Buscar

5º relatório de aula prática na fazenda experimental da unimontes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-CCET
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-DCA
Isabel Cristina De Santana Alves
5º Relatório De Aula Prática
Manejo Profilático Nos Bezerros Da Fazenda Experimental Da Unimontes Campus Janaúba-MG 
Relatório entregue ao professor José Eduardo Murta, referente à aula prática da disciplina de Bovinocultura de Corte do 9º período de Zootecnia.
Introdução
Vacinar os animais é um manejo muito importante em uma fazenda seja ela para qualquer finalidade, pois é com a vacinação que o produtor se assegura de doenças advindas da porteira pra fora ou no interior da propriedade. Sendo assim torna-se altamente conveniente que o responsável pelo rebanho conheça as principais doenças de maior incidência da sua região bem como o calendário sanitário bem como fazer as vermifugações nos momentos corretos.	Delegar as funções aos profissionais, é de suma importância para que esse manejo aconteça de forma correta. Outros manejos como ferrar e identificar os animais possibilita ao produtor que se conheça os seus animais e consiga obter informações destes, após feitos tais manejos é importante que estes sejam devidamente anotados para que se tenha eficiência no processo e que depois seja mais prático para consultar a vida produtiva ou reprodutiva de um respectivo animal. 
Desenvolvimento
No dia 11 de agosto de 2017, a turma do curso de Zootecnia do 9º período, participou da aula prática que teve como objetivo vacinar, identificar, ferrar e vermifugar os bezerros da fazenda experimental da Universidade Estadual de Montes-Claros, no campus de Janaúba-Mg.	As vacinas estavam mantidas num saco plásticos onde continha gelo. É importante que estas sejam acondicionadas em temperaturas em torno de 8ºC, pois contem o patógeno vivo, este pode morrer se não estiver em sua temperatura adequada. O ferro para mochação era elétrico, onde existia em sua extremidade uma arte em dois formatos de círculos sendo um maior e outro menor, com dimensões correspondentes ao tamanho dos botões do chifre para maior eficiência deste manejo. Para marcação com ferro na face esquerda do animal foi utilizado um ferro com o símbolo v e o último número do ano, este foi aquecido em uma chama de fogão convencional. Também foram aplicado vermífugo e anestésico local antes de mochar, cada procedimento será mais bem discutidos em tópicos abaixo.
Na fazenda continha 8 bezerros sendo que numero eram fêmeas, a brincagem foi feito apenas nas fêmeas pois não continha brinco suficiente para todos animais, assim para esse método foi utilizado um alicate onde neste foi anexado a parte fêmea e macho dos brincos e também passado umguento para que tenha mais eficiência na brincagem e assim melhorara na cicatrização.
Vacinação contra Clostridiose
A vacina usada foi a múltipla, para prevenção das varias clostridioses é na região administrada de 4 a 10 meses de idade do animal, da fazenda se encontrava com idade de aproximadamente 5 meses, para o procedimento foi utilizado o fármaco da marca tal e 2ml por cada animal na região intraderme.
Vacinação contra brucelose
Para esse procedimento foi utilizado 5 mL da vacina da marca b 19, que foi injetada na região da taba do pescoço, sendo intra muscular, logo após isto foi ferrado na face esquerda somente das fêmeas com o símbolo v 7, que significa que estes anaimais foram vacinados no ano de 2107, o “7” significa o ultimo alganrismo do ano presente. Somente se vacina fêmeas pois com esse manejo já se evita que machos adquiram a doença, fazendo esse procedimento aos 3 a 8 meses de idade do inviduo, sendo que nesse intervalo pressupõem que o organismo do animal já tem capacidade de reação com o bactéria contida no fármaco, para que esta reação resulte em proteção imunitária.
Vermifugação
O vermífugo foi aplicado intramuscular na região da taba do pescoço, essa aplicação foi simultânea a aplicação das vacinações, sendo 2ml para cada animal. 
Mochação 
Para o procedimento da mochação foi feito a anestesia local próximo ao nascimento dos chifres, assim foram aplicadas em dois pontos próximo a cada chifre 1 ml do anestésico, este tem duração de ação de aproximadamente 3 horas, informação dita pelo professor. Em seguida foi feita a mochação nos bezerros, queimando de forma eficiente o botão do chifre, fazendo com que as células de crescimento não cresça e as células circunvizinhas também perca a capacidade de crescimento.
Considerações finais 
Os manejos feitos de forma adequadas trazem ao animal são de muito importante, pois o contrario podem trazerr prejuízos muitas vezes irreversíveis, então o manejo realizado na aula prática tem alta relação com o bom funcionamento da produção futura dos animais, a prevenção de doenças, identificação dos animais e manejos menos aversivos como por exemplo aplicação de anestésico para mochação dos animais, são itens que de certa forma auxilia na produção e a eficiência desta.

Outros materiais