Buscar

Aula 22 02 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 5º período
Aula – 02/02/15
(...)
Exigências líquidas de proteína em suínos. Lisina para suínos: há uma demanda praticamente desprezível para manutenção, e é praticamente toda demandada para síntese proteica no suíno. Uma pequena faixa de mantença. Isso vale para outras espécies como aves e cães. 
Pesquisadores, em estudos realizados, perceberam que a quantidade (relativa) de aa para a mesma raça, independente da idade, é a mesma. A quantidade demandada é função da capacidade de deposição de carne magra. Isso é a proteína ideal. O que varia é a quantidade relativa dos aa, não mais uma diferença de exigência de aa entre tamanhos, entre idades diferentes. 
Aminoácido limitante para suínos = lisina. Sem lisisna, eu não consigo formular os outros aminoácidos. eu até conseguiria, mas iria extrapolar todos os outros aminoácidos, ia sair do conceito de proteína ideal, onde eu oferto para o animal somente a quantidade de cada aa que ele precisa. A demanda de lisina para suínos é basicamente para síntese proteica. 
No tecido corpora há 5% a mais de arginina em relação à lisina. 
Proteína total = quantidade de proteína que o animal precisa para não jogar nada fora. No caso trabalha-se com aa ideias, não se preocupa com a PB, e sim com aminoácidos.

Outros materiais