Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: GST0341_AV_201001174119 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201001174119 - KATIA YUMI NUNOMURA
	Professor:
	MARGARETY ALVES BEZERRA
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 10:05:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201001420618)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Segundo a contextualização de Carla Uchoa, publicado no site da ABRH- RJ, O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a  necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações.
 
Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
Link do texto: http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=396
 
Com base na conceituação da consultoria organizacional, escreva os pontos principais que fundamentam a importância da consultoria organizacional nas empresas atuais.
		
	
Resposta: A consultoria organizacional auxilia na organização das informações decentralizadas, indo de encontro as necessidades do cliente, propondo melhorias contínuas na organização, promovendo a atualização constante, propondo melhorias buscando alcançar as expectativas, contribuindo para que a empresa permaneça competitiva no mercado e continue crescendo.
	
Gabarito:
O aluno deve escrever ao menos um dos aspectos citados no conceito, sendo: Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001429166)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	No que se refere à IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH, o segundo pressuposto que deve ser devidamente considerado para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH, é:
		
	
Resposta: Após decidido a implementação de uma consultoria interna é necessário orientar os funcionários sobre as atividades do consultor interno de RH, fazendo-o perceber sobre a sua necessidade e suas funções para que de fato o consultor interno venha a agregar benefícios, proporcionando uma aproximação entre as partes envolvidas, buscando o desenvolvimento da comunicação de informações com os funcionários (cliente interno), para alcançar os objetivos propostos.
	
Gabarito: estabelecer o indispensável envolvimento e a participação ativa da alta direção da empresa para incentivar, validar e acompanhar o desenvolvimento do projeto de implantação da Consultoria Interna de RH.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001261283)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como Consultor responsável pela elaboração de um projeto de Revisão de Estrutura na rede de farmácias - Pharmus você adotaria quais etapas para desenvolver a sua proposta?
		
	
	a) Levantamento, Diagnóstico e Desenvolvimento
	
	c) Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	 
	e) Levantamento, Diagnóstico, Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	
	b)Diagnóstico, Aplicação e Revisão
	
	d) Diagnóstico, Desenvolvimento e Aplicação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001288284)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	 
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001287945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
		
	
	São um grupo de consultores especialistas que transferem as metodologias e técnicas administrativas para empresas contratantes
	
	Trata-se de atividade paralela exercida por um profissional autônomo sob liderança de um gestor devidamente qualificado e integrante do quadro de funcionários
	
	Seus profissionais atuam na forma de ¿network¿ , dispondo de escritórios próprios e conduzindo projetos no âmbito de sua empresa
	
	Visa solucionar problemas sendo exercida por empresas do ramo em assuntos de sua especialidade
	 
	Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001424236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme já vimos em uma das aulas, existem vários tipos de consultorias. Dentre elas, as consultorias interna e externa. A decisão de utilizar uma ou outra, ou ambas, parte da análise de suas vantagens e desvantagens, dos objetivos, além da celeridade dos resultados que se pretende. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente uma vantagem da consultoria interna de RH:
		
	
	ser isenta e livre de conceitos arraigados à cultura organizacional da organização cliente, visto não estar ligado de nenhuma forma a ela.
	 
	proporciona a maior aproximação da área de RH com os seus clientes, identificando suas expectativas, carências e atendendo-os com mais eficiência e eficácia em tempo real.
	
	é realizada por um ou mais profissionais que fazem parte do quadro da organização e, por isso, estão totalmente isolados das influências políticas e da cultura organizacional.
	
	não há qualquer custo para a organização o uso da consultoria interna de RH, pois o consultor já é empregado dela. Contudo, o consultor também não se compromete com seu trabalho visto que não recebe qualquer remuneração extra pelo trabalho.
	
	tende a elevar os custos da prestação destes serviços, mas a proximidade do profissional com os clientes internos auxilia nos processos de mudança, necessária ao sucesso da organização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001287860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve o ORÇAMENTO a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Investimento em maquinário e tecnologia prioritariamente a fim de gerar a necessidade de desenvolvimento de pessoal
	 
	Capacitação e desenvolvimento é investimento voltado para o funcionário tornar-se um diferencial contributivo para o alcance dos objetivos organizacionais
	
	Capacitação dos funcionários de RH para que possam cumprir a legislação trabalhista e alocar pessoal conforme orientação da chefia imediata
	 
	Investimento na valorização das competências e do Capital Intelectual visando que os objetivos e metas operacionais sejam atingidosInvestimento prioritariamente em programas e cursos voltados para a formação educacional do funcionário a fim de cumprir as rotinas operacionais
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001428376)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há vários critérios que devem ser considerados para a atuação eficaz do modelo de Consultoria Interna de RH. Um deles é atualização permanente do Gestor da Área de RH. Algumas habilidades e atitudes são imprescindíveis. Identifique a seguir a única alternativa correta:
		
	
	não se omitir quando houver conflitos na equipe.
	
	manter a equipe sob seu controle para minimizar os erros.
	 
	desenvolver bom relacionamento e incentivar permanentemente a equipe de RH.
	
	criar um processo de competição interna entre integrantes da equipe para desenvolvê-los.
	
	criar mecanismos de conseqüências quando desempenhos deixam a desejar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001287797)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A utilização de um consultor interno gera desvantagens para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor externo. Dentre as quais, podemos citar como principais desvantagens do consultor interno:
		
	 
	Presença pré-programada, com interferência na rotina empresarial.
	
	Menor acesso e liberdade em relação aos funcionários.
	 
	Possibilidade de menor aceitação nos escalões hierarquicamente superiores a ele na organização.
	
	Não possui visão do conjunto, pois freqüentemente não participa da etapa de implantação sendo solicitado somente se houver desvios importantes.
	
	Não possui poder formal na organização para tomar decisões.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001422103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Consultoria Interna de RH apresenta como um processo complementar e impulsionador da gestão estratégica de pessoas na empresa moderna e proativa. No decorrer das aulas, a compreensão do que vem a ser a atuação da consultoria, uma modalidade de prestação de serviço especializado para a ajuda dos interessados em solucionar seus problemas, tornou-se clara e fundamentada. Ficou evidente, antes de tudo, que se trata de uma atividade que surgiu com a necessidade de ajuda qualificada para elucidar situações complexas. Em concordância aos estudos realizados até o momento, assine a questão que NÃO atende plenamente ao enunciado.
		
	
	É observada a urgente necessidade de otimizar a capacidade dos Recursos Humanos, em todos os quadrantes da organização, potencializando e alinhando suas contribuições por meio da qualificação e atualização permanente tanto como do envolvimento e do estímulo à participação de cada um e de todos no contexto da empresa.
	 
	A força intelectual, as aptidões das pessoas são importantes, porém não fundamental nos cenários organizacionais da atualidade. Não são considerados de ter um extraordinário valor estratégico, e a função de RH tem perdido cada vez mais a atenção dos presidentes e diretores das empresas, não gerando também resultados positivos.
	
	Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	A informatização foi a grande força impulsora que agilizou sobremaneira as atividades organizacionais e deu ensejo ao novo conceito de gestão por processos e às equipes multidisciplinares e semiautônomas que constituem as estruturas flexíveis e adaptativas da moderna administração, que é proativa, inovadora e competitiva.
	
	Transformações nos diversos contextos organizacionais trouxeram a melhor compreensão da importância do conhecimento e das habilidades que as pessoas qualificadas detêm. Daí a crescente valorização do capital humano, das competências individuais e de grupo, que, no conjunto, tornam-se a grande riqueza das organizações.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes