Buscar

Aula 13 25 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula 13 – 25/11/14
Diferença entre gordura e óleo, gordura é animal, óleo é vegetal. A digestibilidade de lipídeos é altíssima, é muito raro ter gordura nas fezes. Sempre que quero diluir um alimento, vou diluir com fibra. 
O consumo de nutrientes = nutriente para mantença + nutriente para crescimento. Quem fornece essa energia inicialmente, são os carboidratos simples, a fibra não é digerida pelo animal monogástrico. Alguma fração de fibra é digerida no suíno, mas quase nada de fibra é digerida na ave, no cão. A maior fonte de energia no monogástrico são os carboidratos simples (açúcares). A segunda fonte é óleo, lipídeos. Por último, proteínas. O excedente de proteínas vai para gliconeogênese, vira fonte de energia também. Essa energia vai ser utilizada para todas as atividades físicas do organismo; convertida em calor; armazenada em tecidos corporais. A forma de armazenamento não é só gordura, glicogênio muscular por exemplo. Outra forma de armazenamento de energia são os próprios músculos, quando fazemos um exercício físico, e a reserva de gordura é baixa, um dos nutrientes que serão gastos são as proteínas musculares. 
Mantença: quantidade de energia necessária para balanço entre catabolismo e anabolismo. Outro autor diz que mantença é a quantidade de energia para manter o equilíbrio do turnover de proteína e gordura, manutenção da temperatura corporal (é importante para que todo o processo metabólico funcione adequadamente) e atividades normais de locomoção. Mantença é sinônimo de sobrevivência. 
A exigência de energia para manutenção, está relacionada ao peso vivo do animal, embora não seja diretamente relacionado (caso do pintinho e elefante, ou bebê e a mãe). Exigência de energia metabolizável para mantença = exigência por unidade de tamanho metabólico (UTM). Aqui me mostra por que o adulto tem uma exigência diferente, não em uma razão direta, do jovem. Peso metabólico: é o peso vivo elevado a uma potência. Tenho duas situações nessa equação:
a = exigência por unidade de tamanho metabólico
P^c = peso metabólico
A exigência por unidade de tamanho metabólico está associado à área de superfície corporal. Se a mãe é maior que o filhote, a energia metabolizável tinha que ser maior para mãe do que para o filhote. Acontece que a superfície corporal da mãe, em relação à superfície corporal do neném e menor, guardada as relações de peso, isso proporcionalmente. A galinha, tem uma superfície corporal proporcionalmente menor do que a superfície corporal do pintinho. 
Nós somos homeotérmicos. O organismo tem que manter a temperatura constante. Princípio da irradiação é o mais básico da manutenção da temperatura. Quando uso uma blusa, diminui a minha irradiação para o ambiente. A irradiação vai ocorrer quando a temperatura do corpo é maior que a do ambiente. Quando a temperatura aumenta, eu tenho dificuldade para perder calor para o ambiente. Tem que ter mecanismos que me façam perder calor. Perda de calor por irradiação = perda de calor sensível. Quando não conseguimos mais perder calor por irradiação, entra a perda de calor insensível. Uma das primeiras formas de perder calor é o animal procurar uma superfície mais fria, geralmente o chão. Essa perda de calor é por condução. Convecção: quando o ar passa mais rápido pelo corpo do animal, seria o caso do ventilador. Na avicultura e na suinocultura se utiliza a aspersão de água, se espera que microgotas roubem calor do ambiente e evaporem. A água, a microgota, não chega ao indivíduo. O ar tem que soprar a água e fazê-la evaporar. Só ligo o aspersor quando a umidade relativa do ar é baixa, não quero molhar meus animais nem a cama, só quero que haja diminuição da temperatura do galpão. 
O animal quando não tem mais recurso, utiliza da hiperventilação. É um recurso complexo, pois acaba influenciando o comportamento metabólico do animal. A partir do momento que eu expiro numa freqüência maior, vou expirar mais CO2, estou tirando CO2 de algum lugar, está saindo do ácido carbônico que participa do tamponamento do sangue. Isso é ruim para o animal, é uma das principais causas de morte súbita, estresse por calor, desequilíbrio ácido-base. Eu evito dar comida para o suíno e para ave, de forma que o pico de calor digestivo ocorra nas horas mais quentes. Geralmente as granjas levantam os comedouros, ou evitam que entre pessoas no galpão, evitando que os animais se levantem. Por essa razão se dá luz para os animais a noite, pois há uma menor temperatura, eu vou mudar a hora de comer desses animais. 
Quanto maior a superfície corporal, maior é a irradiação. Se o filhote tem uma superfície corporal maior do que a da mãe (proporcionalmente), ele irradia maior calor para o ambiente. O filhote, proporcionalmente, perde mais calor que o adulto. 
A área de superfície de 2 corpos, com formas e densidade similares, diferentes tamanhos, é proporcional a ¾ de seus pesos. Eu vou elevar o peso vivo a 0,75, que é = ¾. Isso é chamado de taxa metabólica, peso metabólico. O peso metabólico de um individuo é o peso vivo elevado a 0,75. 
O peso metabólico do beija flor é 0,05 (0,02^0,75), o peso metabólico dele é maior que o seu peso real, por isso seu metabolismo é tão alto. Se eu faço a conta de um elefante, a mãe pesando 5000kg, e o filhote pesando 300kg, o peso metabólico deles vai ser, respectivamente: 594 e 72. De 5000 para 594, dá 4306 de diferença, no filhote a diferença é de 228. Proporcionalmente, o peso metabólico do filhote é muito maior que o da mãe. No crescimento, a cada dia que passa, proporcionalmente ele tem uma menor demanda energética, mas como ele está crescendo, ele vai precisar se alimentar mais. 
Pegando um elefante de 12000kg. Quero saber quanto que um kg metabólico precisa para mantença. 1kg metabólico precisa de 114kcal para se manter, na zona de conforto, onde a irradiação é o que está mandando como processo de perda de calor. Um elefante pesando 12000kg precisa de 130644kcal de energia/dia. O peso metabólico do elefante de 12000kg é de 1146kg. Aqui significa que cada 1kg de elefante (de peso vivo), precisa de 10,9kcal/dia. Se pego um elefante filhote, ele com 100kg, o peso metabólico dele é 32kg. Cada kg vivo do filhote precisa de 36,5kcal, isso é quase 35 vezes mais do que a mãe precisa.

Outros materiais