Buscar

CIRURGIA DE ACESSO A DENTES ANTERIORES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIRURGIA DE ACESSO À CÂMARA PULPAR EM DENTES ANTERIORES 
 O acesso pode ser obtido com instrumentos de alta rotação. A broca ideal para a cirurgia de acesso é a broca esférica (#2 ou 3 dependendo do tamanho do dente). 
 Normalmente, o dente submetido ao tratamento endodôntico está com um processo patológico e, portanto, causando um certo grau de desconforto. O uso de brocas acionadas por um motor de baixa rotação pode provocar vibrações que consistem em mais uma agressão aos ligamentos sensíveis. Isto não quer dizer que elas não são usadas, mas sim, chamar atenção para os casos de sensibilidade acentuada.
 A medida que o corte progride em direção à câmara pulpar, é preciso ter em mente o eixo longitudinal da raiz. Ao ser atingida a câmara pulpar, usualmente, tem-se a sensação de cair no vazio.
1- Ponto de Eleição – é o ponto de partida para o início do desgaste da estrutura dentária. Sendo determinado por um ponto localizado na superfície lingual dos dentes anteriores ou oclusal no caso de dentes posteriores.
2- Forma de Contorno – é realizada com a remoção do teto da câmara pulpar. O formato da cavidade corresponde à forma da câmara pulpar de cada elemento dental. Utiliza-se para tanto, uma broca com ponta inativa para se evitar desgaste indesejado.
3- Trepanação - A direção de trepanação, trata-se de um procedimento dinâmico, começa perpendicular à face palatina e termina paralelo ao longo eixo do dente. 
Trepanação: alcançar uma cavidade pré-existente - câmara pulpar.
4-Remoção completa do teto: a presença de teto da câmara pulpar impossibilita a remoção da polpa ou do conteúdo tóxico necrótico da região. A remoção do teto da câmara pulpar pode ser feita com broca AR esférica carbide HL ou em baixa rotação (CA - contra ângulo), valendo-se da tração para oclusal, testar antes com a broca sem rotação, verificando aonde a mesma prende. A  manobra descrita, também pode ser feita com broca tronco-cônica de ponta inativa - AR 3083.
5-Desgastes compensatórios: a presença de concrescência (seta) inviabiliza a ação do instrumento em grande parte da parede palatina ou lingual, impossibilitando a sanificação durante o PQC do canal radicular.
Para a seleção da broca utilizada para a CA devemos levar em consideração o volume da câmara pulpar, valendo-se da radiografia de diagnóstico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais