Buscar

Meninges

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MENINGES 
O tecido do SNC é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste de quatro estruturas: crânio, meninges, líquido cerebrospinal (lÍquor) e barreira hematoencefálica.
MENINGES
são o sistema das membranas que revestem e protegem o Sistema nervoso central, medula espinal, tronco encefálico e o encéfalo. A meninge consiste de três camadas: a Dura-máter, a Aracnoide, e a Pia-máter. A função primária das menínges e do Líquido cérebroespinal é proteger o Sistema nervoso central.
Dura-máter
Aracnoide
Pia-máter (Meningeal e periosteal)
Osso
Periósteo
Pele
MENINGES
MENINGES- Dura-máter
 Superficial, espessa e resistente;
 formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos. 
É formada por dois folhetos: um externo e um interno. O folheto externo adere intimamente aos ossos do crânio e se comporta como um periósteo destes ossos, mas sem capacidade osteogênica);
Espaço epidural (Ausente no encéfalo e presente na medula)
Ricamente inervada. (dores de cabeça)
Pregas da Dura-Máter
 Foice do Cérebro: é um septo vertical mediano em forma de foice que ocupa a fissura longitudinal do cérebro, separando os dois hemisférios;
 Tenda do Cerebelo: septo transversal entre os lobos occipitais e o cerebelo. Supratentorial, e infratentorial; 
 Foice do Cerebelo: pequeno septo vertical mediano; 
 Diafragma da Sela: Fecha superiormente a sela turca
Seios sagitais
Elemento central das menínges é a aracnoide, chamada assim devido à sua aparência similar a de uma teia de aranha. Ela provê um efeito de amortecimento para o sistema nervoso central. É composta de tecido fibroso e, como a pia-máter, é encoberta por células achatadas, impermeáveis a fluídos. Ela está logo abaixo da dura-máter, atuando, além da defesa, na formação dos espaços intra-meníngicos.
MENINGES- Aracnoide
MENINGES- Cisternas da aracnoide
MENINGES- granulações aracnoideas
 Prolongamentos do espaço subaracnoideo;
 São estruturas admiravelmente adaptadas à absorção do liquor, que neste ponto, vai para o sangue.
MENINGES- Pia-Máter
É a mais interna das meninges, aderindo intimamente à superfície do encéfalo e da medula, cujos relevos e depressões acompanham até o fundo dos sulcos cerebrais
MENINGES- espaços meníngeos
MENINGES- espaços meníngeos
É um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnoideo e as cavidades ventriculares. A são função primordial é proteção mecânica do sistema nervoso central.
Líquor
Ventrículos:
Lateral direito;
Lateral esquerdo;
III ventrículo
IV ventrículo
Formação, Absorção e Circulação do Liquor: sabe-se hoje em dia que o líquor é produzido nos plexos coróides dos ventrículos. Os ventrículos laterais contribuem com maior contingente liquórico, que passa ao III ventrículo através dos forames interventriculares e daí para o IV ventrículo através do aqueduto cerebral.
Líquor- circulação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando