Buscar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação:  LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANA CLAUDIA AUGUSTO PINHEIRO
	Turma: 9010/AG
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 21:30:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201101272336)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José detém a posse de um apartamento que fica em um conjunto habitacional de prédios, construído pela prefeitura, e invadido há 5 anos. A prefeitura, desde o início da invasão, cobra IPTU sobre o imóvel. Segundo nossa legislação, essa cobrança é:
		
	
	e) devida com restrições, pois o imposto deverá ser pago apenas pelo dono do imóvel
	
	b) indevida, pois se considera contribuinte, para efeitos de IPTU, o proprietário do imóvel ou o titular de seu domínio útil, e não o possuidor
	 
	a) devida, pois se considera contribuinte o possuidor do imóvel a qualquer título.
	
	d) absolutamente indevida, já que o imóvel se acha em mãos de terceiros
	
	c) indevida, pois se considera contribuinte, além do proprietário do imóvel e o titular do domínio útil, o possuidor que detenha a posse a título oneroso
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101278411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo administrativo fiscal assume a natureza jurídica de forma de controle do ato administrativo e:
		
	
	Acompanhamento dos lançamentos tributários;
	 
	Aplicação de sanções por descumprimento da obrigação;
	
	Aplicação de sanções pelo adimplemento da obrigação.
	
	Sujeição dos demais entes federativos;
	
	Aplicação de sanções pela inexistência do fato gerador;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101059082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muito se tem discutido acerca da repartição da receita oriunda dos royalties do petróleo. A batalha política, legislativa e jurisprudencial tem em meta atender aos interesses e às reais necessidades financeiras de cada ente da federação interessado. O tema cuida em especial de previsão constitucional que assegura "nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da Administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração"(art. 20, §1º da CRFB/88). Tais recursos são importantes para o ente federativo e fazem parte de seu orçamento como:
		
	
	despesa pública ordinária
	
	crédito público suplementar
	
	faturamento público
	
	receita pública derivada
	 
	receita pública originária
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101279627)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À luz da Constituição, avalie as formulações seguintes e, ao final, assinale a opção que corresponde à resposta correta. I. É vedado à União elevar a alíquota do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, de 27,5% para 41%, incidente sobre renda líquida igual ou superior a R$ 120.000,00, auferida no ano civil por pessoa física, por força da disposição constitucional vedatória da utilização de tributo com efeito de confisco, bem assim da que prevê a graduação de impostos segundo a capacidade econômica do contribuinte. II. A cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo poder público não constitui violação do dispositivo constitucional que veda o estabelecimento de limitações ao tráfego de pessoas ou bens por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais. III. Somente à União compete instituir impostos extraordinários, na iminência ou no caso de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência tributária, podendo a respectiva cobrança ser iniciada no mesmo exercício financeiro em que seja publicada a lei ordinária que os instituir.
		
	
	I e III são falsas.
	
	Todas são falsas.
	
	I e II são falsas.
	 
	Somente I é falsa.
	
	II e III são falsas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101278401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Artigo 2º da LICCB que trata dos critérios normativos para soluções de antinomias aparentes, que diz quando duas normas forem conflitantes, e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que foi editada por último. Esta afirmativa está relacionada ao critério:
		
	
	Da especialidade;
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Da discricionariedade;
	
	Hierárquico;
	 
	Cronológico;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101217826)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É sujeito passivo da relação tributária:
		
	 
	Contribuinte e o responsável;
	
	Contribuinte e poder público;
	
	Devedor e contribuinte;
	
	Contribuinte e maiores de 18 anos de idade;
	
	Todas as opções estão incorretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101092286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O STF já admitiu que uma taxa que remunera serviços notariais e de registro seja estabelecida em valores fixos alocados em faixas, a depender do valor do imóvel objeto do negócio, contudo, as taxas devem ter sua base de cálculo própria e não podem ter por base:
		
	
	a base de cálculo de uma taxa de contraprestação
	
	a base de cálculo própria de uma taxa
	 
	a base de cálculo própria de imposto
	
	a base de cálculo que é relacionada com a contraprestação estatal
	
	a base de cálculo fixada em acordo com a contraprestação do Estado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101279595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente. ( ) Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. ( ) A contribuição de melhoria é instituída em face de obras públicas ou privadas, que valorizem ou depreciem o imóvel do administrado. ( ) As taxas têm como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição. ( ) O que caracteriza as contribuições especiais é que o produto de suas arrecadações deve ser carreado para financiar atividades de interesse público, beneficiando certo grupo, e direta ou indiretamente o contribuinte.
		
	
	V, F, F, V
	 
	V, F, V, V
	
	F, F, F, F
	
	F, V, V, F
	
	V, V, V, V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101291004)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com o estudado na Aula 03 quem são as pessoas da Obrigação Tributária?
		
	
Resposta: As pessoas que tem a obrigação tríbutária são as de naturezas físicas e jurídicas (sujeito passivo), tem obrigação de pagar os tributos de forma pecuniária, compulsória e sobre proteção da lei. Já as que possuem competência para cobrar esses tributos são: os Estado, a União, o Distrito Federal e os Municípios.
	
Gabarito: Sujeito Ativo: pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento (Artigo 119 do CTN). É aquele que, por exemplo, pode promover execução fiscal, arrecadar ou fiscalizar tributos, executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária (artigo 7º do CTN). São Pessoas de Direito Privado. As pessoas naturais não podem ser qualificadas como sujeitos ativos de obrigação tributária. Sujeito Passivo: pessoa natural ou jurídica que tem o dever de cumprir a obrigação principal, que é pagar, contribuir (Artigo 121 do CTN). Pode ser: ¿ Contribuinte: quando tem relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; ¿ Responsável: quando, sem revestir condição de contribuinte, sua obrigação decorra de Lei.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101090108)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Crédito tributário como estudado se refere à própria obrigação tributária. No entanto, tal obrigaçãopoderá ser extinta, suspensa e até sofrer exclusão. Demonstre como cada uma dessas situações pode ocorrer; seja apresentando exemplos práticos após a explicação da ocorrência, bem como indicando algumas modalidades de cada uma.
		
	
Resposta: Obrigação Suspensa = quando há a possibilidade do valor não pago e vencido, de não ser cobrado judicialmente. Obrigação Extinta = crédito tributário que deixou de existir. Exclusão = quando podemos excluir o crédito tributário antes da ser constituído.
	
Gabarito: De fato o crédito tributário pode ser extinto, suspenso e até excluído. A extinção só pode ocorrer mediante lei, pelo princípio da reserva legal ¿ art. 97, IV . Como modalidades de extinção do crédito tributário tem-se: o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência, a conversão de depósito em renda, o pagamento antecipado e a homologação do lançamento, a consignação em pagamento, a decisão administrativa irreformável, a decisão judicial passado em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis. Já a suspensão se dá em quatro hipóteses, quais sejam: Moratória ¿ onde o prazo para pagamento do tributo é alongado, de modo geral ou individual, só pode ocorrer através de lei e atingirá os créditos definitivamente constituídos ou que o lançamento tenha sido iniciado ¿ art. 154 do CTN. O Depósito integral do valor do tributo em eventual discussão administrativa ou judicial sobre o crédito tributário, cessando ou melhor não incidindo multa e juros. A Concessão de liminar em mandado de segurança - Em caso de questionamento judicial sobre a cobrança ou constituição do crédito tributário, e conforme a matéria e as circunstâncias fático-legais, o juiz pode conceder de imediato medida liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário até sentença. Já a exclusão é modalidade pela qual se dispensa o tributo, ou a não obrigatoriedade do pagamento do tributo, a qual se dá pela isenção e pela a anistia, nos termos do art. 175 do CTN.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais