Buscar

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALUNO

Prévia do material em texto

Exercício 1
O presente Caderno de Exercícios de Aplicação – Microsoft Word foi elaborado por Roniedson Rodrigues para servir de material de apoio e consulta aos formandos e utilizadores de Microsoft Word em geral. É permitido o seu uso, distribuição gratuita e referência, desde que devidamente indicada a fonte. Não é permitido, todavia, o seu uso para fins comerciais, ou para quaisquer outros não expressamente aqui indicados.
1. Abra o Microsoft Word e digite o texto seguinte:
As Europeias 2009
Da análise às eleições do passado Domingo, e pese embora no contexto europeu se ter mantido, no essencial, a maioria parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita), na realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão. Desde logo, uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projeto europeu. Na verdade, a abstenção verificada em Portugal, embora sem atingir os máximos de 1994, cifrou-se, ainda assim, entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Perante tais dados duas conclusões sobressaem: ou os cidadãos não se reveem nos seus representantes ou, de todo, não querem, não estão sensibilizados, ou a construção europeia não os motiva. Independentemente das causas para tamanho desinteresse, a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios, União Europeia faz falta. Não apenas a nós, mas à generalidade dos europeus.
Uma segunda conclusão parece evidente: o partido do governo foi duramente castigado pelos resultados da vontade dos portugueses, traduzindo o descontentamento e consequente punição popular pela ação governativa, perdendo percentualmente e em número de mandatos, uma descida que representa a erosão de quase metade da confiança expressa há cinco anos.
Um terceiro juízo é possível extrair dos resultados do pacto eleitoral de 07 de Junho. Os partidos do bloco central (PS e PSD), contabilizaram por junto, bem menos de dois terços do total de votos, o que poderá indiciar algum desgaste das respectivas propostas políticas.
Beneficiando da desconfiança dos eleitores face aos projetos dos partidos habitualmente conotados com a governação, assinala-se o crescimento dos partidos marginais (CDU e BE, à esquerda e PP à direita) que reforçaram os seus eleitorados, com particular destaque no caso do BE que, alcançou, em comparação com 2004, uma ascensão importante, mantendo, CDU e PP votações idênticas.
Uma última nota para as empresas de sondagens que, durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projeções e dos apurados no dia das eleições. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios. Sendo, todavia, alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se, tanto a possibilidade de manipulação destas investigações, quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de envasamento deliberado, conviria, a bem da democracia, que a ação destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio.
2. Guarde o documento na pasta exercícios_word com o nome texto_exercício 1.
3. Formate o primeiro parágrafo: Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2, mais escuro 25% Alinhamento do texto: esquerda
4. Formate o segundo parágrafo: Tipo de Letra: bookman old style Tamanho do Tipo de Letra: 12
Cor do Tipo de Letra: Verde seco, cor 3, mais escuro 25% Alinhamento do texto: direita
5. Formate o terceiro parágrafo: Tipo de Letra: times new roman Tamanho do Tipo de Letra: 12
Cor do Tipo de Letra: cor-de-laranja Alinhamento do texto: centrado
6. Formate os quarto e quinto parágrafos: Tipo de Letra: Batang
Tamanho do Tipo de Letra: 12
Cor do Tipo de Letra: bege, fundo 2, mais escuro 75% Alinhamento do texto: justificado
7. Formate o sexto parágrafo: Tipo de Letra: bradley hand ITC Tamanho do Tipo de Letra: 13
Cor do Tipo de Letra: azul marinho, cor 5, mais escuro 50% Alinhamento do texto: justificado
Estilo do Tipo de Letra: negrito, itálico
8. Formate o título: Tipo de Letra: arial black
Tamanho do Tipo de Letra: 14
Cor do Tipo de Letra: vermelho, cor 2 Alinhamento do texto: centrado
Efeitos: contornos, maiúsculas, sublinhado duplo
9. Compare o resultado com o apresentado na página seguinte.
10. Guarde o documento na pasta exercícios_word com o nome exercício 1.
Nota: Deve remover todos os espaçamentos adicionais entre parágrafos.
AS EUROPEIAS 2009
Da análise às eleições do passado Domingo, e pese embora no contexto europeu se ter mantido, no essencial, a maioria parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita), na realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão.
Desde logo, uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projecto europeu. Na verdade, a abstenção verificada em Portugal, embora sem atingir os máximos de 1994, cifrou-se, ainda assim, entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Perante tais dados duas conclusões sobressaem: ou os cidadãos não se revêem nos seus representantes ou, de todo, não querem, não estão sensibilizados, ou a construção europeia não os motiva. Independentemente das causas para tamanho desinteresse, a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios, União Europeia faz falta. Não apenas a nós, mas à generalidade dos europeus.
Uma segunda conclusão parece evidente: o partido do governo foi duramente castigado pelos resultados da vontade dos portugueses, traduzindo o descontentamento e consequente punição popular pela acção governativa, perdendo percentualmente e em número de mandatos, uma descida que representa a erosão de quase metade da confiança expressa há cinco anos.
Um terceiro juízo é possível extrair dos resultados do acto eleitoral de
07 de Junho. Os partidos do bloco central (PS e PSD), contabilizaram por junto, bem menos de dois terços do total de votos, o que poderá indiciar algum desgaste das respectivas propostas políticas.
Beneficiando da desconfiança dos eleitores face aos projectos dos partidos habitualmente conotados com a governação, assinala-se o crescimento dos partidos marginais (CDU e BE, à esquerda e PP à direita) que reforçaram os seus eleitorados, com particular destaque no caso do BE que, alcançou, em comparação com 2004, uma ascensão importante, mantendo, CDU e PP votações idênticas.
Uma última nota para as empresas de sondagens que, durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projecções e dos apurados no dia das eleições. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios. Sendo, todavia, alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se, tanto a possibilidade de manipulação destas investigações, quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de enviesamento deliberado, conviria, a bem da democracia, que a acção destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio.
Exercício 2
1. Abra o documento que se encontra na pasta exercícios_word com o nome texto_exercício 
2. Configure as margens do documento com as seguintes medidas: Esquerda: 2,5 cm.
Direita: 2,5 cm. Superior: 3 cm. Inferior: 3 cm. Cabeçalho: 1,5 cm. Rodapé: 1,8 cm.
3. Formate o texto: Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 10,5
Cor do Tipo de Letra: azul, cor 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: justificado
Estilo do Tipo de Letra: normal
Efeitos do Tipo de Letra: sublinhado só palavras (só no primeiro parágrafo, com a cor azul, texto 2, mais escuro 50%)
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 Espaçamento Antes do Parágrafo: 6 pto Avanço: esquerda – 1cm.; direita – 1cm. Avanço Especial: primeira linha – 1 cm.
Sombreado: apliqueaos terceiro e quarto parágrafos um sombreado de cor azul escuro, texto 2, mais claro 80%.
4. Formate o título: Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 16
Cor do Tipo de Letra: azul, cor 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: centrado
Efeitos: maiúsculas, sombreado
Limites e Sombreado: aplique um limite (como o apresentado na página seguinte) com a cor azul, texto 2 e um sombreado de cor azul escuro, texto 2, mais claro 80%.
5. Formate o Cabeçalho Texto: “Opinião”
Tipo de Letra: calibre Tamanho do Tipo de Letra: 12
Estilo do Tipo de Letra: negrito
Cor do Tipo de Letra: azul, cor 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: centrado
Limite do Cabeçalho: ver página seguinte com a cor azul, texto 2
Número de Página: margens da página, preenchimento colorido, contorno branco, cor 1
6. Formate o Rodapé
Texto: (nome(s) do(s) autor(es)) Tipo de Letra: calibre
Tamanho do Tipo de Letra: 12 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: azul, cor 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: direita
Limite do Rodapé: ver página seguinte com a cor azul, texto 2
7. Insira, relativamente ao título, uma Nota de Rodapé com as seguintes formatações: Texto: Este texto resulta de uma reflexão aos resultados das eleições para o Parlamento Europeu de 07 de Junho de 2009.
Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: azul, cor 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: justificado
8. Guarde o documento:
Na pasta exercícios_word com o nome exercício 2.
Na pasta exercícios_word\word_2003 com o mesmo nome.
Na pasta exercícios_word\word_2003 com o nome exercício 2, mas com o tipo Documento do Microsoft Word 97-2003.
Na pasta exercícios_word\exercicios_internet com o nome exercício 2, mas com o tipo Página Web.
Opinião
AS EUROPEIAS 20091I
Da análise às eleições do passado Domingo, e pese embora no contexto europeu se ter mantido, no essencial, a maioria parlamentar do PPE (que reúne os partidos de direita), na realidade nacional parecem emergir algumas tendências merecedoras de breve reflexão.
Desde logo, uma primeira decorre do desinteresse generalizado dos cidadãos quanto ao projeto europeu. Na verdade, a abstenção verificada em Portugal, embora sem atingir os máximos de 1994, cifrou-se, ainda assim, entre os valores mais elevados registados neste tipo de processo eleitoral. Perante tais dados duas conclusões sobressaem: ou os cidadãos não se reveem nos seus representantes ou, de todo, não querem, não estão sensibilizados, ou a construção europeia não os motiva. Independentemente
das causas para tamanho desinteresse, a sua ocorrência deveria exigir a convocação e mobilização dos agentes políticos para o combate ao fenómeno. Ainda que largamente imperfeita e com evidentes vícios, União Europeia faz falta. Não apenas a nós, mas à generalidade dos europeus.
Uma segunda conclusão parece evidente: o partido do governo foi duramente castigado pelos resultados da vontade dos portugueses, traduzindo o descontentamento e consequente punição popular pela acção governativa, perdendo percentualmente e em número de mandatos, uma descida que representa a erosão de quase metade da confiança expressa há cinco anos.
Um terceiro juízo é possível extrair dos resultados do ato eleitoral de 07 de Junho. Os partidos do bloco central (PS e PSD), contabilizaram por junto, bem menos de dois terços do total de votos, o que poderá indiciar algum desgaste das respectivas propostas políticas.
Beneficiando da desconfiança dos eleitores face aos projetos dos partidos habitualmente conotados com a governação, assinala-se o crescimento dos partidos marginais (CDU e BE, à esquerda e PP à direita) que reforçaram os seus eleitorados, com particular destaque no caso do BE que, alcançou, em comparação com 2004, uma ascensão importante, mantendo, CDU e PP votações idênticas.
Uma última nota para as empresas de sondagens que, durante a campanha foram avançando estudos que vieram a divergir dos resultados das projeções e dos apurados no dia das eleições. Não cabe neste pequeno comentário a análise ou reflexão a tais desvios. Sendo, todavia, alguns destes casos recorrentes e conhecendo-se, tanto a possibilidade de manipulação destas investigações, quanto os efeitos de condicionamento dos eleitorados decorrentes destas práticas de envasamento deliberado, conviria, a bem da democracia, que a acção destas empresas pudesse ser alvo de rigoroso escrutínio.
1 Este texto resulta de uma reflexão aos resultados das eleições para o Parlamento Europeu de 07 de Junho de 2009.
Roniedson Rodrigues
Exercício 3
1. Abra o Microsoft Word e digite o texto seguinte:
O que eu mais gostava de fazer era de dar uma volta ao . Porém não tenho € para tal. Além do mais, não gosto de viajar de nem de e muito menos de .
Por isso, para passear, terei de usar o meu . Não é nenhuma , não anda que nem um , mas é confortável como uma . Apesar de não exigir muita leva-me de para a nos dias de trabalho ou para a aos fins-de-semana. Nos meus tempos livres, quando está gosto de fazer , praticar ou . Também gosto de fazer ou música. E, claro, tem sempre de existir para , especialmente quando o tempo está e a temperatura .
2. Formate o texto anterior com o tipo de letra Matura MT Script Capital, tamanho 16, cor laranja, com um efeito Alto Relevo, alinhamento justificado.
3. Insira um limite de página conforme o apresentado na página seguinte.
4. Insira um Wordart (estilo 13), com o texto “Texto com Símbolos”, utilizando o tipo de letra Bradley Hand ITC, tamanho 60, negrito. Aplique uma sombra ao Wordart (estilo 2) de cor amarela.
5. Insira as formas automáticas: Sorriso, Sol, Chamada em Forma de Nuvem e quaisquer outras a seu gosto.
6. Guarde o Documento com o nome Texto com Símbolos na pasta exercícios_word.
7. Efectue alterações ao documento a seu gosto, nomeadamente: fazendo experiências com os preenchimentos das formas automáticas (gradientes, texturas, padrões, imagem). Insira sombras e efeitos tridimensionais. Aplique formatações a seu gosto.
8. Seleccione todos os objectos do tipo Formas Automáticas e agrupe-os.
9. Volte a Guardar o Documento com o nome Texto com Símbolos_final na pasta exercícios_word.
O vídeo fornece uma maneira poderosa de ajudá-lo a provar seu argumento. Ao clicar em Vídeo Online, você pode colar o código de inserção do vídeo que deseja adicionar. Você também pode digitar uma palavra-chave para pesquisar online o vídeo mais adequado ao seu documento.
Para dar ao documento uma aparência profissional, o Word fornece designs de cabeçalho, rodapé, folha de rosto e caixa de texto que se complementam entre si. Por exemplo, você pode adicionar uma folha de rosto, um cabeçalho e uma barra lateral correspondentes. Clique em Inserir e escolha os elementos desejados nas diferentes galerias.
Temas e estilos também ajudam a manter seu documento coordenado. Quando você clica em Design e escolhe um novo tema, as imagens, gráficos e elementos gráficos SmartArt são alterados para corresponder ao novo tema. Quando você aplica estilos, os títulos são alterados para coincidir com o novo tema.
Que aborrecimento estar a chover….
Não tenho nada para fazer….
Exercício 4
1. Abra o Microsoft Word e digite o texto seguinte:
Crónica de Eça de Queiroz “Janeiro 1872.
Não queremos privar os nossos amigos da história de um concurso, cintilante de jovialidade, que estala de riso por todos os poros, espuma paradoxalmente de pilhéria. Havia um lugar de cirurgião do banco no Hospital de S. José. O concurso era documental. Dois médicos aparecem, concorrendo. Um o Sr. Boaventura Martins, apresenta como documentos os certificados de onze cadeiras do curso médico, tendo dez aprovações plenas com louvor, e seis diplomas de prémios. O outro concorrente não tem nos seus documentosnem louvor, nem prémio; e tem apenas um R. A administração do hospital classificou o Sr. Boaventura em primeiro lugar, como lhe impunha a lógica e a força inatacável dos documentos. O Governo também o considerou digno dessa classificação. Somente sucedia que o ministro não queria despachar o Sr. Boaventura e ansiava por despachar o cavalheiro do R. Mas (supremo embaraço!) os documentos, os louvores, os prémios, tinham uma evidência iniludível. "Que fazer?" como se diz nas óperas cómicas. O Governo ruminou nas profundas do seu peito, e tirou dele esta sentença: "O Sr. Boaventura não pode ser despachado por não ter sido recenseado". Surpresa! Assombro!...
Eis o que sucedera:
A lei diz: - "Não pode exercer lugar público o indivíduo que não tenha sido recenseado...". Ora acontecera que o Sr. Boaventura não fora recenseado em tempo competente por descuido da câmara. Quando reconheceu esta omissão, requereu precipitadamente à câmara para ser incluído no recenseamento. A câmara respondeu com bom senso que, tendo passado os 21 anos da lei, o Sr. Boaventura não devia ser recenseado, e que seria inútil que o fosse, porque o contingente do seu ano estava plenamente preenchido.
O Sr. Boaventura juntou aos seus papéis este atestado da câmara. Pois foi justamente fundado nele que o Governo o excluiu do lugar! Não podendo negar-lhe a superioridade de classificação - negou-lhe a validade do concurso!
De sorte que, tacitamente, o Governo confessa:
Que dez louvores e seis prémios num curso habilitam, com superior razão, o Sr. Boaventura a exercer o lugar de médico do banco do hospital: somente que de nada lhe valem louvores e prémios, porque a câmara municipal se esqueceu de o recensear! Debalde a câmara exclama pela voz dos seus documentos: "Não, por causa de mim, não! esse cavalheiro requereu para ser recenseado! somente é agora inútil que o seja porque o seu contingente está preenchido!"
O Governo insiste: - "Não! desde o momento em que a câmara se esqueceu de o recensear, esse médico pode ser um hábil carpinteiro, um fino miniaturista, mas é-lhe vedada a clínica! E imediatamente se aproveita desta interdição do Sr. Boaventura - para despachar um cavalheiro protegido e querido!
Portanto, o que se colige é que o concurso não tinha esta interrogativa racional: - "qual é o melhor médico?" Tinha esta estranha interrogativa: - "qual é o mais bem recenseado?"
O mais bem recenseado seria o mais apto, segundo o Governo, para curar, operar, tratar doentes.
Logo o recenseamento substitui o curso. Ora ninguém negará que qualquer soldado do 5 ou do 18 está mais bem recenseado, e prova melhor a eficácia do seu recenseamento, do que o sábio professor Tomás de Carvalho. Portanto quem, segundo a doutrina do Governo, deveria reger a cadeira de anatomia, seria um soldado do 18 com a autoridade da sua fardeta suja, e não o Sr. Tomás de Carvalho com a autoridade do seu largo saber.
Tal é a história jovial e imunda deste concurso!”
1. Configure as margens do documento com as seguintes medidas: Esquerda: 2,5 cm.
Direita: 2,5 cm. Superior: 2,5 cm. Inferior: 2,5 cm. Cabeçalho: 1,5 cm. Rodapé: 1,8 cm. Orientação: horizontal
2. Formate o texto: Tipo de Letra: Garamond
Tamanho do Tipo de Letra: 13
Cor do Tipo de Letra: bege, fundo 2, mais escuro 50% Alinhamento do texto: justificado
Estilo do Tipo de Letra: normal Espaçamento Entre Linhas: 1 linha Avanço: Esquerda – 0,63 cm.
Colunas: 3 de larguras diferentes. A primeira e terceira colunas deverão apresentar uma largura de 6 cm. A segunda coluna deverá medir 11,5 cm. Deverá existir um espaçamento de 0,6 cm. entre as colunas.
Capitulares: aplique a todos os parágrafos uma capitular do tipo capitulado, duas linhas, tipo de letra papyrus.
3. Altere a posição do texto “Janeiro 1872” para o final do documento. Adicione “Lisboa, “. Formate o texto “Lisboa, Janeiro 1872” com o estilo Itálico.
4. Formate o Cabeçalho
Texto: Uma Campanha Alegre (páginas ímpares); Eça de Queiroz (páginas pares) Tipo de Letra: papyrus
Tamanho do Tipo de Letra: 14 Estilo do Tipo de Letra: normal
Cor do Tipo de Letra: bege, fundo 2, mais escuro 50%
Alinhamento do texto: direita (páginas ímpares); esquerda (páginas pares) Limite do Cabeçalho: linha simples, ½pto., bege, fundo 2, mais escuro 50%
5. Formate o Rodapé
Número de Página: do tipo página X de Y Tipo de Letra: calibri
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: bege, fundo 2, mais escuro 50% Alinhamento do texto: direita
Limite do Rodapé: bege, fundo 2, mais escuro 50%
6. Formate o título: Tipo de Letra: papyrus
Tamanho do Tipo de Letra: 28
Cor do Tipo de Letra: bege, fundo 2, mais escuro 75% Efeitos: maiúsculas pequenas, contornos, sombreado Espaçamento entre caracteres: expandido, 2 pto. Alinhamento do texto: centrado
Limites e Sombreado: aplique um sombreado de cor beje, fundo 2, mais escuro 10%.
7. A partir da Internet, pesquise e insira na primeira página, no lugar da coluna central uma imagem de Eça de Queiroz:
Tamanho: 11cm de largura, 12,5cm de altura
Linha: estilo: triplo; Cor da linha: bege, fundo 2, mais escuro 50%; Espessura da linha: 8 pto.; Aplicar os Efeitos na linha (tipo de remate: redondo; tipo de união: bisel)
8. Insira, relativamente ao texto “Lisboa, Janeiro 1872” uma Nota de Fim com as seguintes formatações:
Texto: QUEIROZ, Eça; Uma Campanha Alegre, Lisboa, Livros do Brasil, s/D., pp.273-275. Tipo de Letra: papyrus
Tamanho do Tipo de Letra: 10
Estilo do Tipo de Letra: regular. O título da obra deverá ser colocado em itálico. Cor do Tipo de Letra: beje, fundo 2, mais escuro 50%
Alinhamento do texto: justificado
9. Insira, no título, relativamente ao nome Eça de Queiroz, uma Hiperligação para o seguinte endereço na Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/E%C3%A7a_de_Queir%C3%B3s sem todavia perder a formatação existente.
10. Guarde o documento com o nome: uma campanha alegre, na pasta exercícios Word.
11. Guarde o documento com o nome: uma campanha alegre, na pasta exercícios Word, mas com o tipo, texto simples.
Nota: pode ser necessário, para que o documento fique conforme o apresentado introduzir duas quebras de coluna: “….classificação” (5.º parágrafo); “….18 está mais” (12.º parágrafo).
Exercício 5
1. A partir do blogue Currupto (www.currupto.blogspot.com), copie e cole (usando as opções de colagem que considerar apropriadas) os seguintes textos:
a. O Mito do TGV
b. Texto publicado ao longo de 4 números do Jornal "O Riachense" c.	Brincalhões
d. Heresia Científica
e. Portugal dos Pequenitos… 
f.	Anti-anti
g. Cattle
h. Voluntariado
2. Configure as margens do documento com as seguintes medidas: Esquerda: 3 cm.
Direita: 3 cm. Superior: 3 cm. Inferior: 3 cm. Cabeçalho: 2 cm. Rodapé: 2 cm. Orientação: vertical
Quebras: insira uma quebra de secção (página seguinte) entre cada um dos textos
3. Aplique a cada um dos textos a seguinte formatação: Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11 Cor do Tipo de Letra: preto Alinhamento do texto: justificado Estilo do Tipo de Letra: normal
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento Depois: 6 pto.
Avanço da Primeira Linha: 1,5 cm.
Contar Linhas: coloque numeração das linhas de 10 em 10 linhas, em cada um dos textos, reiniciando a contagem a cada novo texto, isto é, a cada nova secção.
4. Formate os títulos:
Título 1, do tema Office – para os títulos principais
Título 2, do tema Office – para os subtítulos (títulos secundários)
Altere o tipo de letra em ambos os estilos para Arial e a cor para Preto, mantendo as restantes formatações.
5. Formate o Cabeçalho
Texto: Currupto (páginas pares); Autor(es) do exercício (páginas ímpares) Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 10 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: branco, fundo 1, mais escuro 25%
Alinhamento do texto: direita (páginas ímpares); esquerda (páginas pares) Limite do Cabeçalho:linha simples, ½pto., branco, fundo 1, mais escuro 25%
6. Formate o Rodapé
Número de Página: do tipo página X de Y Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: negrito
Cor do Tipo de Letra: branco, fundo 1, mais escuro 25%
Alinhamento do texto: direita (páginas ímpares) esquerda (páginas pares) Limite do Rodapé: branco, fundo 1, mais escuro 25%
7. Marca de Água:
Texto: www.currupto.blogspot.com Tipo de Letra: arial
Cor do Tipo de Letra: branco, fundo 1, mais escuro 25%
8. Marcas:
Relativamente ao texto “O Mito do TGV”, no final encontram-se várias referências. Formate-as: Tipo de Letra: arial, 9, normal
Marcas: uma a seu gosto
9. A partir da Internet, pesquise e insira em cada uma das páginas, imagens (uma ou várias) referentes ao tema do texto, tendo o cuidado de inserir tantas imagens e de formatar os respectivos tamanhos de molde a não deixar nas folhas espaços em branco. Pode usar molduras/contornos nas imagens. Pode (e deve!) explorar as diferentes formas de alinhamento das imagens, bem como as opções de texto em contorno e, igualmente, as opções de preenchimento das imagens (luminosidade, contraste, recortar, etc.).
10. Insira, relativamente a cada um dos títulos dos textos uma nota de rodapé com a respectiva indicação do link Internet onde o mesmo se encontra disponível:
Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: regular
Cor do Tipo de Letra: branco, fundo 1, mais escuro 25% Alinhamento do texto: justificado
11. Insira, na primeira página, um Índice Automático no documento.
12. Guarde o documento com o nome: corrupto, na pasta exercícios Word.
Índice
Índice	01
O Mito do TGV	02
Texto publicado ao longo de 4 números do Jornal "O Riachense"	03
Vamos a votos 	04
A Europa é lá longe e não nos diz nada	05
A Europa quer falar conosco	06
Votar nas eleições europeias é do nosso interesse	07
Brincalhões	08
Heresia Científica 	09
Portugal dos Pequenitos	10
Anti-anti	11
Cattle	12
Voluntariado	13
Texto publicado ao longo de 4 números do Jornal "O Riachense"3
Vamos a votos
A convite da nova direção do nosso jornal início aqui uma colaboração que, espero, enquanto tal me for possível, poder prolongar-se no tempo no sentido de podermos debater, não apenas questões do interesse da terra e dos riachenses, bem como assuntos genéricos da atualidade, mas que, por esta ou aquela razão nos dizem também respeito. É justamente por aí que começarei, não sem antes de endereçar os meus votos sinceros de êxito aos ilustres conterrâneos cuja coragem, empenho e altruísmo permitiu manter em atividade um órgão de informação (e, porque não dizê-lo, uma voz, que espero incómoda e não servilmente alinhada, como até aqui, exercendo, quando necessário, pressão sobre os protagonistas do establishment local na defesa dos interesses de Riachos), cujo enterro alguns prepararam e a muitos outros conviria. Avanço um pouco em direção ao assunto cuja reflexão vos proponho. 
Em 2009, os portugueses serão chamados às urnas por três vezes a fim de exercerem o seu inalienável direito de cidadania: o voto. Não querendo aqui iniciar um debate quanto à qualidade da nossa pretensa democracia (em minha opinião em rápido declínio e profundamente desgastada – clamando por urgente reforma, embora existam igualmente veneráveis ir(responsáveis) defensores de uma “pausa” na dita), e não obstante a política e a causa pública não motivarem a esmagadora maioria dos portugueses, por razões que são bem conhecidas de todos e que passam não apenas pela confrangedora mediocridade das nossas elites decisórias, mas também por questões culturais ancestrais, pelo próprio fechamento do sistema estadista a influências externas em demasiadas ocasiões (mais preocupado na perpetuação do tachinha), por decisões que são tomadas apenas para benefício de alguns e não de todos (os exemplos abundam e são miudamente conhecidos), a verdade é que, votar é, acima de tudo, um dever de cidadania – mesmo em branco ou nulo. É pelo voto que exercemos (alegadamente) de forma livre, o direito de escolhermos quem nos representa, por muito que tal representação nos envergonhe e nela não nos revejamos (é presentemente o meu caso), especialmente quando as nossas expectativas são criminosamente defraudadas por políticos irresponsáveis, incompetentes, mentirosos, trapaceiros e incapazes de cumprir promessas. É, todavia, por meio do voto que expressamos a nossa adesão a um ou outro projeto político (ainda que o mesmo, não seja, como é norma vigente entre nós, para cumprir) que nos co-responsabilizamos e vinculamos pelas decisões, boas ou más, que em nosso nome, são tomadas pelos representantes que elegemos para a Assembleia da República. Regressando à questão central deste escrito, dizia-se acima, que os cidadãos nacionais serão chamados durante o corrente ano às urnas a fim de participarem em três atos eleitorais distintos, embora exista a possibilidade de se fazerem coincidir dois desses momentos. Assim, em 2009, elegeremos os nossos representantes no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e nas Assembleias de Freguesia e Municipal. É, relativamente à primeira eleição que procurarei refletir nas linhas seguintes deixando, para momento mais oportuno, a minha perspectiva quanto às demais, na certeza, porém que, a manter-se com O Riachense a colaboração agora (ré) iniciada, que não deixará de se verificar. (Continua no próximo número)
A Europa é lá longe e não nos diz nada
Temos para nós habitualmente que as eleições europeias em nada interessam (mesmo entre os especialistas na matéria, as Europeias são assumidamente ainda eleições de segunda ordem, não apenas em Portugal, como na generalidade dos Estados-membro, atitude que urge modificar). Bruxelas fica lá longe, bem no centro da Europa rica e desenvolvida. A União Europeia é uma tola utopia de meia dúzia de políticos que viram ali a oportunidade de criar mais uns quantos tachos que distribuíram entre eles e alguns amigos, principescamente remunerados, e cujo principal atractivo reside no protagonismo, nas mordomias associadas e nas viagens constantes. Regra geral, apenas ouvimos falar “deles” (Europa) quando aprovam alguma medida que tem impactos negativos no nosso país, quando existem divergências políticas graves entre os Estados-Membro (casos, por exemplo, do Tratado Constitucional chumbado em 2005 na França e na Holanda, o Tratado de Lisboa, recusado pelos Irlandeses em 2008), quando se dá algum acontecimento relevante organizado em Portugal de que os media lusos no seu habitual registo de bacoco provicianismo dão eco, no encarecimento brutal dos preços devido à introdução da moeda única e, nas ajudas comunitárias que chegam ao nosso país, (a parte que, por norma, verdadeiramente nos interessa: como usar o nosso tão característico chico-espertismo para “sacar umas massas” àqueles europeus convencidos e arrogantes que pensam que os portugueses são todos estúpidos, em resumo: “mamar na teta de Bruxelas”!). Salvo algumas excepções (raras, deve salientar-se) o conhecimento que os portugueses têm das instituições comunitárias circunscreve-se aos exemplos atrás aludidos, até porque, os nossos meios de comunicação social, competindo ferozmente entre si pelo absoluto nihilismo (qual ópio do povo), ciosos da salvaguarda da sacrossanta sanidade mental dos seus concidadãos, ignoram e negligenciam, quiçá evitando maçar-nos com assuntos chatos e aborrecidos que nada importam, (para além do penalty que o árbitro escandalosamente roubou ao nosso clube na jornada passada, enquanto que validou um golo irregular ao adversário directo na luta pelo título), os temas europeus. Espanha (“de onde nem bom vento nem bom casamento”), foi substituída, enquanto inimigo no imaginário e ideário colectivos do português médio, pelos burocratas inúteis de Bruxelas. Eu próprio já pensei desse modo e não foi há tanto tempo quantoisso que me tenha esquecido de tal. Este é, todavia, um modo de pensar errado, porque assente no desconhecimento e na falta de informação, o qual subsiste muito por culpa das próprias instituições comunitárias, hoje a braços com uma terrível dificuldade: mobilizar os europeus para um projecto, ainda há pouco mais de meio século considerado utópico e que, nesse mesmo intervalo temporal permitiu trazer à generalidade dos europeus a paz, a segurança, a prosperidade. Estes são aliás, os primeiros e principais desígnios de uma União que começou a seis e que presentemente congrega vinte e sete países, numa estrutura organizativa, muito complexa, que ninguém (inclusive os seus protagonistas) é capaz de definir com exactidão, entrincheirada entre a presente associação supranacional de estados e uma potencial futura e indefinida federação, sem paralelo na História, e assente em delicados e intrincados compromissos/consensos, não raras vezes colocados em xeque por interesses nacionais e unilateralismos que urge erradicar. O aparente divórcio dos povos europeus relativamente a tão importante objectivo, sonhado ainda sobre as cinzas fumegantes de um continente dilacerado pelo mais terrível e sangrento conflito bélico da História que seguramente não deixará durante muito tempo de envergonhar e ensombrar a Humanidade, tem múltiplas e não menos despiciendas raízes: à falta de informação devido a erros graves dos próprios dirigentes europeus, acrescem ainda, uma super-cultura assente em séculos de conflitos e desconfianças mútuas, a diversidade linguística (simultaneamente um dos mais importantes activos da riqueza cultural europeia e verdadeira guardiã contra os avanços do unanimismo e da uniformização mas, paradoxalmente um dos principais constrangimentos à efectiva adesão dos povos ao projecto europeu), uma manta de retalhos baseada em nacionalismos e identidades regionais/locais exacerbadas que minam e objectivamente impedem o surgimento de uma identidade europeia latente e ainda que perpetuamente adiada. Todos estes são factores que concorrem para um sentimento generalizado no continente de não identificação dos cidadãos com a União Europeia.
A Europa quer falar conosco!
Para nós portugueses, a Europa é lá longe, um local remoto e descentrado face à nossa centralidade (algo que poderíamos metaforicamente definir como tugocentrismo), um lugar estranho onde pessoas diferentes, que falam uma língua diferente, num clima diferente, com hábitos e uma cultura estranhos e diferentes, se arrogam no direito de nos imporem a sua Lei a troco de umas esmolas com as quais compram os nossos políticos em permanentemente pose de mão estendida.
A título de meramente ilustrativo recordo o episódio evocado pelo eurodeputado Carlos Coelho numa acção de formação para jornalistas e estudantes/investigadores dos temas da Comunicação e da União Europeia, recentemente promovida pela Representação Permanente da Comissão Europeia em Portugal na qual tive o privilégio de marcar presença. Contava o eurodeputado eleito pelo PSD que, quando viajou para Bruxelas, família e amigos se concentraram no aeroporto em jeito de fúnebre despedida “Vais lá para a Europa”, ao que o próprio terá retorquido: “Caramba, não vou para o fim do mundo e na sexta já cá estou outra vez!”, surpreendido pelos comentários.
Em Portugal, ainda olhamos com grande desconfiança e não com menor desdém, essa coisa abstracta, difusa, longínqua, qual terrível e desconhecido.
Adamastor que é a Europa. Para a maioria de nós (leia-se, cidadãos europeus) as questões europeias em nada nos motivam: não dispomos de qualquer influência junto das instituições comunitárias, a União Europeia não dialoga com os cidadãos, não existe informação sobre o funcionamento dos organismos da União, não se manifesta neles qualquer interesse em ouvir-nos, em suma a União Europeia “está-se nas tintas” em relação a nós: nada de mais errado! Durante as primeiras três/quatro décadas, resguardado dos eventuais efeitos nefastos produzidos pelas sempre voláteis e imprevisíveis ingerências de uma opinião pública não raras vezes deficientemente esclarecida, o desígnio europeu avançou ligeiro e célere, enquanto foram também restritos e iluminados os intervenientes e decisões. 
A
ssim e de molde a ultrapassar o há muito identificado e até, durante a fase inicial da construção europeia, por parte dos decisores políticos assumido, défice democrático, no sentido de promover uma efectiva identificação e participação dos cidadãos no projecto europeu, desde 2005 de um modo geral todos os agentes adstritos à organização comunitária adoptaram posturas que visavam inverter uma outra tendência igualmente verificada: o chamado défice de comunicação.
Neste quadro, foram desenvolvidas duas iniciativas estruturantes, conhecidas genericamente como o Livro Branco sobre uma Política de Comunicação e o Plano D, para a Democracia, o Diálogo e o Debate, auxiliadas por uma extensa miríade de diligências complementares, cujos resultados visam essencialmente mitigar o fosso existente entre os cidadãos e as formações da União, envolvendo-os mais. Paralelamente, tem existido desde a década de 70 um contínuo esforço envolvendo o reforço contínuo dos poderes do Parlamento Europeu, a única instituição em cuja formação os cidadãos da Europa participam directamente através da eleição nacional dos seus representantes, visando conferir não apenas maior legitimidade ao edifício comunitário, como de igual modo combater o já aludido défice democrático.
Voluntariado
Ao entrar hoje num espaço comercial na urbe (vulgo Torres Novas - é bom esclarecer, não vão os cinzentões políticos do burgo ler e não perceberem) deparei-me à porta com uma senhora, dos seus cinquenta e muitos, talvez até sessenta e alguns que, com um mealheiro amarelo ao peito e de saco da mesma cor a tiracolo, pedia uma contribuição para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Entretanto e uma vez cumprido o programa que ali me levara, enquanto esperava na fila para o pagamento do lado de dentro fui-a observando. E o que vi, mexeu comigo. Não num sentido negativo. Antes, pelo contrário. Muito pelo contrário mesmo.
Donde me encontrava pude observar sem recear que este meu exercício pudesse ser detectado e, quiçá, criasse algum tipo de constrangimento em tão meritória pessoa. Assim, pude reflectir na estopada, mesmo violência física que é para alguém cujos anos da juventude há muito por si passaram, estar de plantão, um dia inteiro, à entrada de um espaço comercial pedindo contribuições para tão louvável instituição. Apercebi-me, das negas que levava, bem mais do que as respostas positivas, e da frustração que deveria ser para uma senhora já entradota tal insensibilidade geral perante um problema social sério e bem concreto.
A dada altura, pousou o mealheiro e a sacola, tendo puxado por um outro saco que tinha junto a si. E, então virou-se de costas para os demais presentes.
Entretanto, a fila fora avançando e, já na caixa de saída pude aperceber-me de que a notável voluntária da LPCC bebia água enquanto trincava um biscoito. No exacto momento em que cruzava a porta pareceu-me que tomava uma qualquer medicação.
Neste espaço de tempo, um misto de pensamento e sentimento crescia dentro de mim exigindo-me que não o apagasse sem ao menos o exteriorizar: que motivação poderá ter alguém, a quem os anos e forças já vão faltando, para num dia como o de hoje com frio e chuva, num tempo como o actual onde primam o individualismo, o egoísmo, o interesseirismo, a insensibilidade, a falta de amor e compaixão para com o próximo, o desinteresse geral, em que os valores de comunidade e de solidariedade estão cada vez mais em desuso e são completamente estrangulados por um consumismo e materialismo crescentes, abandonar o conforto do lar, colocar-se numa situação de evidente incómodo físico (expondo-se tantas horas em pé ao frio, ao barulho, etc.) e dispensar um dia inteiro a uma causa valorosa como o é esta, para mais sujeitando-se a contínuas recusas de apoioe até por vezes a ser quase enxotada por alguns sujeitos cujo sistema de valores deve sofrer de uma qualquer gangrenosa enfermidade?
Este meu texto mais não é do que uma ode a todos quantos, por esse mundo fora, se dedicam a actividades de voluntariado em prol de outros que muitas vezes ainda criticam, desvalorizam e assumem atitudes negativas. A todos o meu muito obrigado, certo de que se não tratam de palavras vãs ou de mera circunstância.
Exercício 6
1. Configure as margens do documento com as seguintes medidas: Esquerda: 2,5 cm.
Direita: 2,5 cm. Superior: 3 cm. Inferior: 3 cm. Cabeçalho: 3 cm. Rodapé: 3 cm. Orientação: vertical
Alinhamento Vertical: centrado
Limites da Página: ver página seguinte (figuras, globo terrestre), largura do limite: 30 pto.
2. Defina as seguintes Tabulações:
a. Tabulação pré-definida: 0 cm.
b. 8 cm; alinhamento: centro; carácter de preenchimento: 2
c.	16 cm; Alinhamento: à direita; carácter de preenchimento: 2
3. Digite o seguinte texto:
Alguns Periféricos de Hardware do Computador
4. Digite o seguinte texto:
Periféricos Input................................Periféricos Output................Periféricos Input/Output Rato........................................................ Impressora ........................................Disco Rígido Teclado......................................................Colunas......................................... Multifunções Webcam....................................................Monitor........................................................Pen Microfone..............................................Placa Gráfica..............................................Modem
5. Aplique ao texto digitado em 3 as seguintes formatações: Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 16
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2 Estilo do Tipo de Letra: negrito Alinhamento: centrado
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento Depois: 6 pto.
Limites: duplo, 3D, cor do limite: azul escuro, texto 2 Sombreado: azul escuro, texto 2, mais claro 80%
6. Aplique ao texto digitado em 4 as seguintes formatações: Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2 (na primeira linha, branco, com realce vermelho escuro)
Estilo do Tipo de Letra: normal (negrito na primeira linha) Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas
Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento Depois: 6 pto.
Sombreado: vermelho, cor 2, mais claro 80%
7. Digite o seguinte texto:
As Memórias do Computador
8. Aplique ao texto digitado em 7 as seguintes formatações: Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 16
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2 Estilo do Tipo de Letra: negrito Alinhamento: centrado
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento depois: 6 pto.
Limites: duplo, 3D, cor do limite: azul escuro, texto 2 Sombreado: azul escuro, texto 2, mais claro 80%
9. Insira a seguinte tabela e formate-a de acordo com o apresentado na página seguinte:
	TIPOS DE MEMÓRIAS - CARACTERÍSTICAS
	
Categoria
	
Tipo
	
Dispositivo
	Capacidade Armazenamento
	
Custo
	Velocidade Acesso
	Permanência Dados
	
Primárias
	
	Rom
	Baixo
	n/a
	Baixo
	Fixo
	
	
	Ram
	Médio/Alto
	Elevado
	Muito Elevado
	Volátil
	
	
	Cache
	Muito Baixo
	Muito Elevado
	Muito Elevado
	Volátil
	
Secundárias
	
Magnéticas
	Disquete (FDD)
	
Muito Baixo
	
Muito Elevado
	
Muito Baixo
	
Fixo
	
	
	Disco Rígido (HDD)
	
Muito Elevado
	
Muito Baixo
	
Elevado
	
Fixo
	
	
Ópticas
	CD
	Médio
	Médio/Baixo
	Médio
	Fixo
	
	
	DVD
	Médio/Alto
	Baixo
	Médio/Elevado
	Fixo
	
	
	DVD2
	Elevado
	Elevado
	Médio/Elevado
	Fixo
	
	
Amovíveis
	Pen
	Médio
	Médio/Elevado
	Médio/Baixo
	Fixo
	
	
	Cartão Memória
	
Médio
	
Médio/Elevado
	
Médio/Baixo
	
Fixo
	
	
	Mp3
	Médio
	Médio/Elevado
	Médio/Baixo
	Fixo
10. Formate a Tabela:
A. Tipo de Letra: Linha 1 (calibri, 16, negrito, maiúsculas, cor: branco, fundo 1); Linha 2 e Coluna 1 (calibri, 11, negrito, cor: vermelho, cor 2, mais escuro, 25%); Restantes Células (calibri, 11, normal, cor: vermelho, cor 2, mais escuro, 25%);
B. Sombreado das células: Linha 1 (cor 2, mais escuro, 25%); Linha 2 e Coluna 1 (amarelo); Linhas 3, 4 e 5 (cor-de-laranja, cor 6, mais claro 80%); Linhas 6 e 7 (púrpura, cor 4, mais claro 80%); Linhas 8, 9 e 10 (azul marinho, cor 5, mais claro 80%); Linhas 11, 12 e 13 (vermelho, cor 2, mais claro 80%);
C. Limites da Célula: todas, cor: branco, espessura da linha, 2¼ pto.; 
D. Alinhamento das Células: centrado (vertical e horizontal);
E. Altura das Células: 0,7 cm.
11. Formate o Cabeçalho
Texto: Tecnologias de Informação e Comunicação (linha superior); Periféricos e Memórias (linha inferior);
Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11 (linha superior); 10 (linha inferior) Estilo do Tipo de Letra: negrito (linha superior); itálico (linha inferior) Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro
Alinhamento do texto: direita (ambas as linhas)
Limite do Cabeçalho: linha simples, ½pto., cor: vermelho escuro
12. Formate o Rodapé
Número de Página: do tipo página X de Y Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro Alinhamento do texto: direita
Limite do Rodapé: linha simples, ½pto., cor: vermelho escuro.
13. Guarde o documento com o nome: TIC, na pasta exercícios_word.
14. Envie o Documento por Correio Electrónico como Anexo PDF, para o endereço do formador. (Nota: esta opção pode não se encontrar disponível no seu computador. Se for esse o caso, ignore este item).
Tecnologias de Informação e Comunicação Periféricos e Memórias
Alguns Periféricos de Hardware do Computador
	Periféricos Input.............................Periféricos Output................ Periféricos Input/Output
	
Rato .......................................................Impressora...........................................Disco Rígido
Teclado.................................................... Colunas..............................................Multifunções
Webcam....................................................Monitor........................................................... Pen
Microfone ............................................. Placa Gráfica..................................................Modem
As Memórias do Computador
	TIPOS DE MEMÓRIAS – CARACTERÍSTICAS
	
Categoria
	
Tipo
	
Dispositivo
	Capacidade Armazenamento
	
Custo
	Velocidade Acesso
	Permanência Dados
	
Primárias
	
	Rom
	Baixo
	n/a
	Baixo
	Fixo
	
	
	Ram
	Médio/Alto
	Elevado
	Muito Elevado
	Volátil
	
	
	Cache
	Muito Baixo
	Muito Elevado
	Muito Elevado
	Volátil
	
Secundárias
	
Magnéticas
	Disquete (FDD)
	
Muito Baixo
	
Muito Elevado
	
Muito Baixo
	
Fixo
	
	
	Disco Rígido (HDD)
	
Muito Elevado
	
Muito Baixo
	
Elevado
	
Fixo
	
	
Ópticas
	CD
	Médio
	Médio/Baixo
	Médio
	Fixo
	
	
	DVD
	Médio/Alto
	Baixo
	Médio/Elevado
	Fixo
	
	
	DVD2
	Elevado
	Elevado
	Médio/Elevado
	Fixo
	
	
Amovíveis
	Pen
	Médio
	Médio/Elevado
	Médio/Baixo
	Fixo
	
	
	Cartão Memória
	
Médio
	
Médio/Elevado
	
Médio/Baixo
	
Fixo
	
	
	Mp3
	Médio
	Médio/Elevado
	Médio/Baixo
	Fixo
Exercício 7
1. Configure as margens do documento com as seguintes medidas: Esquerda: 3 cm.
Direita: 3 cm. Superior: 2,5 cm. Inferior: 2,5 cm. Cabeçalho: 2 cm. Rodapé: 2 cm. Orientação: vertical
Alinhamento Vertical: superior
2. Digite o seguintetexto: Medidas de Informação
3. Aplique ao texto digitado em 2 as seguintes formatações:
Tipo de Letra: calibri
Tamanho do Tipo de Letra: 20, maiúculas
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2, mais escuro 25% Estilo do Tipo de Letra: negrito
Alinhamento: centrado
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento Depois: 6 pto.
4. Insira a seguinte tabela e formate-a de acordo com o apresentado na página seguinte:
	Múltiplos e Submúltiplo do Byte
	
	TB
	GB
	MB
	KB
	Byte
	Bit
	Terabyte
	1
	1024
	1024x1024
	1024x1024x1024
	1024x102 4x1024x1024
	1024x1024x1024x1024x8
	Gigabyte
	
	
	1024
	1024x1024
	1024x1024x1024
	1024x102 4x1024x8
	Megabyte
	
	
	
	1024
	1024x1024
	1024x1024x8
	Kilobyte
	
	
	
	1
	1024
	1024x8
	Byte
	
	
	
	
	1
	
	Bit
	
	
	
	
	
	
5. Formate a Tabela:
Tipo de Letra: Linha 1 (calibri, 18, negrito, maiúsculas, cor: branco, fundo 1, espaçamento entre caracteres: expandido, 2 pto.); Linha 2 (calibri, 16, negrito, cor: branco, fundo 1); Coluna 1 (calibri, 11, negrito, cor: branco, fundo 1); Restantes Células (calibri, 9, normal, cor: branco, fundo 1); Sombreado das células: Linha 1, Linha 2 e, Coluna 1 (azul escuro, texto 2, mais escuro, 25%); Restantes Células (com conteúdo, vermelho escuro; sem conteúdo, cor-de -laranja); Limites da Célula: todas, cor: branco, espessura da linha, 3 pto.; Alinhamento das Células: centrado (vertical e horizontal); Altura das Células: 1,2 cm.
6. Digite o seguinte texto: O Bit e o Byte
7. Aplique ao texto digitado em 6 as seguintes formatações: Tipo de Letra: calibri
Tamanho do Tipo de Letra: 20, maiúculas
Cor do Tipo de Letra: azul escuro, texto 2, mais escuro 25% Estilo do Tipo de Letra: negrito
Alinhamento: centrado
Espaçamento Entre Linhas: 1,15 linhas Espaçamento Antes: 6 pto. Espaçamento Depois: 6 pto.
8. Insira a seguinte tabela e…
Formate-a de acordo com o apresentado na página seguinte.
Pode, todavia, escolher as cores de sombreado, bem como as linhas e respectivas cores dos limites da tabela.
Note ainda que, os limites que na tabela da página seguinte não são visíveis, deverão ser ocultados.
	
	bit
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	byte
	8 bits
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	byte
	bit
	bit
	Bit
	bit
	bit
	bit
	bit
	bit
	
	
	
	
	6
	5
	4
	
	2
	1
	
	
	
	
	0
	0
	0
	
	0
	0
	0
	
	
	
	1
	1
	1
	
	1
	1
	255
	
	128
	64
	32
	16
	8
	
	2
	1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0
	1
	0
	
	1
	0
	150
	
	
	
	1
	1
	0
	
	1
	0
	242
	
	
	
	1
	0
	0
	
	1
	0
	230
	
	
	
	1
	1
	1
	
	1
	1
	123
9. Formate o Cabeçalho
Texto: Tecnologias de Informação e Comunicação (linha superior); Medidas de Informação (linha inferior);
Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11 (linha superior); 10 (linha inferior) Estilo do Tipo de Letra: negrito (linha superior); itálico (linha inferior) Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro
Alinhamento do texto: direita (ambas as linhas)
Limite do Cabeçalho: linha simples, ½ pto., cor: vermelho escuro
10. Formate o Rodapé
Número de Página: do tipo página X de Y Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro Alinhamento do texto: direita
Limite do Rodapé: linha simples, ½ pto., cor: vermelho escuro
11. Guarde o documento com o nome: medidas_informacao, na pasta exercícios_word.
12. Envie o Documento por Correio Electrónico como Anexo PDF, para o endereço do formador. (Nota: esta opção pode não se encontrar disponível no seu computador. Se for esse o caso, ignore este item).
Tecnologias de Informação e Comunicação
Medidas de Informação 
MEDIDAS DE INFORMAÇÃO
O BIT E O BYTE
Exercício 8
1. Crie um novo documento, insira a seguinte tabela e…
Formate-a de acordo com o apresentado na página seguinte. 
Aplique o estilo sombreado médio, cor 6.
Tipo de Letra da Tabela:
Arial 11, normal, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 50%.
Na primeira coluna: Arial 11, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 50%;
Na primeira linha: Arial 12, negrito, branco, fundo 1; iv. Na segunda linha: Arial 11, normal, branco, fundo 1;
As células “Nome” e “Média Final” da segunda linha: Arial 12, negrito, branco, fundo 1;
Será necessário aplicar um sombreado cor-de-laranja, cor 6 às células Windows”, “Word”, “Powerpoint”, “Excel” e “Internet”;
	Classificação por Módulo
	Nome
	Windows
	Word
	Powerpoint
	Excel
	Internet
	Média Final
	Ana
	12
	14
	13
	14
	12
	
	Andreia
	14
	12
	14
	15
	13
	
	André
	15
	19
	17
	13
	16
	
	Bruno
	10
	11
	14
	14
	14
	
	José
	7
	10
	12
	9
	11
	
	João
	8
	16
	12
	12
	11
	
	Lina
	12
	14
	12
	16
	13
	
	Marisa
	13
	11
	15
	16
	14
	
	Pedro
	18
	18
	17
	19
	17
	
	Ramiro
	16
	14
	15
	15
	16
	
2. Insira, na coluna “Média Final”, uma fórmula que permita calcular a média de cada um dos formandos. Para tal deve, recorrendo ao Friso Esquema (da Tabela), usar o botão fórmula, escrevendo posteriormente e relativamente a cada uma das células, no campo fórmula da janela com o mesmo nome, a fórmula seguinte: =average(left)
3. Insira um gráfico (Coluna – Colunas Agrupadas) como aquele que a seguir se apresenta. Para tal deve:
Seleccionar os dados da tabela que acabou de inserir e copiá-los para a Área de Transferência;
Inserir > Gráfico;
Na nova janela deverá colar os dados anteriormente copiados (este processo evita que tenha de construir uma nova tabela com os mesmos dados. Todavia, tenha em atenção que terá de apagar os dados que estão a mais).
No Friso Estrutura, seleccione Estilo 32. e. No Friso Esquema:
Título do Gráfico – “Gráfico 1 - Classificação por Módulo” – Tipo de Letra: calibri, 18, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 50%
Título dos Eixos:
1. Horizontal Principal: “Nome do Formando” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
2. Vertical Principal: “Classificação 0-20” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
3. Formate ainda o texto da legenda, do eixo vertical (classificação) e do eixo horizontal (os nomes) com a cor: cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
4. Insira um gráfico (Linha – Linha) como aquele que a seguir se apresenta. Para tal deve:
a. Seleccionar os dados da tabela (“Nome” e “Média Final”) e copiá-los para a Área de Transferência;
b. Inserir > Gráfico;
c.	Na nova janela deverá colar os dados anteriormente copiados (este processo evita que tenha de construir uma nova tabela com os mesmos dados. Todavia, tenha em atenção que terá de apagar os dados que estão a mais).
d. No Friso Estrutura, seleccione o Estilo 2. e. No Friso Esquema:
i. Título do Gráfico – “Gráfico 2 - Classificação Final” – Tipo de Letra: calibri, 18, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 50%
ii. Título dos Eixos:
1. Horizontal Principal: “Nome do Formando” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
2. Vertical Principal: “Classificação Final 0-20” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
3. Formate ainda o texto da legenda, do eixo vertical (classificação) e do eixo horizontal (os nomes) com a cor: cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
5. Insira um gráfico (Coluna – Cilindros Agrupados) como aquele que a seguir se apresenta. Para tal deve:
a. Seleccionar os dados da tabela (“Nome” e “Média Final”) e copiá-los para a Área de Transferência;b. Inserir > Gráfico;
c.	Na nova janela deverá colar os dados anteriormente copiados (este processo evita que tenha de construir uma nova tabela com os mesmos dados. Todavia, tenha em atenção que terá de apagar os dados que estão a mais).
d. No Friso Estrutura, seleccione o Estilo 40. e. No Friso Esquema:
i. Título do Gráfico – “Gráfico 2 - Classificação Final” – Tipo de Letra: calibri, 18, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 50%
ii. Título dos Eixos:
1. Horizontal Principal: “Nome do Formando” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
2. Vertical Principal: “Classificação Final 0-20” - calibri, 10, negrito, cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
3. Formate ainda o texto da legenda, do eixo vertical (classificação) e do eixo horizontal (os nomes) com a cor: cor-de-laranja, cor 6, mais escuro 25%
6. Formate o Cabeçalho
Texto: Tecnologias de Informação e Comunicação (linha superior); Tabelas e Gráficos (linha inferior);
Tipo de Letra: arial
Tamanho do Tipo de Letra: 11 (linha superior); 10 (linha inferior) Estilo do Tipo de Letra: negrito (linha superior); itálico (linha inferior) Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro
Alinhamento do texto: direita (ambas as linhas)
Limite do Cabeçalho: linha simples, ½ pto., cor: vermelho escuro
7. Formate o Rodapé
Número de Página: do tipo página X de Y Tipo de Letra: Arial
Tamanho do Tipo de Letra: 9 Estilo do Tipo de Letra: itálico
Cor do Tipo de Letra: vermelho escuro Alinhamento do texto: direita
Limite do Rodapé: linha simples, ½ pto., cor: vermelho escuro
8. Guarde o documento com o nome: tabelas gráficos, na pasta exercícios Word.
Tecnologias de Informação e Comunicação Tabelas e Gráficos
Exercício 9
1. Abra o Microsoft Word e elabore um documento idêntico ao da página seguinte, tendo em atenção:
a. O logótipo da empresa Troca-Tintas deverá ser desenhado recorrendo ao Paint e, posteriormente, depois de guardado no Paint, inserido no cabeçalho do Documento do Microsoft Word;
b. O rodapé deverá ter um sombreado além do texto;
c. A lista de serviços apresentada pela empresa deverá ser numerada com o tipo Numeração Destacada;
d. Todavia, poderá escolher as cores, tamanhos e tipos de letra de que mais gostar, desde que o texto do documento não ultrapasse uma página;
2. No friso MAILINGS, escolha:
a. Iniciar Impressão em Série;
b. Assistente de Impressão em Série Passo a Passo (do lado direito do monitor aparecerá um painel lateral denominado Impressão em Série);
c. PASSO 1: Seleccione Cartas e prima seguinte;
d. PASSO 2: Seleccione Utilize o documento actual. Pode ainda seleccionar A partir de um modelo (dos existentes no Word) ou A partir de um documento existente (no caso de pretender criar a Impressão em Série a partir de um documento anteriormente guardado);
e. PASSO 3: Seleccione Escrever uma nova lista e clique em criar. Neste passo pode também utilizar uma lista existente, por exemplo num outro ficheiro do Word, do Excel, ou do Access. Pode também, no caso de um email, socorrer-se dos contactos guardados no Outlook.
f. Na janela Nova Lista de Endereços use a opção Nova Entrada para introduzir um novo destinatário ou Eliminar Entrada para remover um destinatário da Lista. Pode ainda personalizar as colunas com os dados a introduzir. Neste caso, vamos usar apenas as colunas: Nome; Linha de Endereço 1; Linha de Endereço 2; Localidade; Código Postal. Introduza, nos referidos campos entre 10 e 20 destinatários. No final, troque a posição entre os campos Localidade e Código Postal;
g. Uma vez inseridos os dados dos destinatários e guardado o documento de dados (na pasta exercícios_word, com o nome lista_enderecos), na janela Destinatários da Impressão em Série pode seleccionar/desseleccionar os destinatários para os quais vai enviar correspondência e cujas cópias o Word irá imprimir;
h. PASSO 4: Em seguida no friso Mailings seleccione, a partir do botão Inserir Campo de Impressão em Série, o campo nome e coloque-o, ao longo do documento nas seguintes zonas:
i. Linha “Excelentíssimo Senhor «Nome»…:”; ii. Linha “…diante de «Nome»”;
iii. Linha “…a preferência de «Nome»”;
i.Insira, abaixo da data e acima da linha de saudação (“Excelentíssimo Senhor….:”), usando o mesmo processo descrito na alínea anterior os campos: «Nome»;
«Linha_de_endereço_1»;
«Linha_de_endereço_2»; «Código_postal»; «Localidade»;
j. Seleccione a opção Realçar Campos de Impressão em Série;
k. Seleccione a opção Pré-visualizar Resultados e observe o efeito da operação; l.
PASSO 5: Pré-visualize as cartas para Impressão em Série;
PASSO 6: Pode imprimir todas as cartas de uma só vez, ou pode ainda optar por proceder a modificações individuais em cada uma das cartas;
i. Ao seleccionar Imprimir, pode escolher quais os registos/destinatários a imprimir;
3. Guarde o Documento com o nome mailings, na pasta exercícios_word;
14-07-2009
Bill Gates
Rua dos Brincalhões 3.º Esq. 2222-222 Redmond
Excelentíssimo Senhor : Bill Gates
A Troca Tintas – empresa de serviços de pinturas domésticas, industriais e artísticas…, procura pelo presente divulgar a sua oferta de serviços diante de Bill Gates.
Assim, as promoções para o presente ano são:
1)	Pinturas domésticas:
i)	Exterior, com tintas impermeabilizantes – 2,5€/m2
ii) 	Interior, com tintas laváveis e acetinadas – 3€/m2
2)	Pinturas industriais:
i)	Exterior, com tintas impermeabilizantes (a) Até 1000m2 – 2,2€/m2
(b)	Mais de 1000m2 – 2€/m2 3) Pinturas Artísticas:
i)	Até 6 cores e até 20m2 – 100€/m2 ii) Até 12 cores e até 50m2 – 125€/m2
iii) 	Até 18 cores e até 100m2 – 150€/m2 iv) Mais de 18 cores – 25€/cor/m2
Na expectativa de virmos a recolher a preferência de Bill Gates subscrevemo-nos com a mais elevada consideração,
Manuel Chico Esperto
(Gerente)
Rua de São Nunca à Tarde, 999 – R/C - A 9999-999 – Atrás do Sol Posto
Tel.: 333 333 333 – Fax: 999 999 999 Email: geral@trocatintas.com www.trocatintas.com
Exercício 10
Um documento pode ser criado no sentido de servir como Formulário, isto é, um documento, cuja estrutura se repete muitas vezes. Fichas de pacientes num consultório médico, registos individuais de alunos, registos biográficos de colaboradores, registos de sócios de uma colectividade, etc.. As aplicações são inúmeras. Para construirmos um formulário necessitamos de compreender alguns conceitos essenciais:
Os Campos – por campos entendem-se espaços que o programador pré-determinou que no documento seriam destinados à recepção de determinados tipos de dados: texto, imagem, caixas de combinação de opções, data, entre uma vasta panóplia de outros controlos adicionais.
A Protecção – construída a estrutura do documento torna-se necessário proteger a mesma de utilizadores pouco experientes e com tendência para a alteração dos documentos.
O Modelo de Documento – por último torna-se indispensável salvaguardar este documento com o tipo de dados Modelo de Documento, que permitirá que exista em permanência um master que, de cada vez que será aberto gerará um novo documento limpo, ainda que conservando a estrutura definida na construção do mesmo, podendo inserir-se novos dados.
1. Abra um novo documento do Microsoft Word e…
2. Insira uma tabela com 5 colunas e 20 linhas
a. Una todas as células nas linhas: 1, 4, 7 e 14;
b. Una as células das colunas 2, 3, 4 e 5 nas linhas: 2 e 3; c.	Não efectuar qualquer união nas linhas: 5 e 6;
d. Unir as células das colunas 3, 4 e 5 nas linhas: 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20;
e. Unir as células da coluna 1 nas linhas: 8 a 13 e 15 a 20 – Note que o texto nas duas células unidas deverá ter uma orientação vertical;
f.	Digite o texto que se encontra em cada uma das células (apenas o texto que na folha de resolução do exercício é apresentado a branco), seguindo as indicações da tabela da página seguinte;g. Formate-a a seu gosto, (limites e sombreado das células, tipos de letra e respectivos tamanhos, estilos, etc.) tendo apenas em atenção que deverá seguir a estrutura da tabela da página seguinte bem como a indicação das uniões anteriormente efectuada;
3. Nas opções do Word (Menu Word>Opções do Word>Popular), active a opção mostrar o Separador Programador no Friso.
4. Vamos começar por criar os campos onde, futuramente, serão inseridos pelos utilizadores os dados. Para tanto, a partir do Friso Programador, e da área denominada “controlos”, insira:
a. Um controlo de Rich Text, nas células 2 da 2.ª e 3.ª linhas (respectivamente nome e filiação) e também nas células 3 das linhas 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20;
b. Um controlo de Data nas células 2 das linhas 5, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20;
c.	Um controlo de Lista Pendente, nas células 1, 3, 4 e 5 da linha 5. Note que, neste tipo de controlo o objectivo será o utilizador seleccionar uma opção de entre as várias que forem disponibilizadas. Assim, após a inserção do controlo terá que proceder à sua formatação, inserindo as opções que pretende disponibilizar ao utilizador. Por exemplo:
i. Na célula 1 da linha 5, deverá inserir as opções de Sexo possíveis: Masculino e Feminino. Para tal, após a inserção do controlo deverá, com o objecto do controlo seleccionado, clicar em Propriedades e na nova janela clique em adicionar. Escreva o texto da opção no campo Nome a Apresentar e clique em OK. Repita o processo tantas vezes quantas as necessárias para introduzir cada uma das possibilidades de escolha que pretende disponibilizar ao utilizador.
ii. Repita o procedimento da alínea anterior para os restantes campos da linha 5: Estado Civil; Profissão; Entidade, introduzindo várias opções para posterior utilização;
iii. Se pretender alterar as opções de apresentação dos restantes tipos de campos seleccionados (os de texto e os de data), deverá igualmente clicar em propriedades (com o objecto do controlo seleccionado) e na nova janela proceder às alterações que desejar;
5. Insira cabeçalho e rodapé ao seu gosto
6. Passemos agora à protecção do nosso formulário de molde a que um qualquer utilizador não destrua inadvertidamente a sua estrutura. Ainda no Friso Programador:
a. Seleccione proteger documento;
b. Seleccione Restringir Formatação e Edição;
c.	No painel do lado direito marque um visto nas caixas:
i. Limitar a formatação a uma selecção de estilos;
ii. Permitir apenas este estilo de edição no documento. Neste item, selecione ainda	na caixa descendente Preenchimento de Formulários;
d. Clique no botão Sim, impor protecção;
7. Agora vamos guardar o documento, com o tipo de Modelo, no sentido de garantirmos a existência de um master sempre com as formatações originais. Para tal, guarde o documento com o tipo Modelo de Documento, a partir do Menu do Word, Guardar Como, na pasta exercícios_word, com o nome form_modelo;
8. Vamos experimentar o nosso trabalho, agora não na qualidade de programadores do modelo, antes de um utilizador banal. Abra o documento que acabou de guardar, e introduza dados nos campos disponíveis. Repare que os restantes não permitem alterações;
9. Guarde o documento com o tipo Documento do Word (normal), com o nome paciente_x, na pasta exercicios_word.
Aula 2:
Exercício 1:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme o exemplo abaixo:
3) Salve em sua pasta com o nome de arquivo de Produtos.
Obs.: Caso tenha duvidas onde salvar sua planilha peça ajuda ao seu instrutor. 4) Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Exercício 2:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha de acordo com os dados da imagem abaixo:
3) Salve em sua pasta com o nome de arquivo de Salários. 4) Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Aula 3:
Exercício 1:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha de acordo conforme o exemplo abaixo:
3) Salve em sua pasta com o nome de arquivo de Produtos_Papelaria.
Obs.: Caso tenha duvidas onde salvar sua planilha peça ajuda ao seu instrutor. 4) Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Exercício 2:
1) Elabore a planilha abaixo, fazendo o que se pede:
FÓRMULAS
INSS R$: multiplicar Salário Bruto por INSS.
Gratificação R$: multiplicar Salário Bruto por Gratificação.
Salário Líquido: Salário Bruto mais Gratificação R$ menos INSS R$.
Formatar os números para que eles apareçam de acordo com a planilha dada.
Aula 4:
Exercício 1:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme o exemplo abaixo, inclusive com as formatações:
3) Salve em sua pasta com o nome de arquivo de Papelaria.
Obs.: Caso tenha duvidas onde salvar sua planilha peça ajuda ao seu instrutor. 4) Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Exercício2:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme o exemplo abaixo, inclusive com as formatações:
3)Calcule os valores das células em branco.
4)Salve em sua pasta com o nome de arquivo de Papelaria.
Obs.: Caso tenha duvidas onde salvar sua planilha peça ajuda ao seu instrutor. 5)Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Aula 5:
Exercício 1:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme o exemplo abaixo, inclusive com as formatações:
3) Salve em sua pasta com o nome de arquivo de ProdutosEstoque.
Obs.: Caso tenha duvidas onde salvar sua planilha peça ajuda ao seu instrutor. 4) Feche o Microsoft Office Excel 2010.
Aula 6:
Exercício 1:
Vamos aplicar uma tabela dinâmica a fim de conseguir visualizar a soma dos valores dos alimentos de determinados grupos de acoerdo com a cidade escolhida. Para isso siga os passos:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme o exemplo abaixo:
Agora vamos criar uma tabela dinâmica como a que está sendo mostrada abaixo:
Com essa tabela dinâmica podemos observar de acordo com a cidade escolhida a quantidade total do valor do produto de acordo com os tipos A, B e C.
8
Para ser mais fácil para você executar o exercício, segue abaixo as configurações q eu terão que ser executadas na criação da tabela dinâmica:
6) Salve a sua planilha com o nome do arquivo de vendas_produtos em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
9
Aula 7:
Exercício 1:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Abra o arquivo que você fez no exercício 6 chamado: vendas_produtos.
3) Insira um gráfico selecionando apenas as colunas: Tipo, Cidade e Valor. Escolha o estilo de gráfico colunas 2D.
4) Após, formate-o de maneira que fica como o que está apresentado abaixo:
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de gráfico1 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
Exercício 2:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Construa uma tabela como esta que está sendo apresentada abaixo:
3)Insira um gráfico em forma de pizza como o gráfico apresentado abaixo:
10
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de gráfico2 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
Exercício 3:
1) Abra o Microsoft Office Excel 2010.
2) Construa uma tabela como esta que está sendo apresentada abaixo:
3)Construa um gráfico como o mostrado abaixo:
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de gráfico3 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.11
Aula 8:
Exercício 1:
1) Crie uma planilha conforme o modelo abaixo:
2) Crie os hyperlinks nas caixas de textos direcionando as suas respectivas paginas e coloque em cada uma a Dica de tela.
Obs.: Caso tenha duvidas dos links de cada site peça ajuda ao seu instrutor.
3) Salve em sua pasta com o nome de Sites_Favoritos.
Exercício 2:
1) Abra o Excel 2010.
2) Crie uma planilha conforme a imagem abaixo utilizando a mesma formatação:
3) Crie hiperlinks para um dos exercícios feitos em cada aula. 4) Salve o arquivo na sua pasta com o nome de: Exercícios.
12
Aula 9:
Exercício 1:
1)Elaborar a planilha abaixo, fazendo-se o que se pede:
FÓRMULAS: 1ª Tabela:
Total 1º Trimestre: soma das vendas dos meses de Jan / Fev / Mar. Máximo: calcular o maior valor entre os meses de Jan / Fev / Mar. Mínimo: calcular o menor valor entre os meses de Jan / Fev / Mar. Média: calcular a média dos valores entre os meses de Jan / Fev / Mar. 2ª Tabela:
Total 2º Trimestre: soma das vendas dos meses de Abr / Mai / Jun. Máximo: calcular o maior valor entre os meses de Abr / Mai / Jun. Mínimo: calcular o menor valor entre os meses de Abr / Mai / Jun. Média: calcular a média dos valores entre os meses de Abr / Mai / Jun. Totais: soma das colunas de cada mês (1ª e 2ª tabela).
Total do Semestre: soma dos totais de cada trimestre.
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula9_1 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
13
Exercício 2:
1)Elaborar as planilhas abaixo, fazendo-se o que se pede:
Formatar os números para que eles apareçam de acordo com a planilha dada. 6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula9_2 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
Exercício 3:
1)Elaborar as planilhas abaixo, fazendo-se o que se pede:
FÓRMULAS:
Total R$: multiplicar Qtde por Preço Unitário
Total US$: dividir Total R$ por Valor do Dólar – usar $ nas fórmulas Alterar as colunas de acordo com a necessidade.
14
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula9_3 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
Aula 10:
Exercício 1:
1)Elaborar a planilha abaixo, fazendo-se o que se pede:
FÓRMULAS:
Total do Ano Receita Bruta: Soma das receitas anuais. Total do Ano Despesa Líquida: Soma das despesas anuais. Total do Trimestre: Soma das despesas trimestrais.
Receita Líquida: Receita Bruta menos Total do Trimestre.
Valor Acumulado do ano de despesas: Soma do Total do Ano de Despesas Situação: Se Receita Líquida for menor que R$ 1.000,00, "Prejuízo Total"; Se Receita Líquida for menor que R$ 5.000,00, "Lucro Médio";
Se Receita Líquida for maior que R$ 5.000,00, "Lucro Total'.
=SE(B16<1000;"Prejuízo Total";SE(B16<=5000;"Lucro Médio";SE(B16>5000;"Lucro Total")))
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula10_1 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
15
Exercício 2:
1)Elaborar a planilha abaixo, e depois, elaborar um gráfico de colunas, como mostrado abaixo:
Aumentar a largura das colunas a seu critério, quando necessário;
- Formatar os números com o símbolo monetário (R$), quando necessário; -
- FÓRMULAS:
- Total (R$): Venda (R$) * Quantidade em Estoque . - Custo (Dólar): Custo (R$) / Valor do Dólar do Dia.
- Venda (Dólar): Custo (Dólar) * (1 + Porcentagem de Lucro). - Total (Dólar): Venda (Dólar) * Quantidade em Estoque.
- Totais: somar os totais de todas as colunas. GRÁFICO
- Fazer o gráfico utilizando-se apenas das colunas seguintes colunas:
Produto, Custo (Reais), Venda (Reais), Custo (Dólar) e Venda (Dólar); - Selecionar o gráfico de Linhas – Linhas 3D;
- Seqüências em Colunas;
- Preencher os títulos do gráfico como quiser; - Legenda à Direita;
- Criar o gráfico como nova planilha.
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula10_2 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
16
Aula 11:
Exercício 1:
1)Elaborar a planilha abaixo, e depois, elaborar um gráfico de colunas, como mostrado abaixo:
2)Para executar os cálculos siga as instruções na tabela abaixo:
6) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula11_1 em sua pasta. 7) Feche o Excel 2010.
17
Exercício 2:
1)Elaborar a planilha abaixo:
2)As células que estão em vermelho deverão ser calculadas:
3)situação depende do valor da média do aluno onde alunos com média maior que 7 terão a situação “Aprovado” e menor que 7 “reprovado”
4) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula14_1 em sua pasta. 5) Feche o Excel 2010.
18
Aula 12:
Exercício 1:
1)Elaborar a planilha abaixo, e depois, elaborar um gráfico de colunas, como mostrado abaixo:
2)Para executar os cálculos siga as instruções na tabela abaixo:
3) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula12_1 em sua pasta. 4) Feche o Excel 2010.
Aula 13:
Exercício 1:
1)Elaborar a planilha abaixo:
2)As células que estão em vermelho deverão ser calculadas:
3)Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula13_1 em sua pasta. 4)Feche o Excel 2010.
Aula 14:
Exercício 1:
1) Elaborar a planilha abaixo, e depois, elaborar um gráfico de colunas, como mostrado abaixo:
2) Para executar os cálculos siga as instruções na tabela abaixo:
3) Salve Como a sua planilha com o nome do arquivo de aula11_2 em sua pasta. 4) Feche o Excel 2010.
Exercícios
Você poderá registrar os comandos utilizados na linha abaixo de cada item.
Exercício 1
1. A partir dos modelos instalados, crie uma apresentação de Introdução aoPowerPoint para ser utilizada posteriormente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Mude o zoom do arquivo para 75% e, depois, ajuste-o ao tamanho da janela atual.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Visualize a apresentação no modo Classificação de Slides e, em seguida, volte para o modo Normal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Imprima apenas o slide 3.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Salve o arquivo com o nome de Atividade1, na pasta Curso_PowerPoint_Exercicios, fechando-o em seguida.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais