Buscar

Universidade federal do oeste da bahia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade federal do oeste da bahia
Gabriela amaral
Discente
dannuza Cavalcante
prof.ª drª
MP-AES
Espectrômetro de Emissão Atômica com Plasma por Microondas
O 4100 MP-AES
Diga adeus aos gases caros e inflamáveis.
Dê boas vindas à produtividade com baixo custo operacional.
Possui uma sensibilidade com limites de detecção em níveis de ppb
Baixo custo operacional
Uma fonte de plasma de microondas excitado magneticamente
espectro
Newton descreveu a decomposição da luz por um prisma, corpúsculos de luz
Huygens propôs que a luz seria constituída de perturbações do meio entre a fonte e o observador. A luz seria então uma onda. 
Maxwel explica a dualiade da luz.l 
Onda eletromagnética
O espectro visível da luz é uma onda eletromagnética
Max Planck diz que a energia é descontinua. Quantum
Interação da radiação com a matéria
+
Transição de ressonância
Medidas espectroscópicas
Espectrômetria de emissão
O resultado mostra a composição do espectro emitido. Espectrófago 
Espectrômetria de emissão
O que caracteriza a cor que obeservamos em uma substancia e sua propriedade de absorver certos comprimentos de onda e refletir outros.
Espectro de emissão
A potencia radiante P de uma linha ou banda depende diretamente do número de átomos ou moléculas excitados.
Espectros de linhas
Espectro de bandas
Espectro contínuo
Estes ocorrem quando as espécies radiantes são átomos, íons individuais.
Estes são produzidos com frequência em fontes espectrais devido a presença de radicais ou pequenas partículas gasosas.
Este é produzido quando sólidos são aquecidos até a incandescência 
EEA (Espectrometria de Emissão Atômica) ou AES (Atomic Emission Spectroscopy)
Técnica Espectrometria de emissão atômica com plasma por microondas
Os métodos espectroscópicos atômicos são empregados na determinação de mais de 70 elementos
É uma técnica rápida e geralmente de alta seletividade
A determinação de espécies atômicas são feitas somente em meio gasoso, nos quais estão separados
Contudo, a primeira etapa consiste no processo de atomização
Produção de átomos e íons por atomização
nebulização
Dentro de um instrumento MP-AES, energia de micro-ondas de um magnetron industrial é usado para formar um plasma de nitrogênio que foi extraído de ar comprimido pelo Gerador de Nitrogênio da Agilent. Efetivamente, o MP-AES corre no ar.
A fonte de excitação do Analisador MP-AES é um plasma magneticamente excitado por micro-ondas. O Analisador MP-AES usa um campo magnético no lugar de um campo elétrico para acoplar a energia da microondas ao plasma. E possível gerar um plasma acoplado magneticamente com uma magnétron ao se ´ atravessar sua cavidade ressonante, onde as microondas estão confinadas, com um gás apropriado. O Analisador MP-AES usa o gás nitrogênio para formar o plasma. E importante que o gás usado no ´ plasma seja puro, pois contaminantes no gás podem inferir nas medidas. 
Um aerossol é criado a partir de uma amostra líquida usando um nebulizador e um câmara de pulverização. O aerossol é então introduzido no centro do plasma quente. O aerossol seca, decompõe-se e depois é atomizado. Os átomos continuam animados e emitem luz em comprimento de onda característico para cada elemento como eles retornar a estados de energia mais baixos.
Usando um campo magnético em vez de um elétrico para a excitação gera um plasma muito robusto capaz de lidar com uma ampla gama de tipos de amostra. Uma guia de ondas de microondas otimizada cria campos eletromagnéticos concentrados na tocha. Então um campo magnético axial e um radial foco de campo elétrico e conter o micro-ondas energia para criar um plasma.
Oque é plasma?
A formação do plasma de nitrogênio e realizada com uma faísca gerada por uma bobina de Tesla. Os íons e elétrons gerados irão interagir com os campos elétricos e magnéticos oscilantes da micro-onda.
A temperatura do plasma varia entre 5000-10000 K. Uma longa e bem definida cauda de plasma emerge da parte superior de um tubo de vidro formando uma chama. Enquanto a chama está ligada, um nebulizador injeta, em seu interior, pequenas quantidades do líquido a ser analisando. 
A emissão do plasma é direcionada para um jejum monocromador de digitalização. O selecionado o intervalo de comprimento de onda é visualizado na alta eficiência detector CCD. Isso mede ambos os espectros e fundo simultaneamente para uma precisão ótima.
Sistema óptico
A radiação emitida pela chama de plasma é dirigida por espelhos até um detector de dispositivo de carga acoplada (CCD), que mede simultaneamente os espectros e o sinal de fundo garantindo precisão e melhorando os limites de detecção. O Analisador MP-AES se vale da linearidade entre a intensidade da linha de emissão e o número de átomos do elemento a ser quantificado para obter valores de composição.
Vantagens do mp-aes
baixo custo de propriedade
Maior segurança
Melhor desempenho
Manipulação de matrizes difíceis
Vantagens da técnica
Alta sensibilidade
Capacidade de distinguir um elemento de outro em amostras complexas
Análise simultânea de vários elementos
Várias amostras podem ser analisadas automaticamente
Íons na fase vapor podem ser analisados por espectroscopia de massas
Aplicações do mp-aes
Análises clínicas: sangue, urina, cabelo
Análises forenses: Pb (projéteis), elementos tóxicos(envenenamentos)
Amostras ambientais: águas, solos, rochas, sedimentos, ar atmosféricos (chaminés)
Materiais metalúrgicos: ligas (pureza ou presença de contaminantes)
Alimentos naturais e/ou processados
Aditivos para alimentos, medicamentos, cosméticos...
Obrigada!
O fornecimento de gás é um dos custos mais altos associados com análise elementar. Porque o MP-AES é executado no ar, reduz consideravelmente o custo de propriedade e elimina a necessidade de fornecimento contínuo de inflamáveis ou gases caros. Não há cilindros de gás ou lâmpadas para comprar e sem custos operacionais de reserva. Quando um MP-AES está desligado, nenhum gás ou energia é usado. Basta ligá-lo novamente quando necessário para análise
Segurança
Removendo o requisito de gases inflamáveis significa que não há vazamentos de gás e pedidos e transporte de cilindros. A remoção de todos esses riscos torna o seu laboratório um local de trabalho mais seguro.
Melhor desempenho do que AA
Um MP-AES tem alta sensibilidade com detecção limita-se aos níveis sub ppb e é mais rápido do que chama convencional de absorção atômica (AA) para uma análise típica de vários elementos.
Manipulação de matrizes difíceis
O plasma de microondas robusto, magnéticamente excitado fonte de um MP-AES lida com matrizes difíceis com facilidade, incluindo combustíveis e solventes orgânicos, amostras geoquímicas, fertilizantes e alimentos. Uma tocha posicionada verticalmente dá o melhor desempenho com amostras difíceis e características visualização axial de fim para limites de detecção excelentes.
Rápido e fácil de usar
Os instrumentos MP-AES da Agilent são fáceis de usar, applets de software específicos de aplicativos que carregar automaticamente um método pré-definido para que você possa começar análise imediatamente sem desenvolvimento de método ou alinhamento e com treinamento mínimo. O carregador da tocha do instrumento é automaticamente alinhado a tocha e conecta gases para um arranque rápido e desempenho reprodutível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais