Buscar

av.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201001225910)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um povo ignorante de sua História é como homem sem memória. Pode estar condenado a fazer descobertas já conhecidas no passado, a reinventar as mesmas técnicas, lutar com os mesmos problemas, cometer os mesmos erros e privar-se do prazer das reminiscências do passado de seus ancestrais. Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre História da Enfermagem:
		
	 
	Estudamos História da Enfermagem porque precisamos conhecer como a enfermagem surgiu, que diretrizes tem seguido e em que sentido tem se desenvolvido mais amplamente.
	
	Estudamos História da Enfermagem porque basta conhecer os acontecimentos atuais que afetam nossa própria carreira.
	
	Estudamos História da Enfermagem porque o conhecimento do passado é desnecessário, pois as fontes relevantes de informações do presente são importantes para uma atuação de enfermeiros.
	
	O estudo da História da Enfermagem é a exposição da vida em movimento contínuo relacionado ao futuro.
	
	Estudamos História da Enfermagem porque basta conhecer apenas acontecimentos do presente e usufruir de uma fonte perene de interesse.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001230695)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Em meio a afirmações no parágrafo, podemos assinalar que a enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza na sua essência de cuidar/cuidado. Marque a opção correta:
		
	
	Falar de cuidar/cuidado humano, não é preocupar-se com a condição de ser humano ou homem. É permitir que este não possa existir com dignidade, em situações que lhe garantam o viver pleno, saudável com os outros, sem ameaça a sua condição de ser humano.
	
	São os choques de crenças, valores universais e individuais que estabilizam este modo de ser homem, ou seja, um ser sem preocupação, um ser de cuidado pela enfermagem.
	
	Daquela época até os dias atuais, a evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram ainda nos dias de hoje.
	 
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
	
	A doença e as práticas de cuidado não têm relação com o momento sócio-histórico-político pois a enfermidade não é um fenômeno social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001229861)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após a Reforma Protestante a Igreja criou o Concílio de Trento para esclarecer os pontos doutrinários atacados pelos protestantes e tomar as necessárias providências para os problemas emergentes. Diante desta afirmação, marque a afirmativa CORRETA sobre o Concílio de Trento:
		
	
	As menções sob o ponto de vista do conhecimento visavam um cuidado personalizado.
	
	No Concílio de Trento havia menções sob o ponto de vista técnico e científico.
	
	O Concílio de Trento durou 20 anos.
	 
	No Concílio de Trento foram feitas recomendações aos bispos para organização, manutenção e fiscalização dos serviços hospitalares, orientações para a assistência espiritual nos hospitais.
	
	A questão da assistência aos enfermos foi evitada de ser estudada com grande cuidado porque esse não era o objetivo do Concílio de Trento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001229823)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	 
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobre os homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001229940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A enfermagem tem-se desenvolvido numa estrutura particular de referência e, portanto, num tipo "particular" de conhecimento. Dizemos "particular" pois não se enquadra totalmente dentro do preconizado "conhecimento científico". Com base no trecho acima, assinale com um X as mudanças folclóricas da enfermagem no seu âmbito religioso e cultural.
		
	 
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética protestante, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos modernos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Calvinista, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XIX ao século XX
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela ética protestante, capitalista do século XV ao século XX.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001229859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A necessidade de auxílio e de redenção aos sofrimentos, aliada à sensibilidade mística do povo, encontra expressão na religião cristã que começou a progredir (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação, marque a alternativa CORRETA sobre as abadessas do Período da Unidade Cristã:
		
	
	Desconsideravam a importância da água em sua terapêutica.
	
	Consideravam proibido a mulher obter instrução e conhecimentos.
	
	O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizadas e mantidas pela generosidade dos primeiros cristãos.
	
	Recomendavam que era dispensável atuarem no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes.
	 
	Davam importância à água para terapêutica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001229702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em março de 1854, a França e a Turquia declararam guerra à Rússia Tzarista expansionista e a Inglaterra aderiu ao pacto. Houve então a eclosão de um conflito que foi denominado de Guerra da Criméia.Florence Nightingale já então uma autoridade reconhecida em cuidados hospitalares ofereceu-se para levar um grupo de 38 enfermeiras (entre religiosas e leigas) para trabalhar nos hospitais militares na Criméia. Em 21 de outubro de 1854 partiu de Londres com destino a Scuttari na Turquia.Pela sua dedicação aos feridos de guerra, Florence Nightingale recebeu um famoso título. Marque a resposta verdadeira.
		
	
	A dama dos soldados
	 
	A Dama da Lâmpada
	
	Precursora da Enfermagem Moderna
	
	Chefe das Enfermeiras
	
	Dama da Criméia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001232254)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A diminuição do espírito cristão exigia uma reforma, não da sua doutrina que etava acima das contingências humanas e sim dos indivíduos cujo afastamento dos princípios cristãos era causa da decadência geral. Marque a resposta falsa.
		
	 
	São Vicente de Paulo criou a Congregação das Filhas de Caridade.
	 
	O Concílio de Trento durou 18 anos.
	 
	Charles Dikens, deu nome de Sarey Gamp ao personagem no seu livro que serve para designar a pseudoenfermeira ignorante e sem ideal.
	 
	Martin Lutero, Henrique VIII e Calvino foram os principais chefes que precipitaram diversas nações europeias numa reforma, cujo ponto de contato era sua união com a Igreja de Roma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes