Buscar

CONTROLE QUALIDADE ALIMENTOS EXERCÍCIOS LISTA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS 
CURSO: BIOMEDICINA 
EXERCÍCIOS – lista 1 – ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E CONTAGEM DE COLÔNIAS 
 
1- O método de contagem de aeróbios mesófilos totais em placas é utilizado com o objetivo de verificar a qualidade dos alimentos, pois se trata de microrganismos indicadores gerais de qualidade. Explique detalhadamente o método de contagem utilizado na aula prática e explique o que significa altas contagens desses microrganismos em alimentos. 
2- Em um laboratório de análises microbiológicas você recebe uma amostra de suco de maracujá pasteurizado para analisar. Você coleta 25 mL do suco e homogeneíza em 225mL de uma solução de água peptonada estéril em um frasco. Após homogeneizar a mistura, você faz diluições seriadas até obter a diluição de 10-4. Você coleta 1,0mL de todas as diluições e imocula em 2 placas de Petri contendo meio sólido (1,0 mL em cada placa). Após o período de incubação, apenas as placas da diluição 10-4 estavam no intervalo de confiança para a contagem (entre 30 e 300 colônias) e apresentavam 200 e 250 colônias, respectivamente. Qual o número aproximado de unidades formadoras de colônia (UFC) presentes em 1mL da amostra original de suco de maracujá? De acordo com a legislação, o número máximo de UFC permitido para o alimento e grupo de microrganismos analisados é de 2 x 104 UFC/mL. Este alimento está próprio para consumo? 
3- Você foi contratado para trabalhar em um Laboratório de Análises Microbiológicas de Alimentos e recebeu uma amostra para analisar. A amostra era de iogurte, mas já chegou em suas mãos diluído e na identificação da amostra constava que a diluição era 10-1(1:10). Foi pedido a você que realizasse diluições seriadas até 10-3(1:1000) e que fosse plaqueado 0,1mL da última diluição, em duplicata. Após o período de incubação foi feita a contagem das colônias. Foram contadas 120 e 180 colônias, respectivamente. Quantas UFC/mL havia no iogurte? 
4- Em um laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos você recebe uma amostra de leite tipo C para ser analisado. Você coleta 25mL de uma amostra de leite e homogeneíza em 225mL de uma solução de água peptonada estéril em um frasco. Após homogeneizar a mistura, você coleta 1,0 mL desta mistura e adiciona em um tubo de ensaio contendo 9 ml de água peptonada estéril. Após homogeneizar você inocula 1,0 ml dessa última diluição e adiciona em 2 placas de Petri contendo meio sólido (1,0 ml em cada placa). Após o período de incubação, as placas apresentam 30 e 42 colônias, respectivamente. A) Qual o número de unidades formadoras de colônia (UFC) presentes em 1mL da amostra original de leite? B) Vamos imaginar que ao invés de inocular em cada uma das duas placas o volume de 1 mL você tenha inoculado 0,1 mL. Nesse caso qual seria o número de UFC/mL da amostra original de leite?

Outros materiais