Buscar

Avaliação AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Avaliação: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201102281212)
	
	A avaliação, como componente do processo de ensino-aprendizagem, deve se configurar como instrumento motivador desse processo, pois as informações geradas são úteis tanto para alunos como para os professores. Poderíamos dizer que a prática avaliativa pode ser baseada na Pedagogia:
 ( ) TRADICIONAL, na qual a Avaliação é centrada no produto do trabalho.
 ( ) LIBERTADORA, na qual a Avaliação é Auto-avaliação ou avaliação mútua.
( ) NOVA OU RENOVADA, em que a Avaliação dá atenção ao método no combate ao diretivismo, à qualidade e não a quantidade.
( ) TECNICISTA em que a Avaliação é Prática diluída, eclética e pouco fundamentada, levando ao exagero apego aos livros didáticos.
 ( ) HISTÓRICO-CRÍTICA na qual a Avaliação é a experiência, só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo, os externos podem levar ao desajustamento. A alternativa que apresenta a sequência correta é:
		
	 F
	F, F, V, V e V
	 v
	F, V, V, F e F
	 F
	V, F, F, V, e F
	 F
	V, V, V, F e F
	 F
	V, V, F, V e F
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102169615)
	
	De acordo com Luckesi (2008), "o ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribuídos ao objeto conduzem a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. E o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso de ação, a partir do valor ou qualidades atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele."Tendo por base o texto e considerando a avaliação no processo educativo, entende-se que a avaliação pedagógica deve ser:
		
	
	Adequada à natureza da aprendizagem, considerando os resultados das tarefas e provas realizadas pelo aluno
	
	um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando a construção dos resultados que se deseja.
	
	atribuição de notas, concedendo um caráter de verificação à avaliação, não levando em conta o aspecto educacional de orientação do aluno
	 
	um mecanismo por meio do qual o professor detecta os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos
	
	utilizada para estabelecer uma classificação do educando, expressa em aprovação ou reprovação
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102157529)
	
	O homem faz de sua própria atividade vital objeto de sua vontade e de sua consciência. Tem atividade vital consciente. Não é uma determinação com a qual o homem se funda imediatamente. A atividade vital consciente distingue imediatamente o homem da atividade vital do animal (MARX, Karl. Manuscritos Econômicos e Filosóficos, p. 110-111). Tomando por base o fragmento de Marx, assinale a ÙNICA opção não caracteriza a prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem:
		
	
	A prática avaliativa permite distinguir o papel do professor e do aluno.
	
	A prática avaliativa é essencial por se tratar de uma atividade consciente.
	 
	A prática avaliativa prática avaliativa é fundamental para se diagnosticar se os objetivos traçados se efetivaram ao longo do processo.
	 
	A prática avaliativa é uma atividade secundária, pois cumpre apenas um papel técnico.
	
	A prática avaliativa é uma atividade que possibilita rever o percurso e apontar novos caminhos frente ao diagnóstico realizado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102169600)
	
	O primeiro bimestre foi encerrado com uma reunião de Conselho de Classe em que Martha expos o resultado das avaliações dos seus alunos do oitavo ano. Os professores ouviram os péssimos resultados descritos como notas abaixo da média da escola e começaram a questionar a alegação da professora de que 80% de sua turma tirou nota vermelha por não ter interesse na matéria de História do Brasil. Quando indagada sobre a forma como chegou aos resultados tão insuficientes de rendimento, a professora explicou que elaborou uma prova de múltipla escolha, com questões provenientes de exames vestibulares para universidades públicas e que os alunos tiveram muita dificuldade em compreender as questões da atualidade fazendo a relação com os fatos históricos estudados.
Sabendo que esta escola tem uma opção pedagógica marcada por uma educação conteudista e tradicional, com ênfase nos mecanismos de memorização e cópia dos conteúdos escolares, você percebe se houve alguma contradição entre a proposta da escola e a avaliação da professora? Explique o porquê e caracterize a concepção de avaliação no paradigma tradicional de educação.
		
	
	
Gabarito:
Uma escola tradicional trabalha com os conteúdos de uma forma linear para serem memorizados como verdade e depois serem reproduzidos nas avaliações. Nesta concepção, avaliar é verificar se os objetivos da formação, previamente estipulados em programas e currículos, foram plena e devidamente alcançados; o controle dos resultados obtidos é feito com relação à medida esperada; o melhor modo de fazer essa verificação é observar mudanças operadas em comportamentos manifestos. Houve uma contradição sim, pois a aula foi dada de forma tradicional e depois a professora cobrou na prova a utilização de competências cognitivas como análise, síntese, comparação, dedução entre outras que nãoforam exercitadas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102169651)
	
	A função de diagnóstico na avaliação mediadora escolar permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação docente que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na prática escolar cotidiana, a função diagnóstica possibilita:
		
	
	controlar a turma por meio de provas e quantificação de resultados
	
	sua utilização apenas no início do ano letivo
	
	a apreciação quantitativa das atividades propostas
	 
	informações sobre como está conduzindo o processo de ensino no início e durante o ano letivo e replanejar as atividades sempre que necessário
	
	controlar os alunos indisciplinados por meio de exercícios complexos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102177481)
	
	Todo planejamento deve garantir em sua estrutura mecanismos de acompanhamento da execução de um projeto, principalmente quando este abarcar um universo complexo de relações e ações a serem implantadas. A avaliação é o mecanismo central para que se possa verificar se o cronograma está sendo cumprido, bem como, identificar os problemas e dificuldades e apontar soluções para que se possa realizar tal projeto. No caso do processo de ensino e aprendizagem, a avaliação é concebida a partir de visões diferenciadas de mundo, de sociedade, de ensino e de aprendizagem. Desta forma, explique em que consiste a proposta de uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem.
		
	
	
Gabarito:
Se estrutura a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória, pois a avaliação se realiza durante o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102157573)
	
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e deavaliação do pensar e do fazer educativo. Portanto, podemos afirmar que:
I - A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico. 
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102177443)
	
	No passado, em nossa prática escolar, castigava-se fisicamente. No Sul do País, era comum um professor utilizar-se da régua escolar para bater num aluno que não respondesse com adequação às suas perguntas sobre uma lição qualquer. No Nordeste brasileiro, esta mesma prática era efetivada por meio da palmatória, instrumento de castigo com o qual o professor batia na palma da mão dos alunos. A quantidade de palmadas dependia do juízo deste professor sobre a possível gravidade do erro (LUCKESI, Cipriano. Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude).
O fragmento acima evidencia uma prática de qual modelo de escola?
		
	
	Escola Libertária
	 
	Escola Tecnicista
	
	Escola Nova
	
	Escola Libertadora
	 
	Escola Tradicional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102280336)
	
	Marque a opção correta. Quando um professor utiliza questões dissertativas em sua avaliação deve
		
	
	utilizar muitas questões breves.
	
	nenhuma das respostas anteriores
	 
	indicar, claramente, em cada questão, a extensão e a profundidade das respostas desejadas.
	
	utilizar somente palavras novas para os alunos, cujo significado eles não conheçam.
	
	manter os alunos no desconhecimento dos critérios para a avaliação da produção oral ou escrita.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102296656)
	
	O conteúdo e a forma das práticas avaliativas serão determinados pela racionalidade da ciência moderna. Levando-se em consideração as tendências pedagógicas e sua correlação com sua base teórica e o modelo de avaliação, assinale o item em que os aspectos citados estão adequadamente correlacionados, obedecendo-se à sequencia: Tendência Pedagógica/Base teórica / Modelo avaliativo
		
	 
	Pedagogia Tradicional=subjetivismo, quantitativo
	 
	Crítica e Progressista= dialética, diagnóstica e emancipatória
	
	Pedagogia Nova= objetivismo, quantitativo
	
	Pedagogia Nova= objetivismo, pragmatismo e neopragmatismo, qualitativa,
	
	Pedagogia Tecnicista= subjetivismo, qualitativo

Outros materiais

Perguntas Recentes