Buscar

Resumo e analise critica Inception

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte - FCSGN
Curso de Psicologia
Prof° 
ATIVIDADE 3º SEMESTRE PSICOLOGIA UNIFLOR
ALUNOS (A): Alan Ferreira de Sousa
DISCIPLINA: TURMA: B
DATA:/10/2017 
A ORIGEM
Por Christopher Nolan
RESUMO
Inception ou ( A Origem ) por Christopher Nolan, é um filme que nos traz uma nova forma e jeito de abordar o tema sonhos, e ainda se aprofundando mais sobre a inserção e ate o sonho caompartilhado, oque é tanto abordado no filme. Esta é uma análise sobre a simbologia e a psicologia envolvida no filme e nos personagens. O filme esta composto de cinco narrativas, uma dentro da outra ( camadas de sonhos ), articuladas em diferentes velocidades temporais , ao ser debatido este assunto dentro da sala, foi confirmado que é cientificamente possível sonhar que se está sonhando, mas ninguém sabe ao certo quantas camadas um sonho pode ter ate chegar ao estado de sono REM e sobre as camadas podem ter talvez milhares, talvez apenas duas ou três. Também não há dados sólidos a respeito. É muito difícil não pensar em Freud ao ver um filme como esse, onde nos sonhos os protagonistas tem acesso ao subconsciente das pessoas, que apresentam suas defesas, repressões e idéias mas quando Freud propôs que grande parte do nosso comportamento tem determinantes inconscientes e motivações que desconhecemos, ele não usou, outros meios adequados, muito do que a neurociência, psicologia cognitiva e psicologia evolucionista vêm descobrindo.
As idéias principais do filme também podem ser pensadas a partir da pesquisa em cognição social e do paradigma experimental de priming, diante disto a artigos que relatam que os psicólogos sociais vêm “implantando” idéias sem peso mais para um bem estar de pessoas desde a década de 1990, dentro de laboratórios, de forma muito mais simples e sem precisar da tecnologia onirica utilizada no filme. Porém implantar uma idéia específica e complexa como “devo procurar sócios para minha empesa” é mais complicada, talvez sendo necessária todo processo que é usado no filme. A idéia é o processamento das informações em nível inconsciente e tem um papel muito importante em nosso comportamento, talvez maior que o da consciência, e são facilmente influenciáveis, um dos conceito importante no filme é o de que uma idéia é o vírus mais altamente resistentes que existe, essa afirmação tem um paralelo interessante com a teoria dos (memes) usando pela redes sociais da internet, essa proposta inicialmente vem por Richard Dawkins (1976) em seu livro ( O Gene Egoísta). A teoria propõe simplificadamente que um meme é a unidade básica cultural que transmite informações e idéias de gerações para gerações, Susan Blackmore (1999) propôs que assim como o gene está para a genética, o meme está para a cultura, sendo aplicado a influenciar e ate converter ideias de um modo sutil, sobre o individuo sem ele estar dormindo.
CONCLUSAO
 	Mais o interessante mesmo no filme “A Origem” seria como o personagem principal enfrenta a impossibilidade de ter certeza sobre os limites da realidade. Pois o desejo é motor do sonho, e o sonho não cessa vinda como repressão de memórias e loucura. Mas além de dar um novo asprcto de sonhos, somos levados apensar acadêmicamente no campo da psicologia e das neurociências para interrogar e saber e descobrir qual é a arquitetura última da mente.

Outros materiais