Buscar

Modelo esquemático de embargos de declaração I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

16.2.1 Modelo esquemático de embargos de declaração I
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ RELATOR DA ____ TURMA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15a REGIÃO
Proc. no ___________
“B”, já qualifi cado nos autos da Reclamação Trabalhista que lhe move “A”, por seu advogado que esta subscreve, vem à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 897-A da CLT e art. 1.022 do CPC, opor tempestivamente os presentes.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos: HISTÓRICO PROCESSUAL
O embargado propôs reclamação trabalhista em face do embargante Requerendo o reconhecimento de horas extras, ação está julgada inteiramente procedente, o que originou a interposição do recurso ordinário pelo peticionário que manteve integralmente a decisão originária. No entanto, referida decisão não merece prosperar, pois inteiramente controvertida em um de seus pontos. Senão vejamos:
DA CONTRADIÇÃO NO ACÓRDÃO
Como mencionado, o referido acórdão manteve integralmente a decisão originária, caracterizando, portanto, a procedência do pedido pertinente às horas extras.
Contudo, a sentença originária decretou a procedência da demanda por entender que não seria cabível a tese de defesa, que descreveu terem as partes pactuado acordo de compensação. Desta feita, entendeu o Juízo de 1o grau que o art. 59, § 2o, da CLT, bem como o art. 7o, XIII, da CF, que referido acordo deveria ser, obrigatoriamente, pactuado através de norma coletiva, não sendo admitido individualmente.
Ocorre que o acórdão ora guerreado, conquanto, repita-se, mantenha integralmente a decisão originária, destaca, ao final, que o TST já admite referido acordo de maneira individual, configurando claramente a contradição que legitima a oposição dos presentes embargos.
E tal fato é absolutamente cristalino, pois o TST, através da Súmula no 85, destaca a possibilidade de pactuação do acordo de compensação de maneira individual.
Portanto, demonstrado está o equívoco do acórdão, pelo que merece revisão.
DO EFEITO MODIFICATIVO
Nos termos do próprio art. 897-A da CLT, bem como da Súmula no 278 do TST, referida contradição certamente acarretará efeito modificativo no julgado, o que desde já se requer.
CONCLUSÃO
Pelo exposto, requer o provimento dos presentes embargos declaratórios, corrigindo assim a contradição apontada, o que, como dito, acabará por ocasionar efeito modificativo no julgado, nos termos expostos.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e data
Nome e assinatura do advogado
OAB no

Outros materiais