Buscar

O PENSAMENTO DE MARTIN LUTHER KING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
O PENSAMENTO DE GANDHI E MARTIN LUTHER KING
PROF. SANDRO LÔBO
*
*
O MUNDO NO PÓS-GUERRA
DESTAQUE:
GUERRA FRIA
Disputa política e ideológica entre capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, e socialismo/comunismo, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Objetivo da Guerra Fria: Conquistar um maior número de áreas de influência (não é conquista de território) = TERCEIRO MUNDO
Fases da Guerra Fria:
1ª Fase – Corrida Armamentista, onde os dois lados se preocupavam em formar exércitos numerosos e desenvolvimentos de novas armas, principalmente armas nucleares)
*
*
O MUNDO NO PÓS-GUERRA
DESTAQUE:
Fases da Guerra Fria:
Os alto custos da Corrida Armamentista quase levou a URSS a falência, fazendo que o líder soviético, NIKITA KRUSCHEV, propôs a COEXISTÊNCIA PACÍFICA, onde capitalismo e socialismo poderiam conviver juntos.
2ª Fase – Corrida Espacial e Tecnológica, onde os dois lados se preocupavam em desenvolver cada vez mais seus produtos tecnológicos, marcada pelo conquista do espaço, mas também desenvolvida em outros aspectos, como esportivo, cultural etc.
*
*
O MUNDO NO PÓS-GUERRA
DESTAQUE:
Disputa Indireta:
Estados Unidos e URSS nunca se enfrentaram diretamente durante a Guerra Fria. Esta disputa ocorria de forma indireta. Conflitos em várias partes do mundo onde sempre estavam presentes interesses capitalistas e socialistas.
Principais conflitos indiretos:
Guerra da Coréia: Após a conquista de sua independência, o país fica dividido em Coréia do Norte – socialista, e Coréia do Sul – capitalista. Haveria uma eleição para se poder unificar o país, mas antes que ela ocorresse a Coréia do Norte – socialista - invade a Coréia do Sul – capitalista. Os Estados Unidos entram na guerra para ajudar a Coréia do Sul, mas com a impossibilidade de derrotar o exército da Coréia do Norte que se refugiava na China, os Estados Unidos desistem da guerra, e o país fica dividido até os dias de hoje.
*
*
O MUNDO NO PÓS-GUERRA
DESTAQUE:
Disputa Indireta:
Principais conflitos indiretos:
Guerra do Vietnã: Após a conquista de sua independência, o país fica dividido em Vietnã do Norte – socialista, e Vietnã do Sul – capitalista. Haveria uma eleição para se poder unificar o país, mas antes que ela ocorresse o Vietnã do Sul – capitalista - invade o Vietnã do Norte – socialista – pois no Sul, havia um grande movimento socialista chamado de Frente de Libertação Nacional, que possuía um braço armado, conhecido por vietgongues. Os Estados Unidos entram na guerra para ajudar o Vietnã do Sul, mas tendo que enfrentar os vietcongues, que utilizavam a tática da guerrilha no Sul, e o exercito do Vietnã do Norte, os Estados Unidos foram derrotados, ficando o país unificado sob um governo socialista.
*
*
O MUNDO NO PÓS-GUERRA
DESTAQUE:
Disputa Indireta:
Outros conflitos:
Descolonização da África: Em praticamente todos os países africanos, onde eram colocadas etnias diferentes em um mesmo território, houve interferência dos Estados Unidos e da URSS ou China nos conflitos étnicos.
América Latina: Em praticamente todos os países da América Latina a URSS tentou fortalecer movimentos socialistas, enquanto os Estados Unidos, por meio da CIA, financiava campanhas de políticos pró americanos ou então fomentar golpes militares quando algum governo pró socialista chegava ao poder através dos votos.
*
*
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA
DESTAQUE:
FATORES QUE CONTRIBUÍRAM:
A GUERRA FRIA, pois tanto Estados Unidos, quanto URSS queriam aumentar a sua área de influência, para isto as colônias tinham que se tornar livres.
ONU, pois ela tinha sido criada para lutar pela igualdade e liberdade de todos os povos da Terra. Também por ser controlada pelos Estados Unidos e pela URSS.
ENFRAQUECIMENTO DAS METRÓPOLES EUROPÉIAS, em função da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
LUTA DOS POVOS COLONIZADOS, que queriam e lutavam pela sua independência.
OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL, que passou a apoiar o fim do colonialismo/imperialismo.
*
*
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA
DESTAQUE:
VIAS DE LIBERTAÇÃO:
VIA PACÍFICA: onde as metrópoles concediam a independência política, interessadas em manter a dependência econômica de suas antigas colônias.
VIA ARMADA: onde as antigas colônias só conseguiam sua independência por meio de conflitos armados com suas metrópoles.
OBS. Se discute muito se as independências da África e da Ásia foram conquistadas pelos povos colonizados ou se ela foi concedida pelos países europeus. Na realidade foram as duas, pois se não houvesse um movimento disposto a lutar pela independência, as metrópoles não abririam mão de suas colônias. Em contrapartida, mesmo aqueles países que conseguiram sua independência por meio da VIA ARMADA, acabavam se tornando dependentes economicamente de uma grande potência em função da necessidade de se reestruturar após a luta pela independência.
*
*
*
*
EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO
DESTAQUE:
LÍDER: MAHATMA GANDHI 
INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA
GANDHI ganhou destaque mundial por ter conseguido a independência da Índia utilizando-se de duas estratégicas: NÃO-VIOLÊNCIA e a DESOBEDIÊNCIA CIVIL.
NÃO-VIOLÊNCIA, por mais que os ingleses pudessem maltratar o povo indiano, GANDHI, proibia o uso de violência ou o uso de armas. Mesmo para defender a própria vida.
DESOBEDIÊNCIA CIVIL, dentre várias medidas desta estratégia, as mais conhecidas eram a de não se pagar impostos aos ingleses, não comprar nenhum produto inglês, e descumprir as leis impostas pelos ingleses.
*
*
EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO
DESTAQUE:
INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA
GANDHI ganhou o apoio mundial para a independência da Índia pela utilização de suas estratégias, pois o ser humano tem a tendência de ficar do lado do mais “fraco”.
DIVISÃO DA ÍNDIA: após a independência a Índia teve seu território dividido em dois, dando origem a Índia e ao Paquistão. Esta divisão se deu por motivos religiosos, pois na Índia conviviam uma maioria de hindus, com uma minoria de muçulmana. A Índia ficou para os hindus, e o Paquistão para os muçulmanos. Com isso, GANDHI, impediu que ocorresse uma guerra civil na Índia, o que poderia possibilitar que interesses capitalistas e socialistas ficassem cada um de um lado, fazendo a Índia entrar no esquema de “conflitos indiretos” da Guerra Fria.
*
*
EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO
DESTAQUE:
FIM DO IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS
PORTUGAL era governado por um Regime Totalitário, sendo assim, não se importava com os interesses de independência de suas colônias. Qualquer movimento neste sentido era sufocado com o uso da violência. As colônias portuguesas foram as últimas a conseguirem suas independências, e isso só se tornou possível quando o Regime Totalitário português chegou ao fim por meio da Revolução dos Cravos.
CONFERÊNCIA DE BANGUNG: reunião dos novos países (Ásia e África), para juntos se colocarem como neutros em relação a GUERRA FRIA (capitalismo x socialismo). Mas posteriormente, o termo TERCEIRO MUNDO passa a ser utilizado para designar os países pobres (Ásia, África e América Latina).
*
*
OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
DESTAQUE:
O MACARTHISMO foi uma violenta onda anticomunista nos Estados Unidos. Este movimento perseguia qualquer um que levantasse questionamentos sobre o capitalismo. Muitos foram acusados de serem simpatizantes do comunismo, principalmente artistas, intelectuais e funcionários do governo.
A QUESTÃO RACIAL diferente do que acontece no Brasil, a questão racial nos Estados Unidos e tratada de forma direta. Lógico que depois de muita luta, principalmente de figuras como MARTIN LUTHER KING, que se inspirava nas idéias de NÃO-VIOLÊNCIA de MAHATMA GANDHI, e do presidente JOHN F. KENNEDY, que lutaram para a aprovação da LEI DOS DIREITOS CIVIS nos Estados Unidos. OBS. Importante relacionar este conteúdo com a questão das cotas para negros na universidades brasileiras. Por que a maior potência do mundo pode encarar essa situação de frente e adotar
este tipo de medida, o Brasil não?! 
*
*
OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
DESTAQUE:
PRECONCEITO RACIAL – idéia pré-concebida sobre determinada raça. Opinião adotada sem exame, somente imposta pelo meio, pela educação, ou formada a partir da aparência.
DISCRIMINAÇÃO RACIAL – tratamento diferenciado, PARA PIOR, dado a pessoa de outra raça.
SEGREGAÇÃO RACIAL – discriminação racial acompanhada de separação espacial.
*
*
OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
DESTAQUE:
ECONOMIA – os Estados Unidos conseguiram, após a Segunda Guerra Mundial, transformar boa parte de suas indústria bélica (indústria de armas) em indústria de bens de consumo (carros, tv, etc), dando emprego aos soldados que voltavam da guerra.
Para conseguir ter mercado para todos os seus produtos era importante para os Estados Unidos ter uma grande área de influência no mundo, por isso, a Guerra Fria. Também contou para isso a utilização do cinema, da televisão etc (meios de comunicação de massa), para divulgar seus produtos e seus valores. (Ver indústria cultural, sociedade de consumo, cultura de massa, reificação e alienação – página 25).
*
*
MARTIN LUTHER KING jr.
*
*
Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". 
*
*
Ativismo político
Em 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de 381 dias, co-liderada por King, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público. 
...
*
*
King era seguidor das idéias de desobediência civil não-violenta preconizadas por Mohandas Gandhi (líder político indiano também conhecido como Mahatma Gandhi), e aplicava essas idéias nos protestos organizados pelo CLCS. King acertadamente previu que manifestações organizadas e não-violentas contra o sistema de segregação predominante no sul dos EUA, atacadas de modo violento por autoridades racistas e com ampla cobertura da mídia, iriam criar uma opinião pública favorável ao cumprimento dos direitos civis; e essa foi a ação fundamental que fez do debate acerca dos direitos civis o principal assunto político nos EUA a partir do começo da década de 1960. 
*
*
MARTIN LUTHER KING
Ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, agregada à lei estado-unidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis (1964), e da Lei de Direitos Eleitorais (1965). 
 ...
*
*
 Em 14 de outubro de 1964 King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, que lhe foi outorgado em reconhecimento à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. 
...
 A partir de 1965 o líder negro passou a duvidar das intenções estadunidenses na Guerra do Vietnã. Em fevereiro e novamente em abril de 1967, King fez sérias críticas ao papel que os EUA desempanhavam na guerra. Em 1968 King e o SCLC organizaram uma campanha por justiça sócio-econômica, contra a pobreza (a Campanha dos Pobres), que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país. 
*
*
 Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas anos depois repudiou sua confissão. A viúva de King, Coretta Scott King, junto com o restante da família do líder, venceu um processo civil contra Loyd Jowers, um homem que armou um escândalo ao dizer que lhe tinham oferecido 100 mil dólares pelo assassinato de King.
 Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional nos EUA para homenagear Martin Luther King, o chamado Dia de Martin Luther King - sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
*
*
EU TENHO UM SONHO
Martin Luther King Jr. profere o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" em março de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a chamada "marcha pelo emprego e pela liberdade". 
*
*
"Eu Tenho Um Sonho" (título original em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense Dr. Martin Luther King, Jr., no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999 [1]. De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido."

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais