Buscar

Resumo Provas AV1 e AV2

Prévia do material em texto

1- Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de uma maneira geral, estão separados em:
- riscos físicos, químicos, biológicos e ergométricos
2- Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
- admissional.
3- Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada:
- Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada.
4- A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:
- uso de macacão e avental.
5- No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe:
- Ao médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)
6- É o campo de atuação voltado para a prevenção ou eliminação de situações de riscos biológicos inerentes às atividades de prestação de serviços, pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico em saúde que podem comprometer a saúde dos profissionais atuantes nesses setores, além de contaminar ambientes e animais " . O enunciado acima se aplica a :
- Biossegurança.
7- Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequênciaCORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
( ) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a residência e o trabalho ou vice-versa.
( ) São todos os acidentes que ocorrem no desenvolvimento do trabalho na própria empresa ou a serviço desta.
( ) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do ambiente de trabalho.
- 2-1-3
8- Em relação a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assinale a alternativa INCORRETA:
- cabe ao empregador fornecer a seus funcionários os EPIs indicados para exercer o trabalho, mas cabe ao empregado pagar pelo equipamento;
9- Equipamentos de prevenção e combate a incêndios fixos são os diversos dispositivos especialmente desenvolvidos e utilizados na detecção e no combate ao fogo.
Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções de dispositivo fixo abaixo listado e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( )Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio
( )Instalação Hidráulica com rede de Hidrantes
( )Extintores de Incêndio
( )Portas Corta Fogo
( )Esguichos
- V-V-F-V-F
10- Como doença profissional, a LER/DORT é causada por agente:
-ergonômico.
1- Têm direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdencia Social:
- Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
3- O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
-ADC -Árvore de Causas.
4- Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem :
- Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e anti-hepatiteB.
5- A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
6- O adicional de periculosidade se aplica para:
- radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
7- Leia com atenção os acidentes de trabalho abaixo e marque a opção correta :
I- Amputação traumática;
II- Surdez neurossensorial ocorrida em indivíduo menor de 18 anos;
III- Acidente ocular ;
IV- Infarto agudo do Miocárdio;
V- Eletrocussão;
- O incidente apontado na alternativa II não é considerado um acidente de trabalho grave, já que o indivíduo é menor de 18 anos.
9- Defina Dias perdidos (Dp):
- São os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho., segundo a orientação médica;
4- O Equipamento de Proteção Individual - EPI não é recomendado para:
- o Auxiliar Administrativo do Recursos Humanos da Empresa.
5- A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes:
- Organofosforados, Organoclorados e Carbamatos.
7- Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de :
- Total de acidentes.
8- Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
- Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
9- Em relação aos conceitos relacionados a acidentes de trabalho, assinale a alternativa correta:
- acidente com perda de tempo é aquele cuja lesão não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia imediato ao dia do acidente, desde que não haja lesão incapacitante;
10- O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
- ADC -Árvore de Causas.
Questão: 1 (121953) Segundo a Norma Regulamentadora nº 6 (NR- 6), “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho” é definido por? Pontos da Questão: 0,5
Equipamento de Proteção Individual ¿ EPI
Questão: 2 (121907) Identifique abaixo a palavra que define a seguinte expressão “qualquer ação ou condição com potencial de provocar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente, ao patrimônio ou às pessoas e que está em desacordo com um procedimento, ou requisito legal ou boa prática, cuja ação já ocorreu” Pontos da Questão: 1
Incidente
Questão: 3 (121940) Um acidente que ocorre desde a saída de casa até o trabalho, é classificado como? Pontos da 
Trajeto.
Questão: 4 (122040) A responsabilidade sobre o controle de agentes nocivos no local de trabalho e a conscientização dos trabalhadores, cabe a Pontos da Questão: 0,5
Engenharia de Segurança
Questão: 5 (223058) Como auxílio-doença podemos verificar que é algo concedido ao segurado que fica impedido de trabalhar por mais de? 
15 dias consecutivos e somente com carteira profissional assinada;
Questão: 6 (122065) O SESMT propõe que os profissionais para serem atuantes, tenham um dos seguintes perfis: 
Técnico de Segurança do trabalho com Registro Profissional
Questão: 7 (121698) Aqui no Brasil, no ano de 1978 a Portaria 3.214 estabelece o necessário atendimento pelas empresas e empregados das “Normas Regulamentadoras - NR”, que pertence ao: Pontos da Questão: 1
Ministério do Trabalho e Emprego.
Questão: 8 (121453) Segundo a Norma Regulamentadora NR-5, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de forma a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com as ações de preservação da vida, bem como de promoção da saúde do trabalhador. Ainda segundo a referida Norma Regulamentadora, devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamentoas:
empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Questão: 9 (121704) Aqui no Brasil, o responsável pelo estabelecimento de políticas e diretrizes nacionais para a geração de emprego e renda, é o? Pontos da Questão: 0,5
Ministério do Trabalho e Emprego.
Questão: 10 (223057) Alguns acidentes de trabalho ou de lazer podem trazer conseqüências terríveis. Essas conseqüências podem ser classificadas como: Pontos da Questão: 1
Incapacidade permanente parcial;
2- Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para concessão do auxílio-acidente qual o tempo mínimo de contribuição a Previdência Social?
Não é exigido tempo mínimo de contribuição.
5- A higiene ocupacional pode ser definida como:
Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
6- Planejar, tomar decisões e superar metas até parecem tarefas simples quando comparadas ao cansaço físico de um dia puxado. Será que o trabalho também nos esgota fisicamente? Os problemas mais comuns de quem exerce algumas atividades repetidamente e sem as orientações adequadas são as lesões denominadas:
LER - Lesão por Esforço Repetitivo e DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
9- A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é frequente em trabalhadores expostos a estímulos sonoros constantes . Sobre a PAIR não é possível afirmar que :
A perda auditiva é inexoravelmente progressiva, mesmo que o estímulo seja interrompido.
5 - A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
7 - Leia com atenção os acidentes de trabalho abaixo e marque a opção correta :
I- Amputação traumática;
II- Surdez neurossensorial ocorrida em indivíduo menor de 18 anos;
III- Acidente ocular ;
IV- Infarto agudo do Miocárdio;
V- Eletrocussão;
O incidente apontado na alternativa II não é considerado um acidente de trabalho grave, já que o indivíduo é menor de 18 anos.
O aparecimento de leis e normas sobre temáticas que viessem a regularizar as condições de trabalho trouxerem grandes benefícios para o trabalhador. Dentre estas legislações podemos citar as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que data do ano de:
1943
3 - A definição de acidente de trabalho é:
o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
4 - Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela : Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
Discur 6- Para a NR4, que rege o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), as empresas são obrigadas a exigir , para formação desta equipe, quais profissionais?
Engenheiro de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico de Enfermagem.
Discur 9- Qual a relação do PDCA com a OHSAS 18001
Os requisitos da Norma OHSAS 18001 seguem o CICLO do PDCA, com ênfase no desenvolvimento continuo.A OHSAS 18001 é baseada na metodologia PDCA( PLAN< DO < CHECK< ACT = Planejar; Fazer;Verificar; Agir.): Planejar:estabelece objetivos e processos para atingir os resultados conf. a política de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa; Fazer: Implementar os processos já definidos; Verificar:Monitorar e medir os processos implantados; Agir: executar as ações para melhorar a política de SSO.
10- Paulo é pintor profissional e acaba de sofrer uma queda de grande altura. Seu ajudante acaba de chegar ao local do trauma e nota que seu patrão está desacordado e apresenta pronunciado sangramento na cabeça. Socorrista bem instruído pelas normas de atendimento inicial ao trauma, o ajudante retira a prótese dentária da boca de Paulo, que se quebrou com o impacto da queda, e faz adequado controle da coluna cervical de seu patrão. Seguindo as normas que aprendeu, seu próximo passo será:
Verificar se Paulo está mantendo ventilação/ respiração adequada.
3- Dentre as afirmativas a seguir referentes a acidentes e doenças do trabalho, marque a opção errada:
Acidente do trabalho é aquele que ocorre apenas pelo exercício do trabalho formal, isto é, com carteira assinada
5- Os objetivos básicos da Higiene do Trabalho são a prevenção e a proteção do trabalhador contra agentes externos maléficos. O uso de máscara e o borrifamento do solo e das poeiras conseguem, nesses casos, impedir os danos causados por:
inalação.
Discur 8- Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Cite e explique 3 medidas preventivas para que sejam evitados acidentes/ doenças relacionadas ao trabalho.
Vacinação contra a febre amarela, anti-tetânica e anti-hepatite B antes da partida para o local de trabalho ; equipamentos de proteção individual como cordas de segurança, capacetes, óculos, protetor auricular e botas; Inseticidas e repelentes tópicos para repelir insetos/animais peçonhentos ou mosquitos transmissores de doenças como Malária e Febre Amarela.
9- Você precisa socorrer uma entre várias vítimas em um acidente. Qual seria a primeira?
a que não estivesse conseguindo respirar
10 Um grupo de trabalhadores expõe-se diariamente a ruído, em sua jornada de trabalho. A tabela a seguir apresenta dados de sua exposição:
- o limite de Tolerância não foi ultrapassado.
Discurs QUE SÃO FATORES AMBIENTAIS ?
Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho, exemplos: a) falta de iluminação; b) ruídos em excesso; c) falta de proteção nas partes móveis das máquinas;
Discur Defina com clareza o objetivo e atribuições da C omissão Interna de Prevenção de Acidentes(C IPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :
O objetivo da C IPA é observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. A C IPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5 .
7- Assinale a alternativa incorreta referente a acidentes do trabalho :
Em caso de acidente de trabalho, o benefício do auxílio-doença só é gerado pela Previdência Social quando o trabalhador fica afastado por período superior a 30 dias.
Disc O que se entende por Ergonomia ?
Ergonomia pode ser entendida como uma ciência multidisciplinar que estuda a interação do homem-ambiente de trabalho, visando gerar uma solicitação adequada dos trabalhadores,bem como obter uma otimização do sistema de trabalho, mantendo as características psicofisiológicas individuais e evitando o desgaste prematuro do potencial profissional

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes