Buscar

Aula 15 02 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula 15 – 02/12/14
O papel do metabolismo é produzir moléculas combustíveis. Há três fontes de energia: são todos os compostos orgânicos (que têm carbono e H), que podem ser metabolizados. 
Energia bruta do alimento = quando eu levo o alimento em uma bomba calorimétrica, e queimo esse alimento, a energia que ele libera é essa energia bruta do alimento. Tenho um teor de proteína bruta nesse alimento. Essa proteína passa por vários processos de digestão. Nas fezes vou encontrar uma certa quantidade de proteína. Para avaliar proteína em um alimento, eu analiso nitrogênio. 
O alimento tem carboidratos, proteínas e lipídeos, que são os compostos orgânicos. Esses compostos vão ser oxidados em CO2 + água + elétrons. A energia bruta é medida em kcal por kg de alimento. Esses alimentos vão passar por mastigação, digestão química, enzimática e fermentação. 
Energia bruta das fezes: são os restos alimentares que não foram digeridos nem absorvidos, estão presentes nas fezes. 
Sempre vou trabalhar com matéria seca, se digo que um alimento tem 4000kcal/kg, esse por kg é relacionado a kg de matéria seca. 
Se tenho a energia bruta do alimento, e a energia bruta das fezes, a subtração entre essas dois eu vou ter a energia digestível. 
Em experimentos geralmente se usa suínos machos, para não misturar fezes com a urina. Já em aves, sai junto, urina e fezes.

Outros materiais