Buscar

AV TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0565_AV_201307004083 (AG) » TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201307004083 - CLAUDIA FERREIRA DA SILVA 
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9014/BB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 03/06/2014 10:00:54 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307031162)
	5a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Considerando que o processo de integração para novos empregados refere-se a um treinamento intensivo com relação as informações sobre a empresa contratante, visando diminuir a ansiedade e a insegurança do colaborador ao novo ambiente de trabalho, podemos afirmar que os principais itens abordados neste processo de ambientação são:
		
	
	missão, visão e valores institucionais, porque o novo empregado precisa saber apenas sobre a cultura da empresa onde vai trabalhar.
	
	somente os aspectos fundamentais da cultura organizacional e informações relevantes ao organograma da empresa porque são informações suficientes para o bom desempenho.
	
	políticas de Recursos Humanos porque o empregado precisa ter ciência de todos seus descontos em folha de pagamento.
	
	missão, visão, valores institucionais, aspectos sobre a cultura e a estrutura organizacional e as políticas de recursos humanos porque são as informações que facilitarão a adaptação do empregado. 
	
	missão, visão, valores, estrutura organizacional, e política de RH porque precisa conhecer a empresa como um todo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307246268)
	sem. N/A: ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	ESTUDAMOS QUE AS ORGANIZAÇÕES SE FORMAM, NATURALMENTE, COM OBJETIVOS DEFINIDOS, DENTRE OS QUAIS:
		
	
	GERAR COMPETITIVIDADE ENTRE AS ORGANIZAÇÕES.
	
	POSSIBILITAR QUE OS EMPREGADOS ATINJAM SEUS OBJETIVOS.
	
	CONTRIBUIR PARA QUE O MEIO AMBIENTE FIQUE INTOCÁVEL.
	
	ATENDER AS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS.
	
	AUMENTAR A QUANTIDADE DE PRODUTOS LANÇADOS NO MERCADO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307189505)
	3a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São objetivos do Treinamento: I - preparar o pessoal para as tarefas concernentes aos cargos da organização; II - proporcionar oportunidade para o contínuo desenvolvimento de pessoal; III - elevar o nível de abstração e conceptualização de idéias, ideologias e comportamentos organizacionais uniformes. Assinale:
		
	
	somente a afirmativa III está correta; 
	
	somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	apenas as afirmativas I e II estão corretas; 
	
	somente a afirmativa II está correta; 
	
	somente a afirmativa I está correta; 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307047317)
	2a sem.: A Gestão do Conhecimento
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	¿Gerenciar o que já existe de conhecimento acumulado na organização¿. Esta definição aplica-se a:
		
	
	Inovação conpetitiva
	
	Gestão do conhecimento
	
	Gestão do processo
	
	Aprendizagem organizacional
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307252443)
	sem. N/A: VISÃO GERAL
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Vimos à necessidade das organizações estarem atentas aos indicadores de desenvolvimento de pessoas que, segundo Magalhães (in: BOOG e BOOG, 2006, p. 93), estão relacionados aos vetores da gestão competitiva de recursos humanos. O vetor VALOR refere-se:
		
	
	Ao envolvimento das atitudes de domínio de processos e informações que agreguem importância, além de atitudes proativas, diante dos constantes desafios enfrentados.
	
	Às alternativas de inovações que atendam melhor às necessidades do cliente, devendo sempre ser avaliadas e testadas internamente, antes de serem disponibilizadas ao cliente.
	
	Ao comprometimento entre pessoas, interna e externamente, com a busca de atender aos objetivos da organização.
	
	Às necessidades dos consumidores que desejam estabelecer relacionamentos a partir das atitudes, da importância e do comprometimento demonstrados pela organização.
	
	Ao conjunto de conhecimentos e as competências dos talentos humanos disponíveis nas organizações são os recursos de que as pessoas lançam mão no exercício das suas funções
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307246799)
	sem. N/A: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Chiavenato (2010), "o conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento", dependendo do seu propósito. Dos propósitos de treinamento relacionados abaixo, qual aquele que NÃO é apresentado por Chiavenato?
		
	
	Desenvolvimento de habilidades - quando visa suprir carências em habilidades e conhecimentos essenciais ao pleno desempenho do cargo que ocupa ou no cargo que poderá vir a ocupar futuramente;
	
	Transmissão de informações - quando o conteúdo do treinamento contempla informações sobre a empresa, suas práticas, suas políticas, seus produtos e/ou seus serviços etc.;
	
	Desenvolvimento psicológico - objetiva proporcionar condições para que haja um amadurecimento psicológico do treinando por meio de técnicas interativas e simulações de situações empresariais reais.
	
	Desenvolvimento ou modificação de atitudes - visa sensibilizar e proporcionar mudança de atitudes mais saudáveis das pessoas, frente à diversidade de desafios da convivência organizacional;
	
	Desenvolvimento de conceitos - objetiva proporcionar uma ampliação do pensamento e da visão de mundo, através da ampliação do nível de abstração e conceituação de ideias e filosofias, aperfeiçoando a capacidade de percepção e compreensão dos fatos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307032841)
	8a sem.: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O ROI (Return of Investiment ) é uma métrica em que calculamos a quantidade de recursos financeiros retornado a empresa para cada real gasto no processo de Treinamento. Dentre os inúmeros benefícios, gerados por este método, podemos destacar:
		
	
	Calcular os custos do treinamento, procurando otimizar os recursos da empresa.
	
	Aprimorar o gerenciamento do treinamento.
	
	Desenvolver uma abordagem baseada em resultados, eliminando programas de treinamentos não efetivos.
	
	Garantir 100% a eficiência do treinamento.
	
	Analisar o desempenho do treinando durante o treinamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307046512)
	10a sem.: A Gestão do Conhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O surgimento das universidades formadas dentro das empresas teve o mercado e a concorrência como fortes impulsionadores.Verificando que somente especialistas não atendiam às demandas do mercado empresarial, as universidades tradicionais disponibilizaram cursos visando ao atendimento dessas empresas na formação de pessoas com uma visão sistêmica dos processos. Mesmo assim, as empresas decidiram se antecipar criando condições para que suas necessidades pudessem ser contempladas de maneira mais rápida.Considerando as opções abaixo, assinale aquela que melhor represente o cenário atual das universidades criadas nas empresas.
		
	
	Algumas empresas partiram na frente, criando suas próprias Universidades, com o objetivo de resolver os seus problemas, partindo da capacitação dos seus empregados, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas. 
	
	Não há necessidade de mais investimento das empresas nas universidades corporativas, pois os novos cursos criados pelas universidades atenderam às suas demandas.
	
	Algumas empresas partiram na frente, criando suas próprias Universidades, com o objetivo de ensinar, de forma focada, tudo relacionado aos seus produtos e serviços.
	
	O conjunto das alternativas de resposta propostas atende plenamente ao enunciado desta questão.
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	 9a Questão(Ref.: 201307252453)
	sem. N/A: VISÃO GERAL
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Magalhães (in: BOOG e BOOG, 2006, p. 92) menciona cinco eixos nos quais a competitividade se desenvolve de forma interligada. Cite, pelo menos, três desses eixos associados à busca da competitividade no contexto organizacional:
		
	
Resposta: Clima favorável na organização, desenvolvimento de habilidades, maior produção nas atividades...
	
Gabarito: O aluno deverá citar três dos cinco eixos a seguir: processos, pessoas, mercado, tecnologia e conexões.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307248422)
	sem. N/A: A ARH e o Subsistema de Treinamento e Desenvolvimento
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	É preciso compreender as diversas possibilidades de contribuição que o Subsistema de Treinamento e Desenvolvimento pode proporcionar para a Organização. E, neste sentido, cabe a este subsistema prover e aplicar o Programa de Ambientação do novo Colaborador. Baseado nesta afirmativa, descreva quais os papéis da ARH, através do Subsistema de T&D na integração das pessoas na organização 
		
	
Resposta: Passar para o novo colaborador a misaão, valores, a estrutura organizacional e todas as informações que possam facilitar a adaptação do empregado, gerar meios de motivação etc. 
	
Gabarito: É responsável por cuidar do processo de socialização, integrando e acolhendo o novo colaborador, além de apresentar a empresa (como um todo) para o novo empregado

Outros materiais

Perguntas Recentes