Buscar

MODELAGEM DE SISTEMAS - Aula_05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
MODELAGEM DE SISTEMAS – AULA05
DIAGRAMA DE CLASSE– CLAUDIA ABREU PAES
*
*
SUMÁRIO
Diagrama de Classe
1.1 Simbologia
1.2 Passos para construção
1.3 Aplicação prática: CLASSE
*
*
Simbologia
AUTO ASSOCIAÇÃO
Define quando um objeto de uma classe está relacionado com outro objeto da mesma classe para atender a algum comportamento. A multiplicidade é estabelecida normalmente.
 
DIAGRAMA DE CLASSE
*
*
Simbologia
GENERALIZAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO
Generalização representa os vários tipos de um objeto em uma única classe.
DIAGRAMA DE CLASSE
*
*
Simbologia
Especialização representa os vários tipos de um objeto em uma classe distinta relacionando seus próprios atributos e comportamentos. 
Atributos e comportamentos comuns 
são relacionados na classe mãe.
DIAGRAMA DE CLASSE
*
*
DIAGRAMA DE CLASSE
Passos para desenvolvimento
1º Passo - Buscar no escopo do projeto os conjuntos de objetos que tenham identificação própria. (Analisar os casos de uso de cadastro, por exemplo);
2º Passo - Analisar os atributos das classes para identificar aqueles que indicam outras classes. Esta identificação gera a associação entre as classes;
3º Passo - Buscar conjuntos de objetos inseridos no contexto do estudo que servem para controlar e acompanhar as atividades do projeto;
*
*
DIAGRAMA DE CLASSE
Passos para desenvolvimento
4º Passo - Relacionar atributos destas classes;
5º Passo – Criar novas classes e associações considerando as formas normais:
Primeira Forma Normal: Uma relação está na primeira forma normal se todos os seus atributos são monovalorados.
Segunda Forma Normal: a relação estiver na primeira forma normal; e todos os atributos primos dependerem funcionalmente de toda a chave primária. 
Terceira Forma Normal: a relação estiver na segunda forma normal; e todos os atributos primos dependerem não transitivamente de toda a chave primária. 
*
*
DIAGRAMA DE CLASSE
Passos para desenvolvimento
6º Passo – Criar novas classes e associações identificando atributos que definem vários objetos da classe.
7º Passo - Definir as multiplicidades;
8º Passo - É sabido que o diagrama de classe deve dar suporte à realização dos casos de uso. Verificar se o diagrama de classe possui atributos para atender a todos os procedimentos. Se não estiver, complementar o diagrama de classe.
9º Passo - O caso de uso também deverá criar e manter as informações do diagrama de classe. Verificar se todas as classes e atributos estão sendo contemplados na realização dos casos de uso. Se não estiver, complementar o diagrama de caso de uso.
*
*
Sistema de Gestão de Hotel Estacio
O cadastro do hospede (nome, procedência, endereço, contato, previsão de permanência) é realizado pelo setor de recepção que também controla a alocação de quarto/apartamento (número do quarto ou apartamento) e abertura de uma conta corrente para o hospede (senha, número da conta, nome do hospede).
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
Sistema de Gestão de Hotel Estacio
...
Ao setor de serviço de copa cabe a responsabilidade pelos lançamentos, na conta do hospede, das despesas que o mesmo efetuar com bebidas e comidas (data, tipo da despesa e valor). A atendente de telefonia é responsável pelo lançamento, na conta do cliente, das chamadas interurbanas que o mesmo venha a fazer (data, local chamado, duração e tarifa). As chamadas locais não são computadas. O setor de lavanderia é responsável pelos lançamentos, na conta do hospede, dos serviços que o mesmo venha a solicitar àquele setor (data, tipo de serviço, valor).
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
Sistema de Gestão de Hotel Estacio
...
A gerência pode, a qualquer instante, ter acesso às informações de cadastro e gastos realizados pelo hospede. A gerência é responsável pelo cadastro e atualização das tabelas de serviços, menus e diárias. 
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
Sistema de Gestão de Hotel Estacio
...
O hospede pode a qualquer instante consultar o saldo de sua conta. 
O setor de recepção é responsável pela extração do extrato final da conta e fechamento da mesma quando o hospede finaliza sua estadia. 
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA: CLASSE
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CLASSE
Barrichelo’s Kart
 
	Barrichelo’s Kart é uma promotora de corridas de Kart, localizada em um grande shopping center, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. 
 Ao longo de seus 6 meses de operação, Barrichelo’s Kart já realizou mais de 1.000 corridas em sua pista. Segundo o gerente da promotora, um dos fatores que garantiu o sucesso da empresa é a manutenção de três listas de melhores corredores. A primeira lista apresenta os melhores corredores da semana. A segunda lista apresenta os melhores corredores do mês. Finalmente, a terceira lista apresenta os melhores corredores desde o início da empresa. O gerente explica que o melhor corredor da semana recebe, como prêmio, uma corrida grátis na semana seguinte.
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CLASSE
Barrichelo’s Kart
 	O gerente da promotora decidiu investir em um sistema informatizado. O sistema deve controlar os corredores, os carros que foram utilizados, o tempo de corrida, o número de batidas e infrações, além das listas de melhores corredores.
	O sistema deve possuir um cadastro de corredores, indicando seu nome, endereço completo, telefone de contato, data de nascimento, peso e altura. O sistema deve conter também um cadastro de carros que podem ser utilizados nas corridas.
	
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CLASSE
Barrichelo’s Kart
	A cada nova corrida, o sistema deve registrar seus participantes – cada corrida pode ter até 6 participantes -, o carro utilizado por cada participante, sua ordem de partida, seus tempos, batidas e infrações. Ao fim de cada corrida, o sistema deve emitir um relatório com a classificação de cada corredor, indicando seu carro, tempo de corrida e infrações.
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CLASSE
	Ao fim de cada dia, o sistema deve emitir os relatórios de melhor da semana, do mês e desde o início da empresa. Ao fim da semana, o sistema deve selecionar o melhor corredor da semana e enviar por email um convite de corrida grátis.
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CASO DE USO
*
*
APLICAÇÃO PRÁTICA 02: CLASSE
*
*
Próxima aula
Estaremos fazendo a revisão para AV1.
DIAGRAMA DE CLASSE
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais