Buscar

AV SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0487_AV_201001174119 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001174119 - KATIA YUMI NUNOMURA
	Professor:
	LUIZ ANTONIO LEITAO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 1,2        Data: 04/06/2014 10:05:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201001293448)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenvolvimento sustentável:
		
	
	Não se preocupa com os recursos econômicos disponíveis, pois tem prioridade de ser empregado em qualquer país
	
	Não tem seus resultados gerados pelo estabelecimento de prioridades, pois pode ser seguido com objetivos aleatórios, afinal todos são importantes
	 
	Tem seu conceito não sendo único, mas convergindo para um consenso
	
	Está isento de prazos
	
	Seu foco é a sustentabilidade a qualquer custo social
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001432063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
		
	
	A ideia era de que o meio ambiente é uma fonte inesgotável.
	
	A necessidade de preservar o meio ambiente e ampliar os espaços para a industrialização a qualquer preço.
	
	A importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando evitar atender as necessidades da sociedade atual, comprometendo as gerações futuras.
	
	O conceito de promoção da saúde apontando, dentre os condicionantes do processo saúde-doença, o ecossistema instável, os recursos sustentáveis e a desigualdade.
	 
	A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001287569)
	Pontos: 1,3  / 1,5
	Até meados do século XVIII, as principais fontes de energia utilizadas pelo homem eram a própria força, a tração animal e a combustão de biomassa em volumes reduzidos. O que mudou, após a revolução industrial, que trouxeram consequências significativas para o meio ambiente?
		
	
Resposta: A revolução industrial promoveu a produção em massa, o consumo excessivo, e uma noção de progresso criada a partir do nível de poluição, gerando o uso acelerado de materiais naturais e consequentemente aumento na produção de resíduos poluentes na natureza acima do que ela é capaz de absorver, causando a degradação do meio ambiente.
	
Gabarito: A partir da revolução industrial, o homem passa a utilizar volumes crescentes de biomassa para gerar energia e realizar trabalho por meio de máquinas, que geram retorno econômico por meio de comercialização e resulta no aumento de consumo de energia e materiais per capita. Durante toda essa fase de crescimento da economia global, a crescente produção também causou crescente degradação ambiental.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001429594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A preocupação com os problemas ambientais ganhou escala e maior repercussão no final da década de 60 e início da década de 70. Tal preocupação parecia ter foco local, e sua solução resumia-se em:
		
	
	Discutir limites de crescimento economico
	
	incentivar a conservação da natureza
	
	EStabelecer limites de uso do solo
	 
	Criar regulamentações que contralassem a poluição
	
	Melhorar a economia local
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001429647)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
		
	 
	crescimento populacional
	 
	melhoria tecnológica
	
	desenvolvimento econômico
	
	desenvolvimento científico
	
	melhoria da qualidade de vida
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001432053)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como Rio-92, produziu o documento oficial chamado?
		
	
	Carta Ambientalista
	
	Cúpula da Terra
	 
	Agenda 21
	
	Declaração de Tbilisi
	
	Eco 92
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001295262)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	O aumento da população e o conseqüente crescimento do consumo podem causar que fenômenos prejudiciais a vida na Terra?
		
	
Resposta: Sim. Atualmente o mundo já consome 40% dos recursos naturais, com o aumento da população aumenta-se o consumo e por essa razão uma degradação cada vez maior dos recursos naturais a níveis preocupantes a ponto de não haver recursos disponíveis em pouco tempo como água, minerais como ouro e mercúrio e fóssil como o petróleo, somado a aceleração na produção de alimentos ocasiona a necessidade de mais áreas a serem cultivadas, promovendo mais poluentes no solo em forma de agrotóxicos e a maior produção de criação de animais para suprir as necessidades dessa população.
	
Gabarito: Elevar os estresses ambientais, com doenças infecciosas, danos na biodiverdidade, desmatamento de florestas tropicais, redução da pesca, escassez de água, poluição dos mares e mudanças climáticas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001423001)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns autores afirmam que o movimento ambientalista nasceu na década de 60. No início dos anos 90, verificou-se um acentuado desenvolvimento do pensamento ambientalista no mundo. No Rio de Janeiro ocorreu um grandioso evento que fortaleceu este pensamento global denominado: (adaptada de pref. Porto Velho/RO ¿ 2009)
		
	
	Encontro nacional de ambientalistas;
	
	Declaração do movimento ambiental;
	
	Conferência nacional de educação ambiental.
	 
	Eco 92;
	
	Conferência dos povos;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001423088)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Princípios para construção da sustentabilidade são mencionados usualmente como referências no conhecimento em sustentabilidade e servem de base para todos os outros. Em relação à Agenda 21, destaca-se como:
		
	
	um guia com princípios e fundamentos para construção de uma sociedade sustentável estabelecido a partir de um consenso de cientistas tendo uma metodologia para o planejamento de negócios e a tomada de decisões. Destina-se às organizações e às pessoas que desejam contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
	
	origem a vários projetos sociais, parcerias e alianças. Sua maior contribuição foi a de levar o conceito de responsabilidade social corporativa a países que ainda não tinham despertado para essa nova forma de conduzir os negócios.
	
	um conjunto de princípios para as empresas que buscam a sustentabilidade e tem como lema a Integração.Está baseado em 5 etapas.
	
	um código de conduta que procura aumentar os direitos humanos, justiça social, proteção ambiental e econômica para todos os trabalhadores, em todas as indústrias, em todas as nações.
	 
	um plano de ações para ser executado globalmente, nacionalmente e localmente pelos Sistemas das Nações Unidas, governos, e grupos de todas as áreas que tenham impactos humanos no meio ambiente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001295260)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A P+L envolve produtos e processos e estabelece uma hierarquia de prioridades de acordo com uma determinada sequência. Qual alternativa abaixo não corresponde a uma prioridade da P+L?
		
	 
	Reuso
	 
	Coleta Seletiva
	
	Reciclagem
	
	Prevenção
	
	Redução

Outros materiais