Buscar

Gd 1 imuno rúbia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gd-1 imunologia
Nome: Renata Miranda Valente
1. Qual é o papel do mastócito na resposta imunológica? 
Armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, alguns exemplos são a heparina, histamina, serotonina, o fator quimiotático dos eosinófilos na anafilaxia, secretam também a substância de ação. Além disso, as superfícies dos mastócitos contem receptores específicos para imunoglobulina E (IgE) produzida pelos plasmócitos.
. 
2. Onde ocorre a maturação dos linfócitos T e B? 
 Linfócito T - A maturação ocorre no timo: um órgão bilobado, localizada na cavidade torácica, no mediastino anterior. Cada lobo está dividido em lóbulos, separados por trabéculas. Em cada lóbulo encontram-se as células T em desenvolvimento, chamadas timócitos, distribuídas num córtex externo e numa medula interna. No córtex encontram-se os timócitos em proliferação imaturos e a medula contém células mais maduras, sugerindo esta distribuição o sentido de maturação dos linfócitos T do córtex para a medula. As células do córtex não expressam CD4 à superfície, enquanto que as da medula expressam. Esta molécula é importante nas interações célula-a-célula e na adesão e migração celular, daí a importância da expressão desta molécula nas células medulares, já que, após a maturação, as células vão migrar para os órgãos linfoides secundários. 
 Linfócito B - Células B imaturas são produzidas na medula óssea. Depois de serem produzidas na medula óssea, estas células B migram para o baço e outros órgãos linfoides secundários 
 
3. Quais são as possíveis classes de anticorpos produzidos pelos Plasmócitos? 
As imunoglobulinas podem ser divididas em cinco classes diferentes, com base nas diferenças em sequências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. Todas as imunoglobulinas de uma mesma classe têm regiões constantes de cadeia pesada muito similares. Essas diferenças podem ser detectadas por estudos de sequências ou mais comumente por meios sorológicos (i.e. pelo uso de anticorpos dirigidos a essas diferenças). 
 IgG – Cadeias pesadas gama, 
 IgM - Cadeias pesadas mu, 
 IgA - Cadeias pesadas alfa,
 IgD - Cadeias pesadas delta, 
 IgE - Cadeias pesadas épsilon 
 
4. O que são células de memória? Quais linfócitos podem apresentar essas células? 
Desempenham o papel de armazenar durante vários anos ou pelo resto da vida a capacidade de identificar partículas infecciosas, com os quais o organismo já esteve em contato. Linfócitos B e T, como consequência da resposta primária, muitas células de memória T e células B são produzidas. Células B de memória têm um receptor de Ig de alta afinidade (devido à maturação de afinidade), que os permite ligar e apresentar antígeno em concentrações muito menores do que é necessário para macrófagos ou células dendríticas. Além disso, células T de memória são mais facilmente ativadas do que células T não iniciadas. Assim, interações celulares B/Th são suficientes para gerar respostas humorais secundárias. 
 
5. O que são Imunoglobulinas? 
Moléculas de glicoproteína que são produzidas pelos plasmócitos em resposta a um imunógeno e que funcionam como anticorpos. As imunoglobulinas derivam seu nome da descoberta de que elas migram com as proteínas globulares quando soro contendo anticorpos é colocado em um campo elétrico 
 
6. O que são e como ocorre a nomenclatura para as Interleucinas? 
Como muitas citocinas são sintetizadas por leucócitos e atuam em outros leucócitos, elas também são chamadas de Interleucinas. Esse termo é imperfeito porque muitas citocinas que são sintetizadas apenas por leucócitos e que atuam apenas sobre leucócitos não são chamadas de Interleucinas, por razões históricas, enquanto muitas citocinas chamadas de Interleucinas são fabricadas por ou agem sobre outras células que não são leucócitos. Entretanto, o termo é útil porque, à medida que novas citocinas são caracterizadas molecularmente, elas recebem um número de interleucina para manter uma nomenclatura padronizada 
7. O que são citocinas? 
Citocinas são proteínas secretadas pelas células da imunidade natural e adquirida que medeiam muitas das funções dessas células. As citocinas são produzidas em resposta a microrganismos e outros antígenos, e diferentes citocinas estimulam respostas diversas das células envolvidas na imunidade e inflamação. 
8. O que é Sistema Complemento? De maneira geral qual seu papel na imunidade? 
O sistema do complemento é um dos principais mecanismos efetores da imunidade humoral e é também um importante mecanismo efetor da imunidade inata. O sistema do complemento consiste em proteínas séricas e de superfície celular que interagem umas com as outras e com outras moléculas do sistema imunológico de uma maneira altamente regulada para gerar produtos que eliminem os microrganismos.
 
9. Quais são as possíveis rotas ou vias do complemento? 
Existem três vias principais de ativação do complemento. A via clássica que é ativada por certos isótipos de anticorpos ligados aos antígenos, a via alternativa que é ativada nas superfícies das células microbianas na ausência de anticorpos e a via da lectina que é ativada por uma lectina plasmática que se liga a resíduos de manose nos microrganismos.
 
10. O que é MAC? O que ele causa? 
MAC significa complexo de ataque à membrana e formam poros na membrana que permitem o livre movimento de água e íons. A entrada de água resulta em edema osmótico e ruptura das células em cuja superfície o MAC está depositado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes