Buscar

Contrato Preliminar

Prévia do material em texto

UNINASSAU
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
CONTRATOS PRELIMINARES E ALEATÓRIOS
CONTRATO PRELIMINAR
O contrato é um acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. Nem sempre essa convergência de vontades ocorre de forma instantânea, mediante proposta e pronta aceitação.
Pode resultar de longa negociação, pagamento parcelado, ou mesmo a necessidade de aguardar um financiamento bancário.
 
CONCEITO:
É aquele que tem por objeto a celebração de um contrato definitivo. Tem, portanto, um único objeto.(celebrar o contrato definitivo)
REQUISITOS DE VALIDADE: mesmos do definitivo
Art. 462, CC/02 - O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
PRINCÍPIO CONSENSUALISTA.
Ex. mesmo que o contrato definitivo exija escritura pública, o preliminar pode ser particular.
 
Art. 463, CC/02 - Concluído o contrato preliminar, com observância do disposto no artigo antecedente, e desde que dele não conste cláusula de arrependimento, qualquer das partes terá o direito de exigir a celebração do definitivo, assinando prazo à outra para que o efetive.
Parágrafo único. O contrato preliminar deverá ser levado ao registro competente.
REGISTRO – obrigatório para surtir efeitos contra terceiros, entre as próprias partes pode ser executado mesmo sem registro prévio.
Art. 464, CC/02 - Esgotado o prazo, poderá o juiz, a pedido do interessado, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo caráter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigação.
PERDAS E DANOS
Art. 465. Se o estipulante não der execução ao contrato preliminar, poderá a outra parte considerá-lo desfeito, e pedir perdas e danos.
CONTRATO ALEATÓRIO
CONCEITO: são os contratos em que o montante da prestação de uma ou de ambas as partes não pode ser desde logo previsto, por depender de um risco futuro, capaz de provocar sua variação.
A prestação oferece uma possibilidade de ganho ou de perda para qualquer das partes, por dependerem de um evento futuro e incerto que pode alterar seu montante.
OBJETO: está ligado à idéia de risco.
Podendo gerar lucro ou perda para qualquer das partes. Ex. jogo, aposta, seguro;
-Impossibilidade de argüir lesão, vício redibitório ou evicção.
Exceção: pode se alegar lesão, quando a vantagem que obtém uma das partes é excessiva, desproporcional em relação à álea normal do contrato
ESPÉCIES:
-ALEATÓRIOS POR NATUREZA
- ACIDENTALMENTE ALEATÓRIOS
Tipicamente comutativos que em razão de circunstâncias tornam-se aleatórios.
Ex: compra e venda 
a) venda de coisas futuras
b)venda de coisas existentes,mas expostas a risco.
Coisa futura pode se referir: 
Art. 458, CC/02- à própria existência da coisa (emptio spei/venda de esperança)
Art. 459, CC/02 -à sua quantidade (emptio speratae/venda de coisa esperada)
VENDA DE COISA FUTURA
ART. 458, CC/02 - Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, terá o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, desde que de sua parte não tenha havido dolo ou culpa, ainda que nada do avençado venha a existir.
Ex. colheita futura que a venda ficará perfeita e acabada haja ou não a safra, não cabendo ao comprador o direito de reaver o preço pago se, em razão da geada ou outro imprevisto, a safra inexistir. Rede de peixe, mesmo que lançada não venha nenhum.
- Se não houver colheita por culpa ou dolo do alienante, não haverá risco e o contrato é “nulo”
ART. 459, CC/02 - Se for aleatório, por serem objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, terá também direito o alienante a todo o preço, desde que de sua parte não tiver concorrido culpa, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior à esperada.
Risco respeitante à quantidade da coisa esperada ( emptio speratae) – quantidade maior ou menor.
- Se o risco da aquisição da safra futura limitar-se à sua quantidade, pois deve ela existir, o contrato fica nulo se nada puder ser colhido.
Ex. Rede de pesca vazia.
VENDA DE COISAS EXISTENTES, MAS EXPOSTAS A RISCO
Art. 460, CC/02 - Se for aleatório o contrato, por se referir a coisas existentes, mas expostas a risco, assumido pelo adquirente, terá igualmente direito o alienante a todo o preço, posto que a coisa já não existisse, em parte, ou de todo, no dia do contrato. 
Ex: venda de mercadoria que está sendo transportada em alto mar por pequeno navio, cujo risco de naufrágio o adquirente assumiu.
- É valida mesmo que a embarcação já tenha sucumbido na data do contrato.
- Se o alienante sabia do naufrágio, a alienação poderá ser anulada como dolosa ao prejudicado.
Art. 461, CC/02 - A alienação aleatória a que se refere o artigo antecedente poderá ser anulada como dolosa pelo prejudicado, se provar que o outro contratante não ignorava a consumação do risco, a que no contrato se considerava exposta a coisa.
- Cabe ao adquirente a prova dessa ciência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes