,5 / 0,5
	Uma empresa resolveu implantar a ISO14001, para a criação de um sistema de gestão ambiental (SGA). O método de condução dos treinamentos aplicados teve de respeitar o cronograma de implantação da norma, desenvolvendo habilidades em detrimento da compreensão de expectativas e valores dos funcionários operacionais a respeito do tema. Nesses treinamentos, eles desenvolveriam as atitudes necessárias à mudança cultural, devendo as práticas de trabalho serem mais sustentáveis ambientalmente. As avaliações de reação e efetividade realizadas pelo setor de Recursos Humanos são a única fonte de indicadores para o grau de conscientização alcançado pelos funcionários. Como consequência, a implantação da ISO14001 ocorreu sem a devida compreensão dos conceitos envolvidos na mudança da proposta, e o cumprimento dos prazos e das atividades previstas no cronograma de implantação, constituído pela alta direção, contribuíram para a ilegitimidade do processo. A conscientização passou a ser entendida pelos funcionários como mais uma atribuição obrigatória para continuarem em seu emprego. Assim, cederam em prol do meio ambiente da empresa, contudo não mudaram efetivamente hábitos e costumes relacionados a práticas sustentáveis. Houve mudança no discurso da empresa, na missão e nos valores adotados. Considerando a maneira como foi realizado o processo de capacitação e conscientização implantado e os princípios da norma ISO14001, conclui-se que a empresa: 
		
	
	foi capaz de conscientizar parte dos funcionários a respeito de sustentabilidade, visto que alguns dos participantes da capacitação se empenharam para assegurar seu emprego.
	
	promoveu mudanças de hábitos e atitudes, pois o processo de capacitação resultou na conscientização dos funcionários a respeito de gestão ambiental.
	
	deve receber a certificação, visto que foi capaz de promover em seus funcionários uma efetiva mudança de hábitos e costumes.
	
	conseguiu conscientizar seus funcionários a respeito de práticas sustentáveis, pois o processo de capacitação seguiu o cronograma proposto pela alta administração.
	
	não foi capaz de conscientizar seus funcionários a respeito da mudança proposta, pois o processo de capacitação não contemplou o envolvimento e a participação deles.
	
	
	8aQuestão (Ref.: 201301206841)
	6a sem.: Definição e Importância Contextual do Treinamento
	Pontos:0,5 / 0,5
	Durante um treinamento os conteúdos podem ser divididos da seguinte forma:a) Conteúdos focados nos aspectos específicos da profissão exercida, processos, mercado, modelo e instrumentos de gestão;b) Conteúdos focados na interação humana no trabalho, questões motivacionais, importância da integração e conscientização do trabalho em equipe.Considerando as duas formas, assinale a opção que, respectivamente, possua as denominações usadas para os seus conteúdos:
		
	
	Objetivos e Subjetivos
	
	Comportamentais e Técnicos
	
	Técnicos e Humanos
	
	Técnicos e Comportamentais
	
	Corporativos e Pessoais
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301399333)
	7a sem.: MÉTODOS DDE TREINAMENTO
	Pontos:1,0 / 1,0
	Os métodos de treinamento podem ser divididos em ativos e passivos. Assinale a alternativa que melhor se enquadra à ideia de treinamento ativo:
		
	
	Quando privilegia a condução do treinamento pelo instrutor; 
	
	Quando o instrutor e o treinando participam ativamente do processo, embora com papéis distintos e não complementares;
	
	Quando privilegia a participação do treinando e a interação de todos no processo ensino-aprendizagem;
	
	Não há diferença entre os métodos, na medida em que os alunos devem permanecer passivos no processo; 
	
	Quando o instrutor é o centro do processo;
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301184794)
	9a sem.: O subsistema de desenvolvimento de Recursos Humanos
	Pontos:1,0 / 1,0
	6) As áreas de Desenvolvimento de Recursos Humanos são desdobradas em três. Uma delas visa o desenvolvimento das pessoas comprometidas com o grupo, que desempenham o trabalho por meio das atividades dependentes e estão relacionadas a Psicologia Organizacional. Pode-se afirmar, que essa definição refere-se a qual desdobramento do Desenvolvimento de Recursos Humanos, na visão de Chiavenato (2009)?
		
	
	Desenvolvimento Individual
	
	Desenvolvimento de grupos
	
	Desenvolvimento interpessoal
	
	Desenvolvimento Organizacional
	
	Desenvolvimento de equipes

Outros materiais