Buscar

01 HISTÓRIA DA DOENÇA, CONCEITO DE SAÚDE E NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DE COMO O CONCEITO DE DOENÇA MUDOU AO LONGO DO TEMPO, DIFERENÇA ENTRE PREVENÇÃO DE DOENÇA E PROMOÇÃO DA SAÚDE E NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE
CAPÍTULO 2 DO LIVRO 2
Na antiguidade a saúde era vista por uma concepção religiosa, sendo a doença uma consequência de pecado ou maldição. Na Grécia antiga acreditava-se que a doença tinha causas naturais, para Hipócrates era resultado de um desequilíbrio entre homem e natureza. No séc XVII, com o modelo cartesiano, o a doença era vista como um mau funcionamento do corpo, aqui ela era nos órgãos. Só a partir da II Guerra Mundial que a doença começou a ser vista como multifatorial, e em 1946 a OMS cria o tão polêmico conceito de saúde (unilateral). 
Em 1974 Lalonde publica um relatório que vai servir de base em 1978 para I Conferência Internacional Sobre Cuidados Primários de Saúde, que resultou na Declaração de Alma-Ata, que enfatizou a desigualdade de saúde entre países ricos e pobres. Com isso, são criados os Determinantes Sociais da Saúde (condições sociais de vida, trabalho, etc) pela OMS, em 2005, com o objetivo de reduzir essas desigualdades. 
Por causa da Declaração Alma-Ata, houve uma reconceituação do conceito de promoção da saúde, em 1986, na I Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde, que originou a carta de Ottawa. A promoção são ações que buscam mudanças na vida de forma mais saudável, é uma visão holística e multicasual que busca um fortalecimento na coletividade (indivíduos, grupos, ONGs, setor privado, estado, etc). Não é vista apenas como ausência de doença como é para a prevenção da doença. A prevenção da doença são ações voltadas para prevenção da doença, é feita em 3 níveis: primária (ações que antecedem a doença, realizando monitoramento de fatores de risco); secundária (detecção precoce da doença, impedindo sua evolução) e terciária (tratamento, reabilitação e controle das sequelas). A base da prevenção é o conhecimento epidemiológico das doenças, ou seja, a compreensão dos fatores que determinam as doenças.
Em 1978 com a Declaração Alma-Ata, em conjunto com a OMS, surgiu o conceito de Atenção Primária (APS), onde ela é o 1ª contato das pessoas com o sistema de saúde e tem atributos essenciais: Acesso, Longitudinalidade, Integralidade e Coordenação. A APS tem capacidade de resolver 85% das necessidades de saúde. São cuidados essenciais de saúde e não lida apenas com casos de baixa complexidade. Atenção Secundária: ações e serviços especializados que visam atender principais problemas de saúde, usando mais tecnologia, como no caso das clínicas de exames laboratoriais e clínicas de especialização Ex: pediatria, ginecologia. Atenção Terciária: unidades de maior especialização e tecnologia, como serviços ambulatoriais e hospitalares que realizam ações de maior custo e especificidade. Ex: centros de radioterapia ou quimioterapia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes