Buscar

BIOMA PANTANAL (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXPO CIÊNCIAS: BIOMA PANTANAL
BIOMA PANTANAL: Um dos mais ricos do Brasil, formado por vários ecossistemas interligados que dão condições para a vida na terra. Localizado na região Centro Oeste no Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma das maiores planícies inundáveis da terra. Considerada Patrimônio Natural e Cultural pela Constituição Brasileira de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco (2000).
PANTANAL: Localizado na parte alta da Bacia do Rio Paraguai, com superfície de aproximadamente 5000.000 km2, nos quais 10% no Paraguai, 70% no Brasil e 20% na Bolívia, conhecido como Chaco Boliviano. A importância do turismo para o Pantanal é a conciliação da preservação do ambiente natural com o uso econômico dos recursos ambientais de forma sustentável e incentivar a consciência da população para a promoção do bem estar da sociedade.
HIDROGRAFIA (estudo das águas): O Rio Paraguai passa pela cidade de Cáceres (Mato Grosso), conhecida como “Princesinha do Rio Paraguai”, seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas, favorecendo a existência de uma rica biodiversidade.
CLIMA: O clima pantaneiro é predominantemente Tropical Continental marcado pelas altas temperaturas e grande índice pluviométrico, um verão quente e chuvoso e inverno frio e seco. A maior parte do solo do Pantanal é areno-argiloso e pobre em Húmus, com baixa fertilidade natural, que favorece a principal atividade econômica a pecuária.
TOPOGRAFIA (relevo): O Pantanal tem planície levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, ricas em depressões rasas, com limites marcados por sistemas de elevações, cortados por grandes rios que pertencem ao Rio Paraguai. Tendo como rios principais: Cuiabá, São Lourenço e Taquari.
PLIUVIOSIDADE (estado chuvoso): O Pantanal vive o desígnio das águas, a chuva divide em dois períodos distintos. Durante os meses da seca (maio à setembro), a paisagem sofre mudanças radicais, com o baixar das águas, são descobertos campos, bancos de areia e ilhas, os rios retornam aos seus leitos naturais, porem não seguem seu curso anterior.
FAUNA (vida animal): A fauna pantaneira muito rica com varias espécies de aves (a espetacular Arara-Azul, espécie ameaçada de extinção) e os Tuíuius (ave símbolo do Pantanal), várias espécies de borboletas, espécies de mamíferos (onça pintada), espécies de peixes (dourado e pintado) e uma infinidade de répteis (jacaré, cobras e lagartos).
FLORA (vegetação): A Vegetação do Pantanal é um mosaico das cinco regiões distintas: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica. No período da seca os campos ficam amarelados e as temperaturas a nível abaixo de 0°, com registros de geadas, influenciadas pelos ventos que chegam pelo Sul do Continente. A vegetação não é homogênica, com diferente padrão de flora de acordo com o solo e a altitude.
A IMPORTÂNCIA DO BIOMA PANTANAL: O pantanal é uma região de grande importância para a preservação da biodiversidade, interação e conexão de diferentes biomas, sendo considerado um dos maiores centros de reprodução de fauna da América, pois nela encontramos quase toda fauna brasileira.
 
COLEGIO MONSENHOR VIANA 
EXPO CIÊNCIA DE 2017 
TEMA: BIOMA PANTANAL: PATRIMONIO NATURAL E CULTURAL E RESERVA DA BIOSFERA
 
INTRODUÇÃO 
O Bioma Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, devido a representatividade de seus ecossistemas, uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, sendo uma planície aluvial, influenciado por rios que drenam a Bacia do Alto do Paraguai. Tem influencia de cinco importantes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e o Chaco (nome dado ao Pantanal localizado no norte do Paraguai e leste da Bolívia).
EMBASAMENTO TEÓRICO
“A importância do bioma Pantanal para a manutenção de populações viáveis de inúmeras espécies ameaçadas é incalculável, pois é nessa região que ocorre a reprodução de muitas espécies aquáticas e terrestres, locais e migratórias ameaçadas de extinção”.
 (Glaucia Seixas, Doutora em ecologia e Conservação da Natureza. Novembro ,2014)
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A preservação do Bioma Pantanal é fundamental para o equilíbrio ambiental, visto que apresenta uma grande biodiversidade, terrestre e aquáticos, sendo considerada o maior centro de reprodução da fauna das Américas,pois quase toda fauna brasileira encontramos neste bioma.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
WWW.todamateria.com.br

Outros materiais