Buscar

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1° FASE)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1° FASE)]
CARACTERISITICAS:
- A Inglaterra foi a pioneira na revolução industrial e assim também no capitalismo. Conseguiu este fato pois acumulou riquezas da burguesia para começar um capital. Isso se chama acumulação primitiva do capital.
- A produção passa a ser mecanizada e não mais manual como era antes, e com isso a produção aumenta e a burguesia ganha cada vez mais.
- A mecanização se deu no século XVIII e isso gerou transformações tecnológicas, sociais e econômicas. Isso significou a passagem da economia pré-capitalista para o modo de produção capitalista.
- No capitalismo há separação entre o trabalho e o capital, pois ambos não podem andar juntos porque seus interesses são diferentes.
- o trabalho do operário passa a ser uma mercadoria como outra qualquer, pois ele vende a sua força de trabalho por um salario.
- a produção artesanal familiar perde espaço para a produção capitalista
- a mão de obra era abundante e matéria prima abundante. A burguesia urbana se dava bem com a burguesia rural, pois a matéria prima vinha toda da burguesia rural para a urbana que era quem produzia a mercadoria. A matéria prima tambpem vinha de outros países.
- Qualquer mercadoria que viesse da Asia, Africa ou America, só poderiam ser transportadas em um barco inglês.
- agriculturas, manufaturas, comercio, colônias, trafico escravo e pirataria eram motivos pelos quais se gerava tanta riqueza e acumulação do capital na Inglaterra.
- O Brasil tem um capitalismo tardio, pois a escravidão não gerava lucro para movimentar esse capital. Foi a partir do café que começou a iniciar-se o capitalismo no Brasil.

Outros materiais