Buscar

Avaliação POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	      
	
	 1a Questão (Ref.: 201102289568)
	
	Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. Uma nova Constituição vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. Esta foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. Nela, os direitos dos cidadãos são restringidos, o Executivo Federal concentrava poderes, além de ser eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Analisando a Constituição de 1988, descreva como ela se contrapõe à Constituição redigida e outorgada pela Ditadura Militar?
		
	
	
Gabarito: A Constituição de 1988 inverteu a lógica das constituições anteriores tratando em primeiro lugar dos princípios fundamentais e dos direitos fundamentais, para só em seguida cuidar da organização do estado e dos poderes. É uma Constituição chamada Cidadã, pois tem na dignidade da pessoa humana o fundamento maior da República. Ela reconheceu expressamente em seu texto um enorme catálogo de direitos fundamentais, tantos os de índole individual, protetores da liberdade, como os de índole social, protetores da igualdade, e os de índole coletivo-difusa, protetores da fraternidade;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102111724)
	
	O que é o Conselho Tutelar?
		
	
	
Gabarito: É um órgão autônomo, não-repressivo, que pode ser acionado por qualquer cidadão para colaborar na garantia dos direitos da criança e do adolescente quando estes estão sendo violados ou ameaçados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102108438)
	
	No pensamento neoliberal, a única forma para fomentar a distribuição da riqueza e da renda, está relacionado:
		
	
	Ao controle dos órgãos sindicais
	 
	Ao livre mercado
	
	Ao controle do Estado
	
	A doação de bens dos ricos para os pobres
	
	Ao controle da iniciativa privada
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102285052)
	
	O capitalismo, segundo Wood (2001, p.12), consiste:
		
	
	Em que todos os agentes econômicos não dependem do mercado.
	 
	Em um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa.
	
	Em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria que não está à venda no mercado.
	
	Os requisitos da competição e da maximização do lucro não fazem parte das regras fundamentais da sociedade.
	 
	Acima de tudo, é um sistema em que o grosso do trabalho da sociedade é feito por trabalhadores ricos,com posses, obrigados a vender sua mão-de-obra por um salário, a fim de obter acesso aos meios de subsistência¿.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102108424)
	
	Na segunda fase de elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases, em defesa de verbas públicas exclusivamente para escolas públicas, se colocaram educadores e intelectuais que chegaram a publicar um Manifesto, em 1959 defendendo destacadamente a obrigatoriedade e gratuidade do Ensino Primário. Marque a alternativa que possui o título CORRETO desse Manifesto:
		
	
	Substitutivo Lacerda
	
	Levanta Brasil
	 
	Mais uma vez convocados
	
	Movimento da Escola Nova
	
	Manifesto de Educadores
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102289853)
	
	Dentre as opções abaixo, marque aquela que não corresponde a características da segunda lei de educação no Brasil (Lei 5692/71):
		
	
	Foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino supletivo.
	 
	Esta legislação é frequentemente chamada de lei de diretrizes e bases de forma errônea, pois se refere exclusivamente a dois segmentos da educação(1o e 2o grau), que correspondem ao que nos dias atuais chamamos de educação básica, e não inclui o ensino superior.
	 
	Manteve os chamados ensino primário e ensino ginasial.
	
	O ensino de segundo grau tinha uma dupla característica: formação de nível técnico e continuidade para aqueles que pretendiam prestar o vestibular.
	
	O chamado 2o grau era obrigatoriamente profissionalizante.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102108520)
	
	A reforma universitária realizada pelo governo militar teve como um de seus objetivos a desmobilização dos estudantes universitários que questionavam o regime e impeliam á sociedade à organização e à resistência contra a ideologia implementada. Uma das estratégias previstas na legislação com essa finalidade, que inclusive permanece até hoje em nossa sociedade, mas com objetivos diferenciados foi:
		
	 
	aumento de vagas nas universidades públicas
	
	implantação do vestibular unificado
	
	a universidade por regime anual
	
	criação dos departamentos nas universidades
	 
	instituição do regime de créditos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102108609)
	
	É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Podemos afirmar que a garantia de prioridade compreende:
I - primazia de receber proteção e socorro em circunstâncias analisadas como urgentes.
II - precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III - preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV - destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
		
	
	São verdadeiras somente I e III
	
	É verdadeira somente IV
	
	São falsas somente I e II
	 
	É falsa somente a I
	 
	Todas são falsas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102108727)
	
	Na proposta do Banco Mundial a educação está:
		
	
	Comprometida com a formação integral do homem.
	
	Vinculada à pesquisa para o avanço científico e tecnológico.
	 
	Diretamente relacionada ao mercado de trabalho.
	
	Direcionada a garantir a continuidade dos estudos acadêmicos.
	 
	Vinculada a formação continuada para que a população tenha acesso às novas tecnologias e mercado de trabalho moderno no âmbito do planejamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102108767)
	
	"O Brasil é ainda um país endividado com sua população. Nossa cidadania educacional está longe de ser um exemplo. Convivemos com milhões de crianças fora da escola ou presentes na escola mas fora da idade apropriada. Avançamos muito nesse campo, mas enquanto houver uma criança sem escola ou fora da idade adequada, o direito de todos e dever do Estado não terão se consubstanciado. Temos milhões de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de entrar na escola ou dela tiveram que se evadir mais cedo, por condições de sobrevivência ou por repetência. A educação infantil e o ensino médio ainda são privilégios" (Cury, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio Na Ordem Jurídica. In: Lopes, Eliane Marta Teixeira , Filho, Luciano Mendes de Faria e Veiga, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.569). Assinale a alternativa CORRETA: A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, não contribuiu para modificar esse quadro de exclusão da educação brasileira. Como exemplo, podemos citar o Artigo 4°, que responsabiliza o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita:
		
	
	do ensino superior
	 
	do ensino fundamentaldo ensino propedêutico
	
	do ensino médio
	
	da educação infantil

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes