Buscar

AV FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0640_AV_201301210528 » FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301210528 - CLEUZI SALAZAR DOS SANTOS
	Professor:
	LUIZ CLAUDIO DEULEFEU
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 02/06/2014 09:30:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201301425814)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Como foi dito acima, o homem foi posto por Deus no seu estado primitivo de modo que o corpo estivesse totalmente submisso à alma. Por sua vez, havia subordinação entre as partes da alma, de modo que as forças inferiores se submetessem, sem oposição, à razão, e que a própria razão humana também fosse submetida a Deus. (...) Por conseguinte, isso acontecia devido à interferência de uma força superior, isto é, Deus, o Qual, como juntou ao corpo a alma racional, que transcende toda proporção do corpo e das forças corpóreas às quais pertencem as forças sensíveis, assim também concedeu à alma racional a força que pudesse conter o corpo acima de sua condição corpórea, e as forças sensíveis exigidas pela alma racional. Para que a razão mantivesse submetida a si, firmemente, as forças interiores, também ela deveria ficar firmemente submetida ao domínio de Deus, de Quem recebia a virtude excedente à sua condição natural, de que acima falamos." Poderíamos dizer que tal citação foi feita na obra
		
	
	LÉVI-STRAUSS, C. (1986). A oleira ciumenta. São Paulo, Brasiliense.
	
	MARX, Karl. FRIEDRICH, Engels. Manifesto Comunista. Comentado por Chico Alencar. Rio de Janeiro: Garamond, 1998.
	 
	de TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de Teologia. 2ª ed. Trad. Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. I, II, CLXXXVI, 1 e 2.
	
	BENJAMIN, W. (1979). Correspondance II (1929 -1940). Paris, Aubier Montaigne.
	
	ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Trad. de Valter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301378036)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Reunidos na Escola de Frankfurt, os filósofos alemães (Adorno, Marcuse, Horkheimer) descreveram a racionalidade ocidental como instrumentalização da razão. A ideia de razão instrumental pressupõe uma:
		
	 
	transformação de uma ciência em ideologia cientificista.
	
	forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros.
	 
	aplicação de novos saberes e descobertas ao progresso material.
	
	análise neutra e imparcial da natureza e da sociedade.
	
	ciência transparente e desmistificada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301378025)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Disserte sobre o conceito de ideologia em Marx.
		
	
Resposta: Para Marx ideologia é o conjunto de proposições elaboradas pela classe burguesa com o objetivo de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo, dessa maneira, uma falsa consciência.
	
Gabarito: A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza, se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301377999)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em geral, por sua característica de universalidade, os mesmos temas filosóficos aparecem em várias épocas. Contudo, é possível associar alguns temas que foram determinantes para caracterizar algumas épocas. Aponte a opção que melhor associa os temas característicos às suas épocas.
		
	
	Modernidade: deus; Contemporaneidade: natureza.
	
	Idade Média: sujeito; Contemporaneidade: linguagem.
	
	Antiguidade: sujeito; Modernidade: deus.
	 
	Antiguidade: natureza; Idade média: deus.
	
	Antiguidade: linguagem; Modernidade: natureza.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301378003)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for INCORRETO.
		
	
	Para o positivismo, o conceito de positivo está vinculado à ideia de que o conhecimento deve estar voltado para sua atividade prática, visando o bem da humanidade;
	 
	Para o positivismo, o conceito de luta de classes que levará proletários e senhores capitalistas à revolução final;
	
	Para o positivismo, o conceito de progresso está implícita uma vocação dinâmica e conservadora ao mesmo tempo, daí o papel da ordem;
	
	Para o positivismo, o conceito de hierarquia que, ao contrário da visão marxista, considera a existência de classes sociais como indipensável para o bem-estar social.
	
	Para o positivismo, o conceito de amor à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301378023)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	
	Auguste Comte
	
	Jacques Maritian
	
	Gaston Bachelard
	 
	Friedrich Engels
	
	Emmanuel Mounier
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301378030)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A vertente marxista que traz à consciência os signatários do Serviço Social é de origem um tanto criticada dada a tamanha ênfase às abordagens reducionistas dos marxismos de manual, assim como pela influência do cientificismo e do formalismo metodológico (estruturalista) presente no "marxismo" deste filósofo. De que filósofo faz-se tal crítica?
		
	
	Georg Lukács, filósofo húngaro, que empreendeu o conceito de reificação na teoria da constituição da realidade social.
	
	Emannuel Mounier, filósofo françês, priorizou as concepções de pessoa, diálogo e transformação social.
	 
	Louis Althusser, filósofo françês, cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos anos 60/70.
	
	Jean Paul-Sartre, filósofo françês, que advoga sermos inteiramente responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro.
	
	Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão, que propõe uma sua teoria discursiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301423789)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Compreender os distintos pressupostos epistemológicos, identificar os referenciais epistemológicos implicados na delimitação do objeto do Serviço Social, faz com que haja clareza na constituição de um saber próprio ao campo do Serviço Social, embora Rosa Maria Castilhos Fernandes alerte para o fato de que "o conceito de conhecimentos não é suficiente para posicionar um indivíduo: há o que ele sabe, há também (e sobretudo) o modo como o sabe e como se pode apoiar no que sabe para evoluir." ( Fernandes, Rosa Maria Castilhos Educação permanente: uma dimensão formativa no serviço social / Rosa Maria Castilhos Fernandes. 2008). Alguns filósofos da ciência, entre os quais Karl Popper, afirmam que a reelaboração científica decorre do fato de ter havido uma mudança no conceito filosófico-científico da verdade. O que Popper classifica como teoria científica válida?
		
	
Resposta: Para Popper uma teoria científica só é válida se passar pelo teste de verificabilidade, ou seja, uma teoria para que seja verdadeira precisa ser testada enquanto houver hipóteses que a refutem.
	
Gabarito: Uma teoria científica é boa, diz Popper, segundo Marilena Chauí, quanto mais estiver aberta a fatos novos que possam tornar falsos os princípios e os conceitos em que se baseava. Assim, o valor de uma teoria não se mede por sua verdade, mas pela possibilidade de ser falsa. A falseabilidade seria o critério de avaliação das teorias científicas e garantiria a ideia de progresso científico, pois é a mesma teoria que vai sendo corrigida por fatos novos quea falsificam.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301378053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta: Na filosofia de -----------------------------,o homem é visto como cuja data recente a arqueologia de nossa época mostra facilmente. Na filosofia de ------------------------------, o homem também é tido em movimento, ele se desenvolve, se transforma, juntamente com a transformação que ele realiza, através do trabalho, nas condições histórico-naturais que ele encontra independentemente de sua vontade e que ele precisa reproduzir para sobreviver. Na filosofia de ------------------------------, a pessoa não é uma coisa que se pode encontrar no fundo das análises, ou uma combinação definível de aspectos. Se fosse uma súmula, poderia ser inventariada: mas é, exatamente, o não inventariável.
		
	
	Mounier, Marx e Maritian
	 
	Foucault, Marx e Mounier,
	
	Mounier, Foucault e Marx
	
	Foucault, Mounier e Marx
	
	Comte, Mounier e Marx
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301378222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Giddens quando fala em uma vigilância se refere ao controle e à supervisão de populações submissas, assuma esse controle a forma da supervisão "visível", no sentido de um outro filósofo importante. Qual é o filósofo que trata da questão do controle?
		
	
	Marcuse
	
	Bachelard
	 
	Foucault
	
	Adorno
	
	Comte

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes